fbpx

Os desafios da maternidade

Ser mãe exige muita renúncia, noites mal dormidas, trabalho duro e nos rende muitas preocupações. O que ganhamos em troca?

673
673

Ser mãe é uma grande aventura. Através da maternidade, experimentamos uma variedade de sentimentos. Vivemos dias de glória, plenitude, amor, alegria, serenidade, esperança, descobrimos ser donas de uma coragem e força que até então desconhecíamos. Mas também passamos por momentos de fragilidade, insegurança, culpa, medo, angústia, incertezas, solidão, exaustão e dor.

Vamos nos adaptando e aprendendo a ser as mães possíveis que somos capazes de ser, com as referências e ferramentas que dispomos. Em muitos momentos reconhecemos que estamos fazendo um bom trabalho e sentimos que estamos no caminho certo, obtendo êxito na missão que nos foi confiada, mas em outros momentos, nos sentimos fracassadas e acreditamos que estamos falhando e fazendo tudo errado.

A maternidade é uma experiência individual, que é construída na relação que vamos estabelecendo com nossos filhos. Com cada filho acontece de forma diferente, por serem únicos e possuírem necessidades específicas. Através da interação vamos descobrindo e desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com cada fase do desenvolvimento deles, com os momentos de vida que passamos e para atender as demandas que vão surgindo em nossa história.

Ser mãe exige muita renúncia, noites mal dormidas, trabalho duro e nos rende muitas preocupações. O que ganhamos em troca? O Amor expresso em palavras e em gestos carinhosos como um simples olhar, um sorriso, um beijo, um abraço. É o que faz tudo valer a pena. Todo o resto fica pequeno diante da imensidão do amor que experimentamos.

A princípio acreditamos que teremos um certo controle das situações e da vida de nossos filhos. Que as coisas se cumprirão de acordo com nossas expectativas e planos. Mas com o passar do tempo, vamos descobrindo dolorosamente e ao mesmo tempo de forma surpreendente que aquele ser já possui uma essência e uma personalidade que o torna singular e extraordinário.

Passamos a compreender que nosso papel é o de conduzir, orientar, passar bons valores através do exemplo e, acima de tudo, o de criar vínculos afetivos que farão com que eles se sintam seguros e amados incondicionalmente. Ao se sentirem aceitos e amados, tornam-se livres para serem quem estão destinados a ser, liberando todo o seu potencial e florescendo sua essência. Serviremos como suas referências e os valores transmitidos irão acompanhá-los, norteando suas escolhas e decisões.

A maternidade nos impulsiona a evoluir para tornar o mundo um lugar melhor para os nossos filhos e ajudá-los a serem pessoas de bem e íntegras, que contribuam com um mundo melhor. Através desse ciclo, vamos sedimentando o caminho para que eles sigam suas trajetórias, se tornando os autores da própria vida, construindo uma história de que se orgulhem, para que sejam felizes e realizados.

Devemos nos preocupar menos em cumprir expectativas de sermos supermães perfeitas que seguem as últimas tendências da maternidade exemplar, para sermos mães reais. Precisamos confiar que temos tudo o que precisamos para oferecer o que realmente importa: conexão, afeto, sabedoria, acolhimento e respeito. Siga seu coração, com amor e verdade, é impossível fracassar.

Minha homenagem a todas as mães que assim como eu são imperfeitas, mas que buscam ser melhores a cada dia.

Danielle Gomes

Formação em Psicologia, MBA em Gestão em Pessoas e Especialização em Docência;Facilitadora de Relacionamentos Familiares;Educadora Parental de Disciplina Positiva;Coautora do livro Coaching para Pais – Estratégias e Ferramentas para Promover a Harmonia Familiar. Vol 1 e 2.Colunista das revistas Cloud Coaching e Coach Me.Certificações:Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC (SP);Leadership and Coaching pela Ohio University College of Business (USA),Mentoring pelo CAC – Center for Advanced Coaching (USA),Practitioner SOAR – Soar Advanced Certification Program pela Florida Christian University (USA),Coaching para Pais pela Parent Coaching Academy – PCA (UK),Kids Coaching pelo Instituto de Coaching Infanto Juvenil – ICIJ (RJ),Bases do Desenvolvimento Infantil: Apego, Vínculos e Intervenções – USP (SP),Educadora Parental pelo Positive Discipline Association – PDA (USA).Mentoring, Coaching & Advice Humanizado ISOR – Instituto Holos – (SP)Tem como missão, favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo e da família, valorizando seu potencial para que conquiste uma vida com plenitude e equilíbrio de forma sustentável.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa



Loading cart ...