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Os atributos ideais de um Coach (parte final)

A capacidade de se mostrar parceiro e ser respeitado, de aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal e, a integridade pessoal. Conheça os últimos três atributos fundamentais do Coach!

Em nossas postagens anteriores citamos quatro áreas de conhecimento necessárias ao desenvolvimento profissional do Coach: “Psicologia”, “Business”, “Organização” e “Coaching”, sendo que para esta última os especialistas apontam nove atributos fundamentais. No primeiro de três artigos tratamos dos atributos maturidade e autoconfiança, capacidade de transmitir energia positiva, e a assertividade. Na 2ª postagem da série, vimos sensibilidade interpessoal, abertura ao diálogo e flexibilidade, e a orientação ao objetivo do cliente.

Hoje, vamos tratar dos últimos três atributos, que são: capacidade de se mostrar parceiro e ser respeitado; a capacidade de aprendizagem contínua e o desenvolvimento pessoal e, ainda; a integridade pessoal. Certamente, poderíamos avançar em debates sobre quais são os atributos com mais relevância para o Coach que se dedica a atender com prioridade no ambiente dos negócios e profissões ou para aquele que atende com foco em áreas de intervenção mais pessoal (Life Coaching). Daí a importância de que cada leitor faça a própria reflexão (tal qual estimula nos clientes) para identifcar seus pontos fortes e os que merecem ter mais atenção.

A capacidade de se mostrar parceiro e ser respeitado começa pelo esforço de planejamento na linguagem adequada ao perfil do cliente e ao impacto que pretende atingir. Cada pessoa tem um jeito especial de ser, conversar e reagir, o que exige ampla atenção do Coach, evitando a improvisação. O Coachee e o Coach devem formar uma parceria efetiva na abordagem das questões relevantes, sendo que este último deve estar preparado para entender e caminhar sem dificuldade no ambiente de seu cliente (seja na instituição com fins lucrativos ou não, setor público ou privado, diferentes áreas funcionais de atividade estruturada ou criativa). É fundamental o Coach ter habilidade e tácita autoridade para motivar a participação do cliente. Idealmente, deve ser percebido como tendo qualificação superior pela postura e competência em se antecipar a situações adversas (principalmente em política interna quando em um ambiente de negócios). E deve conseguir endereçar ao cliente as questões essenciais para o processo, trazendo o foco para a contínua reflexão e tomada de decisão.

É tão evidente o atributo capacidade de aprendizagem contínua e desenvolvimento pessoal que se poderia registrá-lo em não mais do que duas linhas. Mas não se deve pecar pela omissão em apontar questões-chave para o Coach. Já comentamos aqui sobre a necessidade de um profissional de Coaching avaliar continuamente suas lacunas de conhecimento e habilidades, bem como identificar o que pode estar prejudicando seu melhor desempenho. Uma forma de fazer isso é pela autoreflexão e outra é pelo feedback que recebe de seus clientes (a escuta ativa serve para isso também). Para demonstrar esse compromisso com a qualificação crescente, o Coach deve estar atento a oportunidades de relacionamento com pares, cursos ou pesquisas em textos e livros.

Finalmente, temos algo que deve pautar a vida de qualquer pessoa, em qualquer área de atividade, que é a integridade pessoal. No caso do Coach, isso ganha especial relevância porque ele será uma referência de expectativas, desejos e histórias de seu cliente, para que juntos possam atingir objetivos estabelecidos. A postura ética, mantendo confidencialidade, a honestidade de seu propósito, o respeito pleno ao compromisso (planos, metas e ações) assumido com o cliente, a qualidade presente em todos os momentos e em todas as etapas, e a verdade nas relações estabelecidas, tudo isso junto e em alto grau reforça o atributo para o Coach.

Amigo Coach, agora é a sua vez de refletir, pensar e ser assertivo.  Faça a sua Roda de Atributos e se identifique com as descrições que foram apresentadas. Isso será extremamente útil daqui em frente.  Boa sorte!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
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