fbpx

Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte I de II)

Nossos valores podem esclarecer as razões pelas quais algumas conversas com algumas pessoas podem ser tão prazerosas e outras tão insossas ou até desagradáveis.

Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte I de II) - continuuns motivacionais

Os seus valores podem atrair ou afastar pessoas (parte I de II)

Nossos valores possuem forte influência na maneira como distribuímos o nosso tempo e a nossa energia ao longo do dia, bem como possibilitam uma gestão do dia com mais qualidade, uma vez que facilitarão alocarmos o nosso tempo em atividades que trazem maior prazer e bem-estar. Conhecer os próprios valores é um caminho certo para entender quais atividades profissionais ou de lazer trazem maior ou menor satisfação. Da mesma forma, nossos valores podem esclarecer as razões pelas quais algumas conversas com algumas pessoas podem ser tão prazerosas e outras tão insossas ou até desagradáveis.

O nível de engajamento e entusiasmo de pessoas em uma conversa ou relacionamento tem grande interferência do grau de alinhamento, ou não, dos valores de cada um.

Quanto maior for a concordância entre os valores, maiores as chances de estas pessoas não verem o tempo passar, quando estão juntas. Por isso, caso queira agradar alguém e ter um encontro pessoal ou profissional muito satisfatório e produtivo, faça perguntas para a outra pessoa a respeito de seus hobbies e atividades profissionais preferidas. Questione onde essa pessoa colocaria o tempo dela se tivesse total liberdade para isso. Em quais atividades ela encontraria mais felicidade, chegando a perder a noção do tempo. As respostas trarão indicadores de quais são os valores dessa pessoa. Uma vez que você identifique os valores, faça mais perguntas sobre esses valores, sempre mostrando interesse honesto e sincero. Deixe a outra pessoa falar a maior parte do tempo. E lembre-se de se concentrar em fazer perguntas a respeito de assuntos que interessem a essa pessoa.

Falar do que interessa para o outro, principalmente daquilo que a outra pessoa mais valoriza, é uma estratégia segura para estreitar relacionamentos profissionais e construir amizades. Uma das maneiras para identificar os valores de uma pessoa é através de questionários, que, após respondidos e tabulados, podem gerar um relatório, o qual irá assim retratar a escala de valores de quem respondeu ao questionário. Um desses instrumentos que estão no mercado mensura a intensidade de doze forças impulsionadoras. Essas forças pertencem a seis continuums motivacionais, que conceitualmente se baseiam nos seis valores da obra “Tipos de Pessoas”, de Eduard Spranger.

A seguir, os seis continuums motivacionais com suas respectivas forças impulsionadoras, que representam os opostos de cada escala motivacional, a saber:

1º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM o CONHECIMENTO.

INSTINTIVO:

Ao se relacionar com pessoas instintivas, lembre que, em termos de volume e profundidade de conhecimento, elas buscam e usam apenas o estritamente necessário; uma vez que utilizam como fonte de conhecimento suas experiências passadas e fontes rápidas de consulta, como o Google, por exemplo. Conversas muito teóricas podem incomodar o instintivo, por potencialmente atrasar o início de projetos, soluções de problemas e tomadas de decisões. Para ele, mais do que as informações necessárias e de aplicação imediata, é perda de tempo.

INTELECTUAL:

No outro lado do continuum do conhecimento temos o intelectual; são as pessoas que depositam um alto valor na aquisição e acúmulo de conhecimento. Ao interagir com essas pessoas, observe que abordagens superficiais, com fraco embasamento conceitual, desvalorização da pesquisa e da investigação profunda do tema em análise, irão gerar de fato resistência no engajamento na relação. Essas pessoas transformam simples conversas em densas aulas. Para agradá-los, possibilite o crescimento intelectual dessas pessoas.

2º CONTINUUM MOTIVACIONAL:

Identifica a intensidade com que pessoas VALORIZAM a UTILIDADE.

DESPRENDIDO:

As pessoas desprendidas se envolvem em atividades e relacionamentos sem muita atenção ao tempo que irão gastar. Essas pessoas não colocam, como precondição para encontrar outros, a previsão de um benefício como resultado da interação. Podem se sentir desconfortáveis na presença de pessoas que só dão atenção aos outros quando percebem um ganho na situação ou quando abruptamente querem encerrar um encontro no momento em que não possuem mais interesse. Ou seja, o retorno sobre o investimento do tempo passa a ser negativo.

EFICIENTE:

O oposto das pessoas desprendidas são as eficientes. Essas são pessoas muito sensíveis quando percebem que estão perdendo tempo ao conversar com alguém que não agregará nada a seu interesse. Essas pessoas valorizam muito o recurso tempo, por isso a percepção de perda de tempo irá gerar visível desconforto. Irão apreciar conversas quando perceberem que em razão delas estão se tornando mais eficientes e produtivas. Irão gostar de conversas que tragam ideias que possam aumentar seu ganho financeiro e gerar aumento de capital.

Não deixe de acompanhar as demais análises que continuarão na segunda parte deste artigo.

Até a próxima!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como seus valores podem atrair ou afastar pessoas, bem como os continuums motivacionais? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Alexandre Ribas
https://www.linkedin.com/in/perfilalexandreribas/

Confira também: Os Perigos dos Excessos nos Fatores DISC – Fator Conformidade

Keywords: valores, atrair pessoas, afastar pessoas, continuums motivacionais, continuum motivacional

 

Alexandre Ribas começou a trabalhar com consultoria e treinamento há mais de 20 anos. Atualmente é presidente da TTI Success Insights Brasil e membro do Advisory Council da TTI Success Insights, nos EUA, empresa presente em mais de 100 países. Possui uma vasta rede de contatos, com consultores e coaches bem-sucedidos, em diversos países. No Brasil, através da TTI Success Insights, atende mais de 200 consultores, coaches, palestrantes, treinadores e head hunters, por ano. Também pratica consultoria, através da sua empresa Venko Consulting, a qual teve início em 2002. Empreendedor desde 1998, atualmente possui cinco empresas em atividade. Sua formação acadêmica passa pela Universidade Mackenzie, UFPR, FIA-USP e Harvard. Também possui diversos cursos de formação em Coaching, PNL e desenvolvimento de pessoas. Foi o primeiro brasileiro a obter a formação completa, em turmas abertas, pela então ASTD, em HPI – Certificate in Human Performance Improvement. Possui três livros publicados, sendo eles “Manual Definitivo DISC”, “DISC – tudo o que você precisa saber, mesmo” e “Manual Definitivo Motivadores”. Escreve artigos desde 1998.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa