fbpx

Os 4 pilares para se relacionar com qualquer pessoa

Para você é um desafio começar um novo relacionamento ou amizade? Somos seres sociais, precisamos interagir com o outro para uma vida prazerosa. E quando não sabemos o que e como fazer numa relação, parece que tudo fica mais complicado!

“Se você sabe remar um barco, você rema qualquer barco. Se você não sabe remar, mudar de barco não vai ajudar”
(Sri Sri Ravi Shankar)

Para você é um desafio começar um novo relacionamento ou amizade?

Caso afirmativo, imagino o sofrimento que isso te causa, pois somos seres sociais, precisamos interagir com o outro para uma vida prazerosa. E quando não sabemos o que e como fazer numa relação, parece que tudo fica mais complicado!

Não sou fã das fórmulas, nem dos passos a passos quando se trata de autoconhecimento e desenvolvimento, porém quando vi a fórmula da amizade (abaixo) no livro “Manual da persuasão do FBI” do PhD Jack Schafer e PhD Marvin Karlins, fiquei surpresa ao perceber que esses quatro pilares: proximidade, frequência, duração e intensidade realmente são essenciais dentro de qualquer tipo de relacionamento.

Vamos conhecer a fórmula que facilita a fluidez dos seus relacionamentos ou afastar quem não proporciona bem-estar.

Amizade = Proximidade + Frequência + Duração + Intensidade

Proximidade

É a distância entre você e outro indivíduo e sua exposição a esse indivíduo com o passar do tempo. Se quer iniciar algum tipo de relacionamento, você precisa se mostrar presente, estar na mira daquela pessoa para que esta sinta a sua presença e quem sabe perceber o seu interesse em se aproximar.

Frequência

É o número de contatos que você tem com outro indivíduo. Quanto mais presente, mais familiaridade e confiança a pessoa tem para se abrir e compartilhar algo com você.

Duração

É a quantidade de tempo que se passa com outro indivíduo. Quanto maior o tempo, mais influência você pode exercer sobre ele. A duração pode ser definida de acordo com a frequência e o motivo de estar juntos. Um casal no início do relacionamento sente necessidade de ficarem juntos por um bom tempo, ainda que se vejam todos os dias, comparado a pessoas que trabalham juntas, não precisam de um tempo tão grande assim.

Intensidade

É o quão fortemente você é capaz de satisfazer as necessidades psicológicas e/ou físicas de outra pessoa por meio de comportamentos verbais e não verbais. Nesse pilar a nossa curiosidade é maior para conhecer o outro e nos encontros aprofundamos as conversas e vamos permitindo que o outro conheça a nossa visão de mundo e quem somos.

Talvez, o seu desejo seja atrair pessoas que agregam e afastar aquelas que só “atrasam” a sua vida. Lembre-se que cada pessoa tem um papel importante, podemos aprender muito com quem pensa diferente de nós, entretanto, se existe pessoas que te prejudicam é só exercitar uma ação contrária do que os pilares acima descrevem. Tirar ou diminuir alguns comportamentos de cada pilar irá impactar e a relação não será mais a mesma, então você pode gerar novas oportunidades de relacionamentos saudáveis e prósperos.

Espero ter contribuído!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa