Anúncios

Os três “C” do futuro!

Você sabe quais são os três "C" do futuro? Empresa listada na Fortune 500 mostra quais profissões ganharão destaque e porque você precisa conhecê-los.

Amigos leitores, hoje farei uma abordagem diferente para assunto bastante instigante. Normalmente, minhas postagens refletem conteúdos que eu exploro de matérias publicadas no exterior, das quais desenvolvo a essência (sempre dando o devido crédito, é claro) e às quais adiciono comentários, críticas ou observações do interesse da comunidade de coaches e mentores que me seguem. Hoje há postagem nacional agregado!

Pois bem, existe uma empresa multinacional americana que tem se destacado pelos seus avanços em Inteligência Artificial e Inovação, com foco na aplicação ao desenvolvimento de negócios. Ela se chama Cognizant (cognizant.com) e está classificada entre as 200 maiores da Fortune 500, por onze anos tem sido uma das mais admiradas e é considerada em nível de excelência como empresa digital. A Cognizant participa ativamente do Fórum Econômico de Davos, e tem desenvolvido continuados estudos sobre o futuro do trabalho em um mundo VUCA tão disruptivo (o índice do estudo abrange 50 tipos de ocupação profissional).

No dia 15/10/2019, foi publicado o mais recente relatório contendo conclusões que merecem reflexão (referente ao segundo trimestre deste ano). Comparando com igual período de 2018, 42 tipos de ocupação tiveram crescimento nos EUA, sendo que 8 tiveram queda, quais sejam: consultores de tecnologia, conselheiros genéticos, técnicos de aviação, gerentes/analistas de risco, engenheiros de energia solar, psicólogos da organização industrial, consultores financeiros pessoais e, também, analistas de inteligência em defesa e segurança.

Por outro lado, os empregos que mais cresceram foram: Conselheiros de carreira (+326%), Designers de moda (+124%), Instaladores de equipamentos solares (+75%), Auxiliares de Cuidados Pessoais (+57%), Terapeutas familiares e comportamentais (+50%). Uma das conclusões do relatório é a de que “… várias categorias de empregos apresentaram crescimento muito acima da média, pois a demanda por habilidades técnicas continuaram a se espalhar para empregos não tradicionalmente associados à tecnologia, tais como conselheiros de carreira, estilistas, auxiliares de cuidados pessoais e terapeutas familiares”.

Segundo a Cognizant, as projeções mostram que ganharão destaque profissões que potencializam as relações interpessoais, daí resultando os três “C” do futuro: Coaching (pelo desenvolvimento de pessoas), Cuidados (com pessoas em suas questões de saúde) e Conexão (atuando para melhorar as relações homem-máquina). A empresa Rockcontent, recentemente, publicou um artigo que explora esse assunto e vai além, detalhando 24 profissões que merecem atenção, aqui no Brasil. Portanto, para todos aqueles que brincam e provocam os profissionais de coaching com gracinhas e piadas, cabe o ditado popular: ri melhor quem ri por último. O lado bom é que o Coaching continua a crescer sua importância para o desenvolvimento de pessoas e o objetivo de melhor integrar o ser humano à atual dinâmica do mundo.

Mario Divo Author
Mario Divo tem incrível experiência profissional, tendo chegado a meio século de atividade ininterrupta, em 2019. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo da plataforma Dimensões de Sucesso, acumulando com o comando da MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa