O Valor da Vida

É dar valor às pessoas com as quais compartilhamos o momento e às coisas que temos, ao mesmo tempo em que sabemos que elas estão apenas de passagem. Pessoas e coisas estão conosco, mas não são nossas.

A consciência do estar presente, aqui e agora, nos permite valorizar a vida do jeitinho que ela é. É dar valor às pessoas com as quais compartilhamos este momento e dar valor às coisas que temos, ao mesmo tempo em que sabemos que elas estão apenas de passagem. Pessoas e coisas estão conosco, mas não são nossas. Se nós nos apegarmos a elas, preparamos o sofrimento da separação.

O escritor inglês Aldous Huxley, aquele do livro “O Admirável Mundo Novo”, tem uma frase muito sugestiva: “O Aqui e Agora é sempre provisório e relativo”.

Quando nossa mente se prende ao passado, ficamos desfocados da realidade, que só existe no presente. Ter saudade é até bom, mas ela não pode nos prender, seja no que foi agradável, seja no que foi desgostoso ou carregado de mágoa. Isto nos faz patinar. Não aprendemos com o presente, não evoluímos.

Então, a tendência é o julgamento. Podemos ficar na mão de alguém que julgamos muito boa porque nos deu um presente, nos tratou bem no passado. E agora pode nos explorar e mesmo nos chantagear. Ou julgamos uma pessoa por algum preconceito ou por uma ação que nos ficou na memória como desagradável ou ruim. O julgamento nos impede de fazer uma avaliação correta no presente e de termos uma postura condutora e eficaz. Vale a mesma coisa quando ficamos presos ao futuro, cheios de ansiedades, de medos. Nos leva a fugir do presente e pode até mesmo nos tornar irresponsáveis pelo que está acontecendo.

Estar presente no Aqui e Agora é saber aproveitar cada instante, desfrutar dele e com ele. É estar aberto para aprender com cada pessoa a cada momento. Aprender a Viver passa a ser então um enriquecimento contínuo. “Errar é humano”, sim. Mas podemos aprender com os erros, se estivermos Aqui e Agora atentos a eles, buscando novos caminhos, com postura solucionadora e com mentalidade criativa.

No Aqui e Agora temos uma profunda conexão com a Vida, como ele é em todo seu esplendor, uma conexão profunda com uma consciência viva e pulsante, que expressa por si só e sem cessar, profunda alegria, amor e compaixão.  Isto é a Vida! Valorizar a Vida é voltar cada vez a esta conexão profunda, com esta nossa essência, nossa Fonte!  Portanto, valorizar a Vida não está ligado com o que fazemos no dia a dia, não está ligado a conquistas, nem ao que ganhamos ou perdemos. Não está ligado ao ir e vir, ao ter ou não ter, nem está ligado aos pensamentos ou conceitos ou ao que estamos fazendo. Valorizar a Vida é muito além de tudo que é mundano ou ao que se refere aos processos diários! Valorizar a Vida é a conexão com aquele esplendor autoexistente e autoevidente, sem ser criado ou pensado por nós. Portanto valorize a Vida, e que esta atitude seja seu pano de fundo no dia a dia. Assim, estaremos abençoados e felizes.

Marcos Wunderlich é Empresário e Presidente Executivo do Instituto Holos. Pioneiro do Coaching e Mentoring no Brasil, é referência nacional em Formação e Instrumentação de Mentores e Coaches no Brasil com abordagem holossistêmica e complexa, tem mais de 30 anos de experiência profissional. Consultor, palestrante, Master Coach e Mentor de Executivos. Mentalizador do Sistema ISOR® um conjunto instrumental científico-pedagógico de Desenvolvimento de Pessoas e Organizações com base na moderna ciência e neurociência, na milenar sabedoria humana e nas inovações da administração. Filiado ao ICF – International Coach Federation. Consultor CMC – Certified Management Consultant credenciado pelo IBCO – Instituto Brasileiro de Consultores de Organização em convênio com o ICMCI – International Council of Management Consulting Institutes. Formado e pós-graduado na área tecnológica, tem várias formações no campo da Gestão e Humanidades,
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa