Oratória, requisito principal para o líder executivo!

O tema é um dos mais procurados pelos profissionais que buscam ascensão na empresa e, como objetivo, se tornarem líderes ou executivos de renomes no mundo corporativo.

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oratória para líderes e executivos

Oratória é um dos temas mais procurados pelos profissionais que buscam ascensão na empresa e, como objetivo, se tornarem líderes ou executivos de renomes no mundo corporativo.

Todo executivo adquire com a carreira a versatilidade de encontrar as melhores estratégias para alavancarem as vendas, os negócios, a inovação, dentre outros pontos fundamentais para a companhia se manter em expansão contínua perante o ramo de atividade.

Esses mesmos profissionais aprimoram-se em processos internos e externos, aplicam as metodologias mais eficazes e alternam certificações de diferentes órgãos para que os colaboradores sigam e exerçam com mais facilidade o que foi planejado ou definido.

E diante de todo o conhecimento teórico surge a maior dificuldade na carreira executiva; a multiplicação do conteúdo e a comunicação do novo método ou do novo caminho que a empresa trilhará a partir de um novo ciclo.

A oratória é um desafio para líderes e executivos atuais, pois nem sempre o profissional encontra a fórmula certa de informar ou transmitir a mensagem que tanto deseja.

Saber falar em público é a principal característica do executivo moderno. A essência para uma oratória excelente é a empatia das partes e o aumento da credibilidade do profissional, quando à frente do seu interlocutor.

Não é simples encarar uma plateia, uma sala de conselheiros do corpo diretivo de uma organização, defender o plano de negócios de uma companhia, negociar com empresários o contrato que renderá cifras financeiras para a empresa, dentre outras benfeitorias, que as palavras podem trazer para o executivo.

A oratória é a ferramenta ideal para disseminar todo o conhecimento e as experiências adquiridas com o tempo de gestão profissional.

Para alcançar o êxito de sua apresentação ou negociação, o executivo deve se planejar com todos os recursos necessários e com o passo a passo do conteúdo que deseja transmitir.

A chave do discurso é justamente entender o que o público-alvo espera de você. É se colocar no lugar do outro e repetir incansavelmente a mensagem até se convencer do que será passado.

O foco da apresentação deve acrescentar ou gerar mudanças de atitudes no receptor. E, o principal, garantir que tudo o que informado tenha alcançado o grau máximo do entendimento. Desta maneira, a multiplicação do conteúdo para outras pessoas que precisam das novas informações.

Convencer não é se impor, mas é sempre identificar o resultado com todas as variáveis possíveis. Assim o tempo é aproveitado por completo e a apresentação se torna relevante.

Então, use sempre a naturalidade e olhe para as pessoas, extraindo delas o que elas possuem de melhor. Deste modo, o executivo aumentará a autoridade e o respeito, pois transmitiu veracidade. E, ainda, se integrou com a sua equipe ou pares, fortalecendo o laço de confiança entre todos da corporação.

Sidney Botelho
http://www.sidneybotelho.com.br

Confira também: Quer ter êxito na sua oratória? Pratique com a família!

 

Sidney Botelho é Master Coach e Master Trainer (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Especialização em Coaching Ericksoniano (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Professional Self Coaching (IBC-Instituto Brasileiro de Coaching), Pós-Graduado em Negócios e Serviços (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Radialista e Jornalista há 21 anos na área de Rádio e TV, sendo Âncora de Telejornal na Rede Gospel de TV e da Rádio Trianon AM, 18 anos na área de cerimonial e eventos, como apresentador, sendo denominado o craque das cerimônias, pelo apresentador da Rede Globo de TV, Fausto Silva. No mercado corporativo tem experiência de 27 anos nas áreas de TI/Telecom, com passagens em grandes multinacionais, como Telefonica, HP, dentre outras. Escritor do livro Além do Microfone – Improvisos de um mestre de cerimônias (2016 – Editora Literare Books), coautor dos livros Coaching de Carreira (2018 – Editora Literare Books), Mindset – Mude o seu mindset para o sucesso (2018 – Editora Literare Books) e Manual Prático do Empreendedor (2018 – Editora Literare Books). Treinador de Alta Performance e Palestrante nas áreas de Comunicação, Estratégias, Motivação e Cerimonial.
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