Anúncios

Os maiores desafios das equipes

Como engajar as equipes em um mundo em constante mudanças? Esta é uma pergunta que muitos líderes se fazem para gerar alta performance com trabalho em equipe e comprometimento.

618
618

Como engajar as equipes em um mundo em constante mudanças? Esta é uma pergunta que muitos líderes se fazem para gerar alta performance com trabalho em equipe e comprometimento.

Mais do que propósito, as pessoas querem conectar seus talentos em algo que faça sentido e alinhar suas habilidades com o tamanho do desafio que possuem em suas funções atuais.

Estamos no mundo VUCA, onde o protagonismo entra em cena e, mais do que isso, precisamos trabalhar de forma criativa e colaborativa. Contudo, quando pessoas com interesses diferentes, repertórios e expectativas começam a trabalhar juntas, podemos encontrar grandes desafios.

Patrick Lencioni, descreve 5 grandes desafios que os times passam e o líder tem papel fundamental para conectar as pessoas, tornando fluido todo processo de criar sinergia e resultados.

Os 5 desafios das equipes são:

  • Ausência de confiança entre os membros do time;
  • Medo do conflito onde são incapazes de debater assuntos diversos;
  • Falta de comprometimento;
  • Evitam a responsabilidade;
  • Falta de atenção aos resultados.

Na sua avaliação, qual é o desafio mais importante de todos?

Engana-se quem acredita que é a falta de atenção aos resultados. Ele é a consequência de outros desafios a serem trabalhados. Esta é uma pegadinha, pois muitos líderes colocam foco neste desafio e não compreendem porque perdem pessoas no seu time.

O desafio que é fundamental ser trabalhado inicialmente é a ausência de confiança. Ele gera grande impacto na construção de um time forte.

Equipes sem confiança são menos colaborativas, não trocam boas práticas, nem pedem ajuda.

Para gerar confiança é preciso um time que conhece seus potenciais, que compartilha suas vulnerabilidades. Que possui um caminho aberto para feedback e que todos constroem juntos não apenas um time melhor, mas crescem enquanto pessoas.

Para cada desafio, existe inúmeras oportunidades de atuação. Cabe ao líder, mapear com sua equipe e os corresponsabilizar pelo sucesso do time.

Equipes de alto desempenho são sim protagonistas, mas acima de tudo, se preocupam com o desenvolvimento do todos para um resultado maior.

E sua equipe, passa por algum destes desafios? Você, líder, reconhece oportunidades de desenvolvimento? Dê você o primeiro passo.

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa