Os passos rumo à uma Alimentação Saudável

Alguns artigos prometem uma “barriga chapada” em uma semana com uma alimentação radical, prometem alimentos que eliminam a gordura e resolvem o seu problema de peso em até quatro dias, mas será que é desta maneira que devemos agir? Ou deveríamos melhorar nossos hábitos alimentares? Saiba mais!

As informações sobre como ter uma alimentação saudável chegam até nós muitas vezes distorcidas ou fora da realidade. Alguns artigos em revistas prometem uma “barriga chapada” em uma semana com uma alimentação radical, prometem alimentos que eliminam a gordura e resolvem o seu problema de peso nesse verão em até quatro dias.

Devemos passar uma temporada com alimentação radical e sofrimento e depois voltarmos para os excessos e até prejudicar a nossa saúde?

Mas e aí? Essas recomendações com certeza não são a melhor solução. É isso que queremos para resolver nosso problema?

O que devemos fazer é melhorar os hábitos alimentares que irão promover uma qualidade de vida, saúde, bem estar, e de quebra uma contribuição para obtenção de um corpo bonito, como já falamos anteriormente em outros artigos.

Mas melhorar hábitos alimentares significa ter consciência se a sua alimentação precisa ser melhorada na sua totalidade ou em uma porcentagem menor do que você imagina.

Com isso convido vocês a conhecerem os 10 passos da alimentação saudável, recomendada pelo Ministério da Saúde e assim ter a oportunidade de verificar aonde você pode melhorar:

√ Passo 1: Faça pelo menos 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) intercaladas por pequenos lanches.

√ Passo 2: Substitua o pão, o macarrão e o arroz branco pela versão integral, pois além de manter a saciedade por mais tempo, contém fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino e retardam a absorção de açúcares e gorduras.

√ Passo 3: Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes, priorizando os alimentos da época. Coloque diferentes cores no seu prato! Os pigmentos destes alimentos, além de colorir, são grandes aliados à sua saúde.

√ Passo 4: Inclua as leguminosas diariamente na sua alimentação. Ricas em vitaminas, minerais e fibras, são as melhores fontes proteicas dentre os vegetais. Feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja formam uma completa combinação quando se juntam ao arroz, pois conseguem garantir a presença de todos os aminoácidos essenciais.

√ Passo 5: Retire a gordura das carnes e a pele das aves antes do cozimento, e ao consumir leite e derivados, dê preferência aos desnatados, pois tem menor teor de gordura saturada.

√ Passo 6: Tenha sempre atenção aos rótulos dos alimentos, prazo de validade e prefira aqueles com teor reduzido de sódio e de gordura saturada e evite os que contem gorduras trans.

√ Passo 7: Evite refrigerantes, biscoitos recheados, sorvete, massa folhada, e produtos de padaria, e priorizando os alimentos na sua forma mais natural possível.

√ Passo 8: Salsicha, linguiça, frios, salgadinhos, conservas, sopas, molhos e temperos prontos devem ser evitados, pois contém alto teor de sódio. Retire o saleiro da mesa, diminua a adição de sal nos alimentos e abuse das ervas naturais.

√ Passo 9: Para garantir a adequada hidratação e o bom funcionamento do organismo, beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia, preferindo o seu consumo longe das refeições. Para facilitar a sua ingestão, esteja sempre com uma garrafinha de água nas mãos!

√ Passo 10: Pratique atividade física com a supervisão de um profissional, evite as bebidas alcoólicas e o fumo, durma bem e tenha uma atitude mais otimista perante a vida!

O conhecimento e a consciência podem ser atitudes muito importantes para melhorar hábitos. Seja perseverante!

Agora eu ressalto um aliado fundamental para melhorar os seus hábitos alimentares: Ter um propósito ou objetivo!

Qual é o seu objetivo? Se não tiver um propósito muito relevante na sua meta, você vai simplesmente remediar ao invés de assumir com garra.

Agora é com você!!!

Abraços

Daniela Cierro é Coach, Nutricionista. Personal Diet e Sócia-diretora da Sociedade Brasileira de Personal Diet de São Paulo, uma empresa que acredita no atendimento personalizado para a solução dos problemas relacionados à Nutrição, utilizando-se das ferramentas do Coaching aliadas à Ciência da Nutrição.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa