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Palestrante como Carreira – Que Tal esse Desafio para Você?

Você já pensou em se tornar um palestrante bem-sucedido e que poderá impulsionar a sua carreira por meio de palestras, um mercado que se expande a cada ano?

Palestrante como Carreira - Que Tal esse Desafio para Você?

Palestrante como Carreira – Que Tal esse Desafio para Você?

Você sabia que o mercado de palestras e palestrantes se expande a cada ano no Brasil?

Você já pensou em se tornar um palestrante bem-sucedido e que poderá impulsionar a sua carreira por meio de palestras?

Preparamos palestrantes há 36 anos, milhares de participantes dos nossos treinamentos em Comunicação Verbal, seguiram por esse caminho. E tornaram-se palestrantes no mercado ou nas suas próprias empresas.

Há milhares de coaches, mentores, consultores, profissionais das mais diversas origens e segmentos que sonham em ter alternativas de rentabilidade. Possuem grande conhecimento e muita experiência. Contudo, não perceberam ainda que podem transformar seus saberes em uma nobre e gratificante profissão: a de palestrante.

Vale lembrar, que é provável que nem todos têm o dom, o conhecimento ou a vontade suficientes para superar desafios. Entretanto, para aqueles que são vencedores, que ativam o seu mindset, que têm força de vontade e dedicam-se para atingir seus objetivos, não há obstáculos que não possam ser superados.

Muito se discute sobre o novo normal, pós-pandemia, tendências de futuro, a tecnologia mais e mais servindo à humanidade. Muitos dos sistemas de trabalho atuais deixam espaço para novas tendências de comercialização, consumo, investimentos. As organizações se reinventando e se renovando diante de um cenário incerto.

A disseminação de informações se processa de diversas formas, desde os sistemas formais da academia, dos cursos em diversos níveis, pela internet, em forma difusa. E por meio de profissionais capazes de transformar a informação em patrimônio valioso e poderoso.

Quando iniciamos nossos trabalhos, os cursos que realizávamos eram de vários meses, com o tempo transformaram-se em 40 ou 60 horas. Depois, pelas exigências do mundo moderno e praticidade, em 24 horas, em 16 horas, em 8 horas. E, hoje, de modo corriqueiro, por meio de treinamentos virtuais e palestras de uma ou duas horas, no máximo.

Proferir palestras pela praticidade, velocidade e efetividade torna-se um poderoso instrumento para formação ágil. E conscientização de novas atitudes e comportamentos exigidos e esperados para o profissional 4.0.

Quais são os benefícios?

Observe alguns benefícios percebidos ao longo dos nossos estudos e dos profissionais que nos tem procurado:

  • Para mentores e coaches, professores, terapeutas, a possibilidade de uma nova carreira, promissora e rentável;
  • Para executivos e líderes em geral, a habilidade de proferir palestras para públicos internos e de representar a sua organização no mercado;
  • A oportunidade de aprender continuadamente, de reciclar seus conhecimentos, pois um palestrante precisa saber o que vai falar, precisa estudar, se atualizar;
  • Acesso a técnicas sobre comunicação verbal, desde aspectos físicos, técnicos e intelectuais, recursos de storytelling, comunicação não violenta, empreendedorismo, plano de negócios, entre outros;
  • A sensação de sentir-se útil e importante para as outras pessoas, apoiando seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

Valores cobrados por palestras

Há os grandes nomes, consagrados pela mídia e pela fama, são contratados por 20, 30 e até 50 mil reais ou mais. É o caso do Professor Mário Sérgio Cortella, do Historiador Leandro Karnal, do Ex-Técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino Bernardinho e outros expoentes do mundo artístico ou esportivo.

Há os que lucram uma remuneração entre 15 e 20 mil reais. Por exemplo: especialistas, escritores, referências no seu segmento e os que ficam abaixo da linha de 10 mil reais. Uma média para iniciante é em torno de 6 a 8 mil reais por palestra. Claro, um bom valor, mas não se compara aos ícones consagrados nas faixas superiores.

Como iniciar? O que fazer para decolar?

Primeiro, precisa querer e ter conhecimentos suficientes para que o público se interesse e pague para te ouvir falar. Além de falar, é importante falar bem, com encantamento, carisma, simpatia, bom humor, com técnica e envolvimento.

Preparei um breve questionário para você analisar um pouco mais detalhadamente seus pontos fortes e os que tem a melhorar. Utilize-o antes de se envolver e se enveredar com essa magnífica oportunidade de conhecer essa possibilidade, a de ser palestrante.

Questionário:

  • Você tem uma boa história de vida ou conhece boas histórias?
  • Por qual ou quais razões as pessoas pagariam para te ouvir?
  • Você já teve alguma experiência proferindo palestras, ministrando aulas ou falando diante de um público? Se sim, o que sentiu?
  • Você se julga uma pessoa predestinada ou habilidosa a proferir palestras? Explique.
  • Qual é a sua especialidade, qual o tipo de palestra que te interessa proferir?
  • Como está a sua habilidade de comunicação? (voz, corpo, estruturação do pensamento, como iniciar, desenvolver e concluir).
  • Como você lida com medo ou ansiedade ao falar em público?
  • Você tem clareza do seu propósito?
  • A mensagem que pretende transmitir ou o tipo de palestra que imagina proferir tem a ver com o seu propósito?
  • Você é uma pessoa boa em contar histórias?
  • Quais são os seus gatilhos mentais como palestrante?
  • Quais são os seus valores fundamentais, dos quais não abre mão para te impulsionar na carreira de palestrante?
  • Você já tem conhecimentos suficientes para proferir palestras on-line? (como: plataformas, iluminação, sonorização, presença, postura etc).
  • Você conhece técnicas de storytelling?
  • Por último, por que as pessoas pagariam para te ouvir falar?

Seguem algumas recomendações para o início da sua carreira como palestrante:

  • Estude muito, aprenda sempre, leia, pesquise, esteja atualizado, acompanhe os autores que escrevem assuntos correlacionados ao que fala. Quanto mais souber, maior será o seu argumento de contar histórias, de desenvolver linhas de raciocínio para impactar, impressionar e influenciar pessoas e, principalmente, inspirar;
  • Aprenda a divulgar, criando uma estrutura de marketing, com landing pages, sendo atuante em redes sociais, tenha seu próprio canal no You Tube. Tenha um diferencial, seja um especialista no que se propõe realizar, encontre diferenciais;
  • Faça palestras gratuitas, mostre sua cara e seu talento, ofereça conteúdos. Seja generoso ou generosa, mas saiba parar e cobrar quando irão se beneficiar com o seu conteúdo, afinal esse é o seu trabalho;
  • Mantenha rede de relacionamentos – participe de grupos de RH, de profissionais que levam palestras para eventos e empresas, mostre a eles o que você oferece. Tenha referências, mostre os resultados das transformações geradas pelas suas palestras;
  • Escreva livros, artigos, blogs, esteja na mídia. Tenha uma boa assessoria de imprensa, uma equipe de vendas, tenha uma empresa de palestras, sendo você o Palestrante S/A. Invista em você;
  • Por último, não menos importante, a atitude positiva é fundamental. Fácil? Não creio. Possível? Sim, é. Basta sonhar, concretizar através de ações, de dar o primeiro passo e, principalmente, acreditar em você. A exemplo de tudo na vida, dos grandes e bem-sucedidos profissionais, os caminhos se descobrem na medida do esforço e do empenho em conquistá-los!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como seguir a carreira de palestrante? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Passadori
https://www.passadori.com.br/

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Reinaldo Passadori é fundador, palestrante e CEO da Passadori – Comunicação, Liderança e Negociação, especialista em comunicação e mestre em neuromarketing pela FCU – Florida Christian University. É idealizador e apresentador do programa Comunicação Executiva, no qual promove entrevistas e debates do mundo corporativo. Com 33 anos de história formou mais de 100.000 pessoas na habilidade da comunicação verbal, não verbal e liderança. É Autor dos livros Comunicação Essencial, As 7 Dimensões da Comunicação Verbal, Media Training e Quem Não Comunica, Não Lidera.
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