fbpx

O verdadeiro vilão do seu dinheiro

Justificativas não faltam sobre os motivos de não se conseguir colocar as contas em dia e guardar dinheiro. Será que você está olhando para o lugar certo?

por que não consigo guardar dinheiro

É comum observar as pessoas em busca de motivos que as levam a não conseguir colocar as contas em dia e guardar dinheiro e justificativas não faltam. Mas será que quando se faz essa busca está olhando para o lugar certo?

Infelizmente, observo que em muitos casos a pessoa desfoca do real problema, isso por medo, o que faz com que se esconda dentro de um casulo imaginário, que possibilita que se reclame apenas em vez de agir. Quase sempre observa o que as outras pessoas fazem e até deixam de fazer, mas não toma ação de fazer também.

Por isso, acho importante perceber que muitas vezes o grande vilão de não se ter dinheiro é a própria mentalidade e as ações que você toma. Somos responsáveis pelas nossas atitudes, e uma que eu quero ressaltar é a responsabilidade pelo seu dinheiro, que passa pelas mãos.

Mas é mais fácil arrumar desculpas em vez de focar no erro. Quantas vezes não escuto frases como:

  • Eu ganho pouco;
  • Sou injustiçado! Meu colega de trabalho teve aumento/foi promovido, e eu não!;
  • Meu dinheiro não dá pra nada;
  • Dinheiro é sujo!;
  • Quanto mais eu ganho, menos eu tenho;
  • Se eu ganhasse na loteria, resolveria todos os meus problemas.

Acredito fielmente que as pessoas são movidas por pensamentos. Assim, ao pensar dessa forma, o resultado será exatamente aquilo que se expressa, ou seja, não terá o controle sobre o dinheiro que possui. Assim, posso afirmar que muitas vezes somos o nosso maior vilão na relação com o dinheiro. Não o respeitamos, o criticamos, o escrachamos, e ao mesmo tempo buscamos por ele a todo momento.

Outros vilões também são importantes de serem lembrados, como a ausência do porquê da existência do dinheiro. Como meio que é, não o se valoriza e carimba o dinheiro para os desejos e sonhos. E, quando isso não acontece, de forma inconsciente está desprezando o dinheiro, e esse desprezo é o vilão inconsciente.

Mas esses são apenas alguns vilões, sendo que tem vários outros que apresento em meu novo livro “Por que enfrentamos crises e não estamos preparados?” (Editora DSOP). Contudo, além de apresentar o problema acredito que seja fundamental apresentar a solução, que passa, invariavelmente, pela educação financeira, um olhar para dentro, percebendo que dinheiro não é número apenas, mas principalmente comportamento.

Ou se muda a mentalidade e busca alternativas ou sempre se irá buscar desculpas e vilões imaginários relacionados ao fracasso financeiro, e isso as pessoas precisam mudar. Assim afirmo que os vilões do dinheiro sempre existirão.

Fique atento! Já é certeza que vamos gastar. O segredo será em como e em que gastaremos.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Educação Financeira e como guardar dinheiro para realizar seus sonhos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Reinaldo Domingos
Contador e PhD em Educação Financeira
https://info.dsop.com.br/empreendedores-de-sucesso-franquia

Confira também: O profissional do futuro é empreendedor!

 

Reinaldo Domingos é PhD em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Está a frente do canal Dinheiro à Vista, é colunista do de diversos meios de comunicação. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira e o livro Empreender Vitorioso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa