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O Terceiro Lado da Venda

Para conseguir o que queremos, em qualquer âmbito da vida, somos obrigados a negociar. É uma via de mão dupla, mas também há um Terceiro Lado da VENDA, você sabe qual é?

O Terceiro Lado da Venda: Você sabe o que é isso?

O Terceiro Lado da Venda

Foi assim que intitulei a palestra que fui convidada a ministrar para uma equipe de vendas de uma renomada empresa na minha região. Ao levantar a necessidade específica da organização e ao desenhar o roteiro, incentivei-os a trazer todos os gestores para o evento. Afinal de contas, gostemos ou não, todos somos negociadores.

Há uma geração atrás, predominava o sistema hierárquico de tomada de decisões: a pessoa no topo da pirâmide – na família, na empresa, na política – determinava e quem estava na base seguia as ordens.

Hoje, com organizações mais horizontais, com o boom da internet, a rapidez nas inovações e na obtenção de informações não é mais possível simplesmente dar ordens. Invariavelmente seremos questionados e interpelados. Para conseguir o que queremos, em qualquer âmbito da vida, somos obrigados a negociar.

Negociar é uma via de mão dupla.

É o poder de influenciar o outro para que ele pense e aja de acordo com aquilo que nós queremos. É buscar o SIM para aquilo que nós propomos. E isso só é possível se formos capazes de ver para além das posições e focar nos interesses. Para conhecer os reais interesses, precisamos enxergar para além do empresário campeão que está à nossa frente e ser capazes de conectar com o ser humano que está por trás das palavras que profere.

E para que isso aconteça, precisamos antes de mais nada ser capazes de identificar:

  • O que eu quero?
  • O que realmente eu quero dessa negociação?
  • E o que é mais importante?
  • O que isso irá me proporcionar?

Eu só consigo enxergar o que tem de valioso para o outro, se antes puder identificar o real valor para mim.

Eu só posso escutar atenta e genuinamente o outro, escutar suas necessidades mais profundas, se antes eu puder silenciar os meus ruídos internos e distrações e puder me conectar com meus sentimentos e emoções.

Tudo isso para dizer, que o terceiro lado da venda sou eu: com meus valores, meus interesses, minhas habilidades, dificuldades, com aquilo que eu gosto de fazer, e o que eu procrastino, com meus constructos de pensamento, com a minha luz e, principalmente, minha sombra.

Por isso, antes de buscar o SIM do outro, preciso dizer SIM pra mim.

E desse SIM INTERNO, genuíno, verdadeiro, límpido, sincero, sustentado pela realidade e por uma consciência ampliada, depende o futuro da humanidade.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o terceiro lado da venda? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Liz Cunha
https://www.lizcunha.com.br/

Confira também: Diga-me que criança você foi e te direi QUE LÍDER VOCÊ É!

 

Liz Cunha Author
Liz Cunha é Profissional de Eneagrama, acreditada pela International Enneagram Association, dos Estados Unidos e associada da Awareness to Action, desenvolvendo o Programa Personalities@Work no Brasil. Graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior. MBAs nas áreas de Gestão de Comércio Exterior, Negociação Internacional e Marketing – pela Fundação Getúlio Vargas. Master Oficial em Administração e Direção de Empresas pela Universidad Pablo de Olavide (Espanha). Possui formações em Personal & Professional Coaching, Executive Coaching e Xtreme Positive Life Coaching, Psicologia Reichiana. Certificações internacionais em Eneagrama Profissional, Liderança e Coaching. Atualmente cursa a Especialização em Biografia Humana. Há mais de uma década estudando o SER humano e em busca do próprio autoconhecimento. Hoje atua como Coach, ministra palestras e workshops voltadas ao desenvolvimento e constante evolução do ser humano.
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