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Objetivos e Metas: Parecem a mesma coisa, mas não são!

Você sabe a diferença entre objetivos e metas? Aprenda a diferença entre eles e como você pode alcançar seus objetivos de forma SMART!

Objetivos e Metas: Parecem a mesma coisa mas não são! - SMART

Objetivos e Metas: Parecem a mesma coisa, mas não são!

Início de ano e você, provavelmente, deve ter alguns objetivos no seu radar. Você sabe como alcançá-los?

Antes de abordar como alcançá-los, permita-me conceituar objetivos e metas. Pode parecer a mesma coisa, mas não são.

Objetivos descrevem as conquistas que você quer alcançar, os sonhos que você almeja, as coisas que você quer fazer. Objetivos são macro e podem ser a curto, médio ou longo prazo.

Todo objetivo deve ter metas, pois metas quantificam um objetivo, expressam, numérica e quantitativamente, onde e quando você quer chegar. As metas representam os pequenos passos que devem ser dados para você alcançar o seu objetivo. Esses pequenos passos são as ações e tarefas específicas que você realizará para atingir seu objetivo.

Metas bem definidas, otimizam esses pequenos passos, permitem prever obstáculos e imprevistos, ajudam na preparação de planos de contingência, além de focar 100% nos resultados. Assim, é essencial que você tenha metas estruturadas para um objetivo.

Para isso, sugiro que use uma metodologia consagrada de criação de metas chamada SMART, um acrônimo, em que cada letra tem um significado. Essa metodologia define quais os elementos necessários para a construção de uma meta alcançável.

Objetivos e Metas: Parecem a mesma coisa mas não são! - SMART

S – Específico
M – Mensurável
A – Alcançável/Realista
R – Relevante
T – Temporal

Vamos entender cada parte:

S – Específico: O que você quer alcançar, especificamente?

Outras questões que podem compor essa parte: Por que você quer isso? Quem está envolvido? Onde esse objetivo alcançado levará a sua empresa?

M – Mensurável: Como você vai medir os resultados? Quais as unidades de medida ou indicadores você usará para essa checagem?

A – Alcançável/Realista: Você tem certeza de que é possível (mesmo que desafiador) alcançar essa meta? Você tem os recursos materiais, financeiros e humanos necessários, disponíveis para você?

R – Relevante: Como esse objetivo alcançado impactará nos resultados da empresa (ou da equipe)? Ele é relevante para a empresa, mercado, seu time e para você?

T –Temporal: Quando você quer atingir o seu objetivo?

Assim, se você tem, por exemplo, um objetivo de expandir as vendas online do seu negócio, você pode estruturar diversas metas. Aqui falaremos de duas:

Meta SMART 1: Até março de 2021, junto à agência de criação, criar e estruturar um canal de vendas no Instagram.

Meta SMART 2: Em junho de 2021, alcançar x% das vendas totais, online, vindas do canal Instagram.

Esses dois modelos de metas SMART atendem aos cinco critérios: são metas específicas, podem ser mensuradas, são alcançáveis, têm relevância para alavancar os negócios e tempo específico para acontecer.

“O seu sucesso vai depender do esforço que será feito para atingir todas as metas de seu objetivo.” (Jader Amadi)

Gostou do artigo? Quer saber mais como alcançar os seus objetivos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Élida Fagundes
http://ativar1998.com.br/

Confira também: Como manter a escuta ativa em seu cliente? E por que ela é importante?

 

⚙️ Ativar1998
Com 25 anos de experiência em vendas, Élida já atuou em diferentes segmentos, passando pelas empresas Citibank, Ticket, Janssen&Cilag, Eli Lilly e GE. Depois de alguns anos como líder na área comercial, movida pela paixão por gente, fez algumas formações de desenvolvimento de pessoas e abriu o braço de treinamento e facilitação da consultoria Ativar1998, o qual dirige. Como consultora de comportamento humano e instrutora e facilitadora master, seu foco está no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, formação de times mais engajados, produtivos e capacitados e condução de conversas ativas e empáticas. Mestre em Administração e Negócios pela PUC/RS, pós-graduada em Marketing e Gestão de vendas, é Instrutora Master pela McSill Story Studio e Designer Instrucional pela ABTD. É ainda certificada Especialista Emocional pela SBIE, Coach de Inteligência Emocional pelo SEI, Coach pelo ICI e SBC, Líder Coach pela SBC e Especialista em Comunicação Não Violenta (CNV) pela Nazaré Uniluz.
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