Para vencer ou quebrar com seu negócio!

Definir metas é algo necessário para quem quer conquistar vitórias na vida, mas é fundamental aprender a estruturar o pensamento, analisar como conduzir esse processo e organizar uma boa estratégia para o seu sucesso!

Neste espaço, já tivemos outros momentos explorando um assunto essencial na vida de qualquer profissional de Coaching, que é o momento da definição de metas. Mas hoje a abordagem muda de lado e quer explorar o mesmo tema na perspectiva do Coach, o que lidera seu pequeno negócio de prestação de serviços a clientes.

Definir metas é algo necessário para quem quer conquistar vitórias na vida, mas é fundamental aprender a estruturar o pensamento e analisar como conduzir esse processo. Em um primeiro momento, os pequenos empresários acabam subestimando o quanto é crucial organizar a boa estratégia para o seu sucesso. No caso das ferramentas de Marketing, por exemplo, há tendência a se limitar os estudos a conceitos vagos e genéricos.

Então, hoje ofereço algumas dicas para que qualquer Coach possa avaliar e tentar incorporar ao seu pensamento estratégico. Quem não pratica, vai ganhar com isso; quem já pratica, pode se aprimorar na arte:

a) Tudo começa por estabelecer, de forma clara e sem qualquer dúvida, o senso de propósito. Isso significa ter plena consciência daquilo que estimula a acordar todos os dias como a missão de sua vida. Além de projetar diferenciais em meio ao grupo de convívio e dos concorrentes, o propósito pessoal vincula-se a valores, visão e metas. O propósito responde às perguntas: “Para que estou aqui? Como contribuir com o meu melhor?”;

b) Assuma as rédeas de seu futuro, pois quem sabe estabelecer metas é que vai gerenciar a própria vida, ao não deixar “as coisas simplesmente acontecerem”. Ao ter mais bem entendidos os resultados esperados, fica também mais simples conquistá-los. Se você não sabe o que quer, então é muito improvável que saberá onde e como conquistar o seu sucesso;

c) Nas suas buscas, não perca o foco naquilo que é fundamental. Ao manter essa ênfase, a maioria das ações pertinentes para alcançar suas metas começam a se tornar mais claras. Um pensamento de Steve Jobs ficou famoso nesse tema: “Há quem pense que manter o foco significa dizer sim àquilo em que se vai focar. Mas, de fato, é selecionar alternativas cuidadosamente, dizendo não a centenas de outras boas ideias que aparecem”;

d) Há outras duas questões importantes, que não podem ser esquecidas. Uma delas é a motivação constante, ainda mais se o que busca conquistar leva um bom tempo (o que sugere criar metas intermediárias, garantindo permanente sentimento de realização). A outra está no pensamento positivo sempre presente, mesmo em momentos que não lhe sejam tão agradáveis (mesmo assim, aproveite para fazer dos pequenos progressos um caminho à autoconfiança e à atitude mais positiva no cotidiano).

Finalmente, mas não menos importante, os proprietários de pequenos negócios podem se ver em meio a um tsunami de informações disponíveis, complicado ainda mais pela dinâmica do mercado. Torna-se fundamental o empresário ter a plena consciência sobre o que é o negócio, o que tem de especial, em que é diferente, o que pode e sabe fazer (e o que não pode e/ou não sabe) e nunca prometer aquilo que não conseguirá entregar.

Complementarmente, o negócio existe em função do cliente. Conhecer bem os clientes é essencial e isso exige, na estratégia do negócio, aliar o cliente-alvo com as ofertas e diferenciais. Além disso, a interação deve servir para os clientes-alvo abrirem portas a novos clientes, dado o que seu negócio é capaz de realizar por eles. Fica então o conselho desta 3ª feira, conforme definido por Bill Gates: “O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair”. Não aceite isso para você: seja inteligente, perseverante, preparado e atento para que seu negócio só lhe reserve momentos felizes.

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
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