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Os Principais Pilares para uma Boa Gestão de Empresas

Como desestagnar o crescimento da empresa? As dificuldades de gestão de empresa levam o empresário a virar escravo do negócio, sem tempo para pensar no futuro. Aprenda os Principais Pilares para uma boa Gestão de Empresas.

Os Principais Pilares para uma Boa Gestão de Empresas

Os Principais Pilares para uma Boa Gestão de Empresas

Muitos empresários chegam até mim sem saber como desestagnar o crescimento da empresa. De fato, é muito comum relatos de dificuldades de gestão que levam o empresário a virar escravo do negócio, sem tempo para pensar no futuro.

Uma gestão de empresas eficaz deve levar em conta alguns pilares que incluem um bom relacionamento humanizado e uma boa comunicação empresarial, assim como a organização daqueles que estão no comando. O resultado é o crescimento da empresa de forma sustentável, com clientes, produtividade e altos níveis de qualificação.

Resumidamente, uma gestão de empresas deve elaborar metas e indicadores de acordo com a visão, os valores e o clima organizacional do empreendimento. Quer saber quais são esses pilares da gestão? Então, continue lendo!

Pilares da Gestão Empresarial

1. Comunicação empresarial 

A comunicação empresarial é o principal pilar para a gestão de empresas, pois garante que as informações cheguem a todos e a colaboração seja contínua. Além de cuidar dos mal-entendidos e deixar claro quais são as metas da empresa, você também precisa criar uma cultura do diálogo, onde ninguém se sinta desconfortável em apontar melhorias e sugerir novas ideias.

Poucas empresas conseguem manter seus colaboradores conectados e entregar um ambiente de liberdade. Conseguir aplicar esse pilar da gestão em seu empreendimento é um verdadeiro diferencial!

2. Desenvolvimento de talentos 

Já conversamos sobre esse pilar por aqui no blog. A falta de um desenvolvimento de talentos é um dos principais fatores que aumentam a rotatividade dentro da empresa.

A entrada e saída de funcionários causa prejuízos financeiros e também produtivos, já que você terá que lidar com novas adaptações constantes.

Pense assim: seus colaboradores querem crescer tanto quanto você. Se você é o tipo de empreendedor que não está preocupado com a carreira de seus colaboradores, está na hora de se preocupar. Além de estagnar o nível de qualificação da sua empresa, terá um momento em que você irá se deparar com um time desordenado na menor falta da sua presença.

A cada novo colaborador, faça um plano de carreira. Entenda em quais aspectos eles podem crescer e se desenvolver.

3. Organização financeira e estratégica

Um dos pilares de gestão mais técnicos da lista, a organização, tanto financeira quanto estratégica do dia a dia, precisa ser uma das suas prioridades.

Entender isso vai além de estar ciente dos prejuízos financeiros que podem ser causados pela má organização, como o próprio fechamento da empresa. É preciso entender, também, que a falta de um planejamento e organização pode levar você então a ficar completamente escravo do negócio. Sempre na correria, nunca tendo tempo para você mesmo.

Ao fazer um planejamento, você então conseguirá se adequar às demandas, mantendo uma boa produtividade e entregando serviços de qualidade. Para que isso ocorra, você precisa manter as finanças pessoais e profissionais separadas e constantemente atualizadas (fique de olho no fluxo de caixa), além de aprender a delegar e distribuir corretamente responsabilidades.

4. Engajamento dos colaboradores 

A motivação é o combustível que move seus colaboradores a atingirem resultados extraordinários. A produtividade e a qualidade da entrega dos seus serviços/produtos está em quão comprometida está a sua equipe.

Mas como manter o engajamento dos colaboradores? Você pode começar entendendo as necessidades deles (utilize, por exemplo, pesquisas de satisfação) para entender o que eles precisam para dar o melhor de si.

Não deixe seus colaboradores no escuro, seja claro enquanto metas e objetivos, e converse sobre suas expectativas quanto ao trabalho deles. Uma cultura de feedbacks pode ser útil, nesse caso.

Promova um ambiente acolhedor, que respeite a diversidade e entenda a importância da pluralidade. Seus funcionários precisam sentir e saber que, de fato, fazem parte da organização.

5. Liderança 

Para colocar todos esses pilares mencionados em prática, é preciso ter uma boa liderança no comando. Um bom líder irá engajar o funcionário, abrir espaço para uma comunicação de mão dupla dentro da empresa, organizar as demandas de forma que a produtividade e a qualidade caminhem de mãos dadas e, também, desenvolver novas lideranças para que o processo seja descentralizado.

Se você acompanha a minha coluna (conheça mais), já deve ter percebido que falo bastante sobre as competências e o desenvolvimento da liderança. Isso acontece porque muitos empreendedores não conseguem enxergar que, muitas vezes, o problema não está nos outros, mas em si mesmo. Ser capaz de liderar não é algo que nascemos sabendo, mas é sim possível desenvolver, porém é preciso estar aberto para isso.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os principais pilares para uma boa gestão de empresas? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Tudy Vieira
https://www.tudyvieira.com.br/

Confira também: Gestão de Empresas: 5 motivos por que as empresas fecham!

 

Tudy Vieira Author
Tudy Vieira atua há 11 anos com desenvolvimento de pessoas e organizações. Administradora, especialista em planejamento e gestão empresarial. Master Coach certificada por Behavioral Coaching Institute e reconhecida pela Internacional Coaching Council. Neuro Coaching desenvolvida pelo trainer internacional Dr. Srini Pillay. Analista Alpha Assessment com os trainers internacionais Kate Ludeman e Eddie Erlandson. Possui certificação em Assessment Training Nível 1 e 2 – pela TTI Success Insigts. Practitioner em PNL através da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neuro Linguística. Desenvolveu o Programa Controle 360*, com mais de 130 turmas realizadas, em diversos estados do Brasil.
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