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Os 3 Erros Fatais que não vão deixar você emagrecer!

Quem nunca fez pelo menos uma tentativa de emagrecimento ou de melhorar o seu corpo? E quantos conseguiram?

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O tema DIETA é dos mais frequentes em qualquer grupo de amigas…

E se pensarmos apenas nas Mulheres que conhecemos, conhece alguma perto de você que nunca tenha feito pelo menos uma tentativa de emagrecimento ou de melhorar o seu corpo?

Mas na verdade, quantas são as pessoas, homens ou mulheres, jovens ou seniores, que passam das palavras para a ação?

Aqui os números já passam a ser mais baixos.

De fato emagrecer depende de vários fatores, sendo os emocionais os que vão ditar o (in)sucesso de uma dieta.

Isto porque pode ter acesso aos melhores médicos, melhores Nutricionistas, melhores planos de exercício, mas de nada adianta estar munida de toda essa informação se não a usa da forma mais correta e eficaz.

E é aqui que entram os factores emocionais, da motivação ou falta dela, da disciplina, da perseverança, da capacidade de lidar com a frustração e do foco.

Das centenas de pacientes que já passaram pelo meu consultório, a grande maioria alcançou os objetivos definidos, no entanto eu percebi que outros desistiam no meio do processo ou que simplesmente não estavam atingindo o que desejavam.

De todos esses pacientes percebi o que havia em comum: 3 Grandes erros que após ultrapassados, tudo ficava bem diferente!

E é sobre o conhecimento destes 3 Erros que me inspirei para o artigo deste mês:

1º Erro: NÃO DEFINIR UM OBJETIVO

Para o inicio de qualquer processo de transformação comportamental é fundamental delinear um fio condutor, ou seja definir o que quer atingir, quando vai ocorrer e o que é necessário para que isso aconteça.

É o chamado FOCO.

Quantas coisas já não deixou de fazer, com a desculpa de “Nunca pensei muito nisso”? Quando em consulta pergunto “Qual o seu Objetivo?” tantas são as vezes em que a resposta é “Não sei!”, “Ainda não tinha pensado nisso” ou então a típica “Perder peso, claro!!”.

Bom, nenhuma das respostas define um Objetivo.

Se neste momento decidiu Mudar verdadeiramente a sua vida e dar um rumo novo à sua alimentação, ao seu peso e ao seu estilo de Vida, então o primeiro passo é definir um Objetivo, que vai ser o ponto de partida para uma Vida Nova e para ganhar ainda mais Motivação!

Pois a motivação tem a ver, também, em ter vários Motivos para atingir um determinado Objetivo.

Siga os seguintes passos e Defina o seu ponto de partida neste momento:

  • O Objetivo deve ser sempre Positivo! (Em vez de “Perder peso”, coloque o peso que deseja atingir);
  • O Objetivo deve ter Data (Em vez de “daqui a 1 mês”, coloque o dia/mês/ano específicos);
  • O Objetivo deve ser Realista (Atenção ao “Perder 10 kg numa semana, que não é de todo real);
  • O Objetivo deve depender de Você (Atenção ao “Quero ser magra para encontrar namorado!”).

2º Erro: NÃO ASSUMIR RESPONSABILIDADE

As visitas ao Nutricionista, ainda são muito comparadas como uma ida ao médico, ou seja, que basta ir ao consultório, sair com a receita de emagrecimento e mesmo não cumprindo em 50%, que irá emagrecer instantaneamente. Ou então, que tomando um suplemento que isso será o suficiente para emagrecer.

Quantas são as vezes, que em primeiras consultas os meus pacientes relatam que não percebem como não emagreceram tomando todos os suplementos do mercado, muitas vezes tomando mais dose do que o recomendando, porque se a recomendação são 2 comprimidos ao dia, tomando 4 terá o dobro do efeito!

Pois bem, essa é outra Grande novidade que dou a quem me procura, é que não existe a pilula milagrosa e que o Sucesso para um emagrecimento Saudável e rápido, reside no SEU interior, nas suas Convicções, na sua Motivação.

E o primeiro Grande passo para a Mudança é assumir a sua responsabilidade, pois Você é parte integrante e Fundamental em todo o processo. Não tenha medo de se assumir e de fazer diferente, pois só desse modo também terá resultados Diferentes!

3º Erro: ACREDITAR QUE PODE VOLTAR A COMER IGUAL

Este é outro dos grandes erros de quem inicia uma Dieta, pois inicia logo com um principio menos correto, que é o de assim que chegar ao peso desejado, já pode voltar a comer pão de queijo, ou picanha com arroz e feijão à vontade!!

Desse modo, todo o trabalho de meses terá sido totalmente em vão e aos poucos e poucos, o peso vai voltar a aparecer e o ciclo recomeça.

Efetivamente o estomago é um órgão semelhante a 1 balão, ou seja, tem capacidade de distender e encolher e quando há alteração de hábitos alimentares, tanto na qualidade, como na quantidade, o estomago é um dos primeiros órgãos a se beneficiar com essas alterações, nomeadamente ao nível da digestão e da saciedade.

No entanto, ao voltar aos poucos ao estilo de alimentação que tinha anteriormente, o estomago vai voltar de novo a distender e, claro, que naturalmente as quantidades para sentir a mesma saciedade, terão de ser maiores. Assim, estará regressando aos antigos hábitos alimentares e com isso o aumento de peso também.

Para uma Mudança sustentada de comportamento, o primeiro passo será alterar as suas crenças, acreditar que vai conseguir, que emagrecer e Ser Saudável não é sinônimo de passar fome ou de comer comida sem graça, que Ser Saudável é bem mais do que ter um corpo Fit, mas é também ter uma Mente Fit!

É comer com muito mais variedade e cor do que antes, é poder desfrutar da alimentação e de novos alimentos e passar a dizer SIM à Vida!

Então, se neste momento fizer sentido para Você, sugiro pegar um papel e uma caneta e parar durante 5 minutos para responder:

  • Qual o seu Objetivo? Positivo, real, com data e que dependa apenas de Você?
  • Quais os 7 motivos pelos quais quer atingir esse Objetivo?
  • O que de melhor poderia acontecer na Sua Vida assim que atingir o seu Objetivo?
  • O que se compromete a fazer de Diferente Hoje? Esta semana?
  • Quais os 7 Novos hábitos alimentares que vai passar a adotar?

Desse modo estará ultrapassando totalmente as barreiras e a não cair nos 3 erros que sabotam qualquer programa de Emagrecimento.

Estará fazendo diferente e os resultados irão chegar bem mais rápido!

Joana Carvalho Costa
Joana.costa@nutri-coaching.com
http://www.nutri-coaching.com

Joana Carvalho Costa, licenciada em Ciências da Nutrição com mais de 10 anos de experiência e Coach Certificada, atua como Nutricoach em Clinicas ajudando os seus pacientes a encontrarem um maior equilibrio através de uma alimentação e Mente Saudáveis. Especializada no acompanhamento de Grávidas, adultos e crianças com excesso de peso/obesidade, disturbios do comportamento alimentar e em casos de Fome Emocional. É consultora em revistas na área da Saúde e Bem-estar e é palestrante convidada em Colóquios e Seminários de Nutrição. Mentora e Coordenadora da Especialização em Nutricoaching, em Portugal e Brasil e já formou mais de 100 Nutricionistas e profissionais de Saúde nesta área. O Nutricoaching tem a base da consulta de Nutrição com a vantagem de usar técnicas específicas de Coaching, que visam aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, encontrar as verdadeiras causas do desequilibrio alimentar e aumentar a motivação e foco nos resultados.
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