fbpx

Padrões de pensamento: Como assumir o controle dos problemas?

Vivemos com problemas até não conseguimos mais suportá-los. Com frequência enfrentamos a frustação, dor e mágoa. Agora pense, como seria assumir o controle?

Padrões de pensamento: Como assumir o controle dos problemas?

Padrões de pensamento: Como assumir o controle dos problemas?

“Mude a sua maneira de pensar e mude a sua vida” (William James)

Problemas, vivemos com eles até o ponto que não conseguimos mais suportá-los. Com frequência enfrentamos a frustação, dor e mágoa. Então pense, como seria assumir o controle?

A única pessoa que pode fazer isso é você.

O início desse hábito de assumir o controle da sua vida é iniciar pelos pensamentos e sentimentos que frequentemente estão moldando os seus comportamentos. Portanto, primeiro é necessário reeducar conscientemente o que tem alimentado a sua mente.

Imagine uma pessoa que sofreu uma lesão e teve que passar por sessões de fisioterapia. Durante as sessões foi uma reeducação do movimento corporal. Evidenciou à mente que, o que antes estava limitado pela lesão, estava assim tornando-se possível realizar os movimentos novamente. Desse modo, sessão após sessão, essa repetição fortaleceu o pensamento e condicionamento.

Acima citei um único exemplo, contudo imagine quantas situações inconscientes que se condicionam sem compreender as consequências das conexões de pensamento, emoção e comportamento?

O cérebro é um mecanismo operado pela “programação” que envia para ele. A partir de um comando claro que define, ele organizará o comportamento inconsciente para então atingir o que programou. A repetição dará assim, automaticamente, feedbacks de como encontra-se no rumo que direcionou.

Os mais conhecidos mecanismos programados são as reações de “lutar e fugir”. Comportamentos cujo condicionamento de pensamentos é progredir e superar ou então regredir e levar à submissão. Apesar de ter capacidade para ambos os comportamentos, a tendência é seguir o hábito rotineiro.

Somente quando somos muito perturbados pela dor, interferimos nesse ciclo vicioso de pensamento e comportamento, criando assim uma nova maneira de realizar. Para isso, a paciência e a repetição são necessárias.

Como programar uma nova maneira de conduzir a sua vida e assumir o controle:

  1. Tenha consciência do que está no comando da sua vida, os seus pensamentos frequentes, valores e o que é importante;
  2. Quando vierem os pensamentos habituais limitadores, mude para os pensamentos que deseja e observe a sua reação física/emocional;
  3. Tome atitude, o que gostaria de fazer e comece. Lembre-se: o segredo é a repetição;
  4. Alimentar a sua mente com imagens, sons, sensações e pensamentos é a maneira de tornar-se consciente e confiante no caminho.

A mente é um mecanismo capaz de organizar, equilibrar, espelhar, modificar e fortalecer. Perceba que o quanto antes programá-la de maneira consciente, mais rápido sairá do estímulo por dor. E assim, lutar pelo o que é importante para você.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os padrões de pensamento e como assumir o controle? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Grande abraço,

Mayra Soares
http://www.mayrasoares.com.br/

Confira também: Como está sua capacidade de adaptar-se?

 

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa