fbpx

O Sucesso em um Mundo VUCA!

Mas afinal, o que é ter “sucesso"? Será que há uma definição universal? E como alcançar o tal “sucesso” em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo)?

O Sucesso em um Mundo VUCA!

O Sucesso em um Mundo VUCA!

Amigos, normalmente os textos sobre Mundo VUCA são direcionados a outro espaço aqui da plataforma Cloud Coaching. Contudo, hoje eu quis compartilhar esta informação relevante com os leitores deste Espaço do Coach. Vocês sabem que, em minhas crônicas e postagens quero, de forma ampla e em todas as dimensões possíveis, explorar nuances do comportamento humano. Nesse sentido, cabe lembrar que cada pessoa mapeia oportunidades e busca viver suas experiências únicas no contexto global que apelidamos de VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).

Ou seja, todos nós seguimos nossos caminhos próprios e nos inspiramos para ter conquistas, algo que venha a contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional. Todos nós queremos ter reconhecimento que, por vezes, coloca-nos em uma linha de ascensão. E, em outras vezes, nos relaciona a dedicados agentes influenciadores, profissionais que ajudam os clientes a conquistarem a ascensão. Reconhecimento que, em ambos os casos, está relacionado à premissa de ter “sucesso”.

É pelo mundo VUCA que as pessoas avançam e se envolvem em diferenciados desafios, quando precisam de respostas para perguntas nascidas no mundo corporativo ou mesmo em seu dia a dia.

Mas afinal, o que é ter “sucesso” de verdade?

Para alguns, sucesso significa ter dinheiro, para outros se relaciona com o poder, e há um grupo de pessoas que responderiam: sucesso é ter uma casa no campo, onde se possa ficar do tamanho da paz!

O Sucesso em um Mundo VUCA!

Amigo leitor, se alguém me pergunta como eu defino o conceito de “sucesso” em um mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo), a minha resposta direta e objetiva será: consiga manter a sua saúde mental em ordem. De outra forma, lembre-se que o conceito de “sucesso” não é universal, o que sugere sempre ser válido explorar suas dimensões pela perspectiva de cada indivíduo. No mundo VUCA, espera-se que você possa se aperfeiçoar continuamente, vindo a alcançar assim a sua especial forma de “sucesso”.

Então agora, eu transfiro a pergunta a quem é gestor, líder, conselheiro, consultor, coach ou mentor:

Como você comanda seu cotidiano diante do contexto ditado pelo mundo VUCA?

Você estará no rumo certo se aceitar que uma adequada abordagem, nascida de intensa autorreflexão, implica em organizar seu pensamento entre o quanto você conhece da sua realidade e o quanto conseguirá prever do cenário futuro gerado pelas atuais decisões. Você precisa compreender muito bem o seu próprio mundo VUCA para, a partir disso, construir os seus caminhos e avançar positivamente diante de cada desafio.

Colin Powell, militar americano que foi Secretário de Estado dos EUA durante o governo George Bush, viu de perto o nascer do conceito VUCA junto com suas tropas, no campo de batalha (anos 90). Uma frase célebre dele afirma que:

“a busca da excelência em grandes coisas pressupõe o hábito de buscar excelência também em pequenas coisas, pois conquistar a excelência é atitude predominante”.

No caso de cada leitor, fica a sugestão para que, em seu mundo VUCA, você aprenda como se aperfeiçoar continuamente para alcançar a sua especial forma de “sucesso”.

Por fim, lá no primeiro parágrafo desta postagem eu comentei que trazia uma informação importante. No texto já aparece estampada a capa de meu último livro, desenvolvendo a temática do mundo VUCA. O livro não só para quem já ouviu a respeito, como também para quem isso é uma grande novidade.

Clique aqui para acessar o livro na plataforma Hotmart!

E sempre se lembre: o conceito de “sucesso” não é universal, então corra atrás do seu e ajude o seu cliente a surfar nessa onda!

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre como ter Sucesso em um mundo VUCA? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: Marketing: Uma única palavra faz bastante diferença!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa