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ÓLEO E ÁGUA na Cultura das Organizações

Como você se sente em sua atividade profissional? Acorda às segundas-feiras com brilho no olhar? Ou fica esperando ansiosamente a chegada da sexta-feira? E o que a cultura da organização tem a ver com isso?

Cultura Organizacional: Como você se sente em seu trabalho?

ÓLEO E ÁGUA na Cultura das Organizações

“Reconheça o afortunado de modo a poder escolher a sua companhia e o desafortunado para poder evitá-la.” (Baltasar Gracian, 1601-1658)

Por que alguns iniciam a semana de trabalho na segunda-feira com incrível mau humor e, por outro, lado festejam a sexta feira?

Desejar a chegada do fim de semana para o merecido descanso e dedicar-se a atividades outras que não o trabalho é perfeitamente aceitável. Contudo, é preciso reconhecer que o trabalho mais do que tudo deve ser uma atividade gratificante e agradável inclusive para preservar a saúde física e mental.

Muitos diagnósticos têm sido feitos para esse sintoma, mas a maioria deles não ataca as verdadeiras causas da insatisfação no trabalho. Fala-se em motivação (como se pudéssemos motivar alguém), falta de engajamento, problemas com o “chefe” e por aí vai…

Uma causa pouco abordada refere-se à cultura organizacional. Mas o que é essa cultura? As organizações possuem vida própria e, assim, criam a sua “cultura”?

É preciso lembrar que organizações são criadas por pessoas e elas implantam e disseminam a forma de operar e fazer negócios, a maneira como relacionamentos internos e externos são conduzidos, a ética e principalmente, os VALORES da organização. Mas o que são valores? Valores são o conjunto de características de uma pessoa ou organização que determinam a forma como se comportam e interagem com outros indivíduos e instituições; por exemplo: honestidade, ética, comprometimento, respeito, segurança, excelência, dentre outros. Pode-se afirmar que o conjunto de valores individuais é uma “constituição pessoal”. Quando falamos em valores, não existe certo ou errado, bom ou ruim – pessoas e organizações têm seus valores e vivem e agem de acordo com eles.

Todas as organizações agem e operam de acordo como os seus valores – em alguns casos os que são efetivamente praticados diferem do que está declarado, escrito e colocado nas paredes como “peças de marketing” interno; enfim aquilo que chamamos de “cultura da organização” é a representação dos seus valores internos.

Organizações eficientes que estão em constante processo de evolução e transformação têm em comum uma cultura organizacional consolidada que é a base para as estratégias de curto, médio e longo prazo do negócio. Ocorre, que, não existe fórmula mágica para definir e estabelecer cultura e valores que sirvam para todos os segmentos de negócio; assim, existem organizações com gestão participativa que priorizam o fator humano incentivando seus colaboradores a assumir riscos. E, no outro extremo, estão as organizações do estilo “top down” onde metas são estabelecidas para serem cumpridas a qualquer custo.

Este é o ponto crucial: colaboradores que não compactuam dos mesmos valores da empresa não se adaptam à cultura organizacional. Passam a maior parte do seu tempo questionando, lamentando e tentando por todas as formas mudar a organização – o que é IMPOSSIVEL.

Em minha atuação como coach executivo atendi muitos executivos de “sucesso”, mas totalmente infelizes e insatisfeitos com a posição e a atividade que exercem. Dois exemplos recentes:

  1. Um diretor de grande empresa multinacional recebeu uma oferta para assumir posição em nova empresa com pacote de remuneração 45% superior ao que recebia; aceitou rapidamente e logo após assumir constatou que o clima organizacional na nova empresa era extremamente agressivo onde os fins sempre justificavam os meios. Seis meses após ser admitido saiu em busca de nova posição…
  2. Um alto executivo com perfil realizador e avesso à burocracia, após 20 anos em uma grande empresa líder no seu setor está prestes a deixá-la em razão das sucessivas mudanças ocorridas no comando que geraram uma guinada de 180º na cultura da organização que passou a privilegiar a gestão participativa e as negociações internas em detrimento de resultados (segundo ele).

Uma das conclusões, é a de que recrutadores devem atrair candidatos a vagas para contratação cujos valores estejam alinhados com os da organização. Caso contrário, o recém-admitido será um “peixe fora d´água”.

E quanto aos colaboradores:

  1. Uma regra de ouro para aqueles que buscam uma nova posição no mercado é, independentemente da remuneração, não aceitar uma oferta de emprego sem antes conhecer a fundo e avaliar os valores e a cultura da organização – como a empresa opera, a ética, o respeito, a forma de gestão, o estilo das lideranças. Ou seja, da mesma forma que os recrutadores avaliam os seus potenciais candidatos, estes devem avaliar a organização em que irão trabalhar.
  2. Já para aqueles que estão insatisfeitos em razão dos seus valores básicos – aqueles denominados “inegociáveis” como honestidade e respeito, por exemplo – serem diametralmente opostos aos da organização o caminho será buscar uma nova posição e, assim, transformar os dias da semana em um período agradável e gratificante.

E você, como se sente em sua atividade profissional? Acorda às segundas-feiras com brilho no olhar? Ou fica esperando ansiosamente a chegada da sexta-feira?

Se respondeu sim à última questão, algo está errado. Se você e o seu trabalho forem como dois elementos que não se misturam – como água e óleo – e não consegue mudar e flexibilizar os seus valores (que não sejam aqueles denominados “inegociáveis”), a solução será buscar novos caminhos…

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre cultura organizacional? Entre em contato comigo. Terei o maior prazer em ajudar.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

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Walter Serer Author
Walter Serer possui extensa e sólida experiência executiva como CFO e CEO de empresas multinacionais de grande porte. Robusta formação em Finanças Corporativas adquirida na General Electric (graduado pelo Financial Management Program) onde atuou por 14 anos ocupando relevantes posições na área de Finanças e Administração. Atuou como CFO nas empresas TI Group, Valeo, Coldex Frigor e Black&Decker. Nos últimos 18 anos exerceu posição de CEO na Ingersoll Rand Brasil (2011-2014), Syncreon South America (2003-2010) e TI Group Latin America (1997-2003). Pós-graduado em Finanças pela FGV e graduado em Administração de Empresas pela (ESAN – PUC/SP).
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