fbpx

Orçamento Financeiro Mensal: Um novo jeito de fazer!

Uma das principais reclamações de pessoas que possuem problemas financeiros é não conseguir realizar sonhos. Dizem que ganham apenas para pagar as contas e não conseguem fazer nada de diferente. Por que?

Uma das principais reclamações de pessoas que possuem problemas financeiros é não conseguir realizar sonhos. Dizem que ganham apenas para pagar as contas e não conseguem fazer nada de diferente, como uma viagem, trocar de carro ou até mesmo adquirir algum produto específico. Mas o que elas não percebem é que o erro pode ser bem simples: a maneira de calcular o orçamento financeiro mensal.

Muitos coaches, consultores e educadores se deparam com essa situação e uma das abordagens que percebi que funciona, ao longo da minha experiência no ramo da educação financeira, é a de resolver a causa do problema, e não apenas resolvê-lo pontualmente. E é aí que entra a questão do orçamento, pois boa parte das pessoas recebem os ganhos subtraem os gastos e, se sobrar, fazem alguma coisa com esse valor. E pior: se faltar, pegam empréstimos e pagam juros.

Já sabemos muito bem que isso não dá certo e que é aí que começa um problema que pode se tornar muito maior com o tempo. Esperar o fim do mês pra ver se consegue ter dinheiro para realizar objetivos de vida não é só errado como também frustrante. Por isso, proponho um novo jeito de fazer essa conta: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos.

A princípio, as pessoas pensarão que o poder de compra será diminuído, o que até é verdade, mas o valor das aquisições a partir daí será muito maior. Aqueles que estão acostumados a comprar por impulso e compulsivamente não farão mais isso, no entanto, realizarão coisas muito maiores, tais quais aqueles sonhos que citei anteriormente.

Sem contar que aprenderão hábitos financeiros muito mais saudáveis, como poupar antes de gastar, refletir sobre o consumismo exacerbado e ter planejamento, foco e disciplina para alcançar seus objetivos de vida. E é essa visão e estilo de vida que nós, profissionais da área, queremos passar a eles, não é mesmo? Pois só assim teremos um cenário melhor, com uma população menos endividada/inadimplente e mais consciente e sustentável.

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa