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Pandemia transforma consumidor e acelera processo de digitalização dos negócios

Se antes fazer compras on-line já era algo relativamente comum, agora isso está enraizado no dia a dia, acelerando ainda mais a digitalização dos negócios.

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Pandemia transforma consumidor e acelera processo de digitalização dos negócios

Entre tantas transformações, a pandemia mudou o hábito de consumo do brasileiro. Na verdade, acelerou um movimento que já estava em curso. Se antes fazer compras on-line já era algo relativamente comum, então agora isso está enraizado no nosso dia a dia. Tornou-se, de fato, um comportamento padrão.

O mais incrível é ver a velocidade em que tudo isso aconteceu, desde o início da pandemia. De acordo com um levantamento feito pelo Google, bastaram algumas semanas para incorporamos novos hábitos, um processo que, normalmente, levaria décadas para ocorrer. As jornadas de compra mudaram e assim se digitalizaram.

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, durante a pandemia houve um aumento de 5 vezes nos pagamentos por meios digitais. Isso é um reflexo do aumento de 112% de pedidos online no 2º trimestre (82,8 milhões) se comparado ao mesmo período de 2019 (39 milhões), conforme informações do Report Neotrust/Compre&Confiel.

As marcas que já estavam digitalmente maduras conquistaram resultados expressivos. A Riachuelo, por exemplo, teve aumento de 124% nas vendas e de 247% de tráfego do e-commerce. A previsão de vendas pela loja virtual, em 2020, foi quintuplicada.

Outros, especialmente os pequenos e médios negócios, tiveram que correr para oferecer suas soluções pela internet. Só em março, a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) registrou 107 mil novos negócios no ambiente digital.

O que fazer no mundo pós-COVID?

Fica cada vez mais claro que os canais digitais se tornaram parte essencial de qualquer negócio. E, mesmo após a pandemia, com a reabertura das lojas físicas, a atenção dada aos meios on-line deve-se manter de fato. Mais do que isso: fortalecer. E aqui entram site, e-commerce, aplicativo, redes sociais e canais de atendimento, como WhatsApp, por exemplo.

A palavra de ordem é integração, com um único objetivo: fazer a venda. Mas isso só será possível ao proporcionar boas experiências on e off-line aos consumidores, que estão cada vez mais exigentes. E com isso, mais do que nunca, diversas possibilidades de compra.

Só os fortes (e digitais) sobreviverão.

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Gostou do artigo? Quer saber mais sobre a transformação do consumidor e a relação com o processo de digitalização dos negócios? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Almir Rizzatto
http://www.rztcomunicacao.com.br

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Almir Rizzatto possui graduação em Jornalismo e pós-graduação em Comunicação Empresarial, Relações Públicas e Marketing. É fundador da RZT Comunicação, criada em 2006 e que atende empresas de todos os portes e profissionais liberais. A agência oferece soluções em comunicação, como Marketing Digital, redes sociais, conteúdo para sites e blogs, e-books, assessoria de imprensa e Media Training, entre outros. Almir também atua como palestrante, instrutor e consultor em Marketing Digital. Entre os cursos oferecidos estão os de Marketing Digital, redes sociais e SEO, com os quais já capacitou centenas de profissionais.
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