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Os 6 passos da boa formulação dos objetivos

O que fazer para alcançar seus objetivos? Em primeiro lugar é preciso traçá-los corretamente. Veja 6 passos para uma boa formulação dos objetivos.

alcançar objetivos

Muitas vezes desejamos alcançar objetivos, mas por algum motivo não conseguimos chegar lá. Existem fatores externos ou internos que acabaram nos impedindo de conquistar o que desejamos. Saber elaborar e estruturar um objetivo de forma efetiva é fundamental para superar as dificuldades que podem surgir ao longo do caminho.

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia que foca no alcance da excelência, ou seja, auxilia uma pessoa a atingir os resultados que deseja em sua vida pessoal e profissional, criando ferramentas e modelos que podem ser utilizados de forma prática no contexto diário. Para alcançar objetivos de forma efetiva, a PNL desenvolveu uma técnica chamada “Boa Formulação de Objetivos”, que olha para essa questão de forma sistêmica, considerando os fatores internos e externos que podem impactar a conquista das nossas metas. Aprender a estruturar bem um objetivo é a base para que se atinja o resultado que desejamos. Essa técnica é dividida em 6 passos, conforme descrito abaixo:

1. ESTADO DESEJADO

Uma boa formulação de objetivo está relacionada com a descrição do que desejamos alcançar, aqui chamado de estado desejado. O estado desejado deve ser escrito em termos afirmativos. Por exemplo, ao invés de dizer que queremos parar de fumar, devemos dizer que desejamos ter mais saúde. O motivo disto é que o nosso cérebro cria imagens internas sobre tudo o que dizemos. Então, escrever um objetivo em termos negativos, fará com que essa imagem seja reforçada. Colocar no afirmativo fará com que a mente crie uma imagem positiva do final.

Outro ponto importante é que o estado desejado deve ser algo iniciado e controlado por nós, sem que dependa de outra pessoa. Também é importante que o tamanho seja apropriado e possível de ser alcançado. Se for um objetivo muito grande a sugestão é dividir em partes menores.

2. PROCEDIMENTO DE EVIDÊNCIAS

É importante termos critérios que irão nos mostrar se estamos indo em direção ao nosso objetivo. Existem as evidências de resultado que estão relacionados com o objetivo já alcançado. Devemos criar uma imagem mental do que estaremos vendo, ouvindo e sentindo quando o objetivo já estiver alcançado.

Também devemos descrever as evidências de processo, que podemos acompanhar durante a jornada. Para alcançar objetivos, é preciso acompanhá-lo, pois permite que se faça os ajustes na rota do que não está dando certo. Além disso, é possível elevar a motivação ao ver as pequenas conquistas que são alcançadas durante o caminho.

3. CONTEXTO

Nesta etapa descrevemos o contexto no qual desejamos alcançar o objetivo. As principais perguntas que devemos responder é onde, quando e com quem desejamos esse objetivo, e onde, quando e com quem não desejamos. Um exemplo desta etapa é pensarmos numa mudança de emprego. É fundamental ter clareza sobre o tipo de empresa, lugar, cultura organizacional que estão alinhados com o que eu desejo alcançar. Ao mesmo tempo pensar se existe algum tipo de empresa, lugar ou cultura organizacional que eu não aceitei ir.

4. ECOLOGIA

Este termo sugere que o atingimento de um objetivo pode impactar diferentes aspectos da nossa vida, ou das pessoas à nossa volta. Por isso, no momento da formulação deve-se mapear possíveis áreas e pessoas que poderão ser impactadas pelo objetivo que desejo alcançar, identificando ajustes que eu posso fazer para minimizar as perdas. Isso garantirá o atingimento do objetivo de forma sustentável.

5. RECURSOS

Nessa etapa deve-se fazer um levantamento de quais recursos internos e externos serão necessários para atingir o objetivo desejado, identificando se já temos eles disponíveis ou se teremos que buscá-los ou desenvolvê-los. Exemplo de recursos internos são as nossas competências ou conhecimentos. Exemplo de recursos externos podem ser materiais, equipamentos, parcerias que precisamos fazer.

6. PLANO DE AÇÃO

O plano de ação é a última etapa da boa formulação de objetivos, pois precisamos primeiro fazer o levantamento das informações das etapas anteriores, para que então possamos desenhar as ações que serão necessárias para o alcance do objetivo. Nessa fase, pode-se estabelecer as ações de curto, médio e longo prazo para que se tenha uma visão mais ampla e completa de todo o processo. No final, é fundamental destacar qual será então o primeiro passo que será dado, pois isso nos leva a iniciar o processo o quanto antes.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

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Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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