Anúncios

Papai Noel

É sempre tema de discussão entre os pais alimentar ou não a fantasia do Papai Noel. Um dos motivos é o medo da frustração na hora da descoberta de que é apenas uma fantasia e não realidade. Mas a fantasia é fundamental para o desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança.

É sempre tema de discussão entre os pais alimentar ou não no filho a fantasia do Papai Noel, e um dos motivos maiores é o medo da frustração na hora da descoberta de que é apenas uma fantasia e não realidade.

Em primeiro lugar, é importante que o adulto entenda que não se trata de mentir ou enganar, trata-se de criar uma fantasia e estimular a imaginação, e isso é fundamental para o desenvolvimento psíquico e cognitivo da criança.

Os personagens do mundo da fantasia contribuem com a formação e o enriquecimento da personalidade do indivíduo. Sabemos quantos super-heróis e vilões povoam o mundo imaginário das crianças dessa nova geração, e por que não dar lugar de destaque ao Papai Noel, exaltando a mensagem de bondade, solidariedade e amor do bom velhinho?

Assim, aproveite e entre na brincadeira, divirta-se… acompanhe a fantasia e a imaginação fértil da criança. Pesquisas apontam que a criança que não brinca, que não tem a possibilidade de viver o mundo do faz de conta pode se tornar um adulto sem criatividade e sem iniciativa, e as vezes até menos feliz.

E quanto ao momento de reconhecer a realidade, ele vai acontecer naturalmente. A criança vai substituindo o pensamento fantasioso pelo pensamento mais lógico e racional, ela percebe que algo está estranho na história de Papai Noel. As perguntas virão e é um sinal de seu amadurecimento, então é importante aproveitar os seus próprios questionamentos para ir desvendando a verdade. Nessa hora, sim, não cabe a mentira. A criança precisa de informações corretas para formular suas próprias ideias e concepções de realidade. E caso ela fique muito decepcionada, você adulto pode explicar carinhosamente que o Papai Noel não existe, mas seu significado sim, de amor e bondade, e continuará existindo. Diga que você, mesmo adulto, tem esse Papai Noel em você, cheio de amor e bondade.

Viva a magia do Natal junto com a criança. Os adultos devem continuar a cultivar o clima de alegria, solidariedade e amor no Natal, na celebração da família, da união. A criança levará essas memórias de forma muito especial, cheias de magia e felicidade por toda a vida.

Feliz Natal para todos!!

⚙️ CrerSerMais
Roselake Leiros é Coach de Crianças, Jovens e Família – Buscando uma educação mais efetiva para os filhos, pais mais leves e motivados, Famílias mais harmoniosas, criou o “Educar Mais com Coaching e PNL”. Em Coaching, cursos e palestras dá suporte emocional e técnico com ferramentas que aumentam a efetividade e motivação na educação para Pais e Professores. É Dir. da CrerSerMais – Ministra Curso para Coaches que desejam habilidade no atendimento de crianças e é Trainner de Formações de Coach e PNL.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa