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Para Quem Só Tem Martelo, Tudo É Prego: Por Que Empreendedores Precisam Ampliar Sua Caixa de Ferramentas

Apaixonado pela sua solução? Cuidado. O sucesso do empreendedor está em enxergar além da técnica. Descubra como ampliar sua caixa de ferramentas pode ser o caminho para mais foco, visão estratégica e resultados concretos.

Para Quem Só Tem Martelo, Tudo É Prego: Por Que Empreendedores Precisam Ampliar Sua Caixa de Ferramentas

Para Quem Só Tem Martelo, Tudo É Prego: Por Que Empreendedores Precisam Ampliar Sua Caixa de Ferramentas

No meu dia a dia, em décadas de mentoria sistêmica para empresas, startups e empreendedores com seus sonhos e projetos, uma das situações mais comuns é encontrar profissionais apaixonados por sua técnica, sua solução, seu conceito de negócio.

Tenho contato frequentemente com pessoas altamente capazes, às quais não falta competência técnica, não falta persistência, não falta amor pelo que fazem. Mas falta foco. Ou melhor, faz falta um ajuste no foco, talvez uma clareza de qual é o alvo para onde apontar a mira.

Com a visão ampliada, e com a coragem de ir ao encontro do êxito, onde ele estiver, o empreendedor pode ver que suas chances são muito restritas se ele caprichar no desenvolvimento da solução, para só então procurar por um problema que necessite dela.

Concordo com a velha máxima: para quem só tem um martelo, tudo é prego. Qual a jornada que pode ajudar o talentoso e dedicado empreendedor a destravar, de fato, as portas para o êxito? O primeiro passo é a Educação Continuada.


Ampliar sua caixa de ferramentas, ao mesmo tempo em que mantém ativas as competências adquiridas, permite que os horizontes se ampliem, a oferta se diversifique e suas possibilidades de servir aumentem. Não se trata, é claro, de se tornar um superespecialista em tudo para todos.


Desapaixonar-se da técnica. Deixar de idolatrar sua competência. E não amar nem mesmo o cliente. Colocar seu foco no cliente pode resultar em uma perigosa dependência de uma única relação. Um dos momentos mais delicados de minha carreira foi quando 80% de minha receita vinha de um único cliente. Levei um ano para reduzir sua importância em minha saúde financeira, sem reduzir meu faturamento com ele, mas conquistando novos clientes, com novos problemas que eu pudesse ajudar a resolver.

Mas, se eu não devo me apaixonar pela minha solução, meu martelinho de ouro, “my precious”, como diria o inesquecível e melancólico Gólum, do Senhor dos Anéis. Se não devo me apegar demais ao meu cliente, qual meu alvo, para onde olhar, onde colocar minha inteligência e afinar minha pontaria para os negócios?

Meus clientes têm clientes. E os clientes de meus clientes têm problemas para resolver. Com a visão sistêmica, olhando de forma mais ampla e profunda para o ecossistema onde meu negócio navega, posso identificar novas oportunidades. Se me apaixono e me dedico a conhecer profundamente a dor do cliente do meu cliente, posso então encontrar ouro. E, a partir disso, decidir quais são as ferramentas mais importantes que devo acrescentar ao meu repertório.

O que estudar? Quais formações complementares posso fazer? A ideia é entrar num fluxo contínuo de aprendizado constante. Assim, posso ganhar, gradativamente, novas habilidades. Tudo isso sem abrir mão do conhecimento adquirido, das habilidades bem treinadas e das oportunidades de aprendizado que cada momento da vida me proporciona.


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Quer saber mais como ampliar sua caixa de ferramentas pode abrir portas para novos negócios, aumentar seu foco e te tornar um empreendedor mais estratégico e preparado para o futuro? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em falar com você.

Almir J Nahas
Consultor Sistêmico
https://olharsistemico.com.br/

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Palavras-chave: empreendedores, caixa de ferramentas, visão sistêmica, educação continuada, aprendizado constante, mentoria sistêmica, ampliar sua caixa de ferramentas, problemas dos clientes, desenvolvimento da solução, conhecimento adquirido
Almir J Nahas é jornalista, palestrante, professor e facilitador de Constelações Familiares e Organizacionais desde 2004. Durante muito tempo pensou que trabalhava com informação e conhecimento, até descobrir que trabalhava com GENTE.
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