fbpx

O sucesso é uma ciência?

Se consistentemente empregarmos os mesmos processos de pensamento e de ações que as pessoas altamente bem-sucedidas adotam, iremos produzir resultados similares e seremos bem-sucedidos. Será mesmo?

Meus amigos, como todos sabem, este espaço chama-se Dimensões do Sucesso, pois queremos sempre aqui estabelecer um elo entre as práticas e os conceitos do Coaching com a sensação (ou sentimento?!) que as pessoas criam ao terem (ou não) alcançado o sucesso em suas investidas. Já escrevemos, mais de uma vez, que “sucesso” é algo muito íntimo e os critérios de uma pessoa não valerão sempre para outra.

Eu li em um blog de debates o texto de autora (Ashley Miln) que afirmava, com todas as letras, que alcançar o sucesso é uma ciência. Os argumentos dela são interessantes e eu estou trazendo aos amigos para conhecimento pedindo, a cada um, que tire as suas conclusões. Afirma ela que, se consistentemente empregarmos os mesmos processos de pensamento e de ações que as pessoas altamente bem-sucedidas adotam, iremos produzir resultados similares. Ela conclui que o sucesso é uma ciência absoluta (?!), pois se aplicarmos os princípios (pensamentos e ações) dos vencedores, iremos acelerar os resultados de nossa vida muito além do nível atual de realização. Vamos continuar?

Em seu livro best-seller (Psychocybernetics), o Dr. Maxwell Maltz fala sobre nossas ações diárias como resultado direto de nossos hábitos. Se as ações são a causa de resultados, para o autor é justo supor que os hábitos são o que, em última análise, criam os resultados que obtemos. Os hábitos são as coisas que você e eu fazemos natural e automaticamente, sem pensar, e que foram condicionados em uma idade muito precoce e estão agora recolhidos em nossa mente inconsciente. De acordo com Maltz, se você quiser mudar os resultados, você deve começar a formar novos hábitos, ou seja, alterar o que você faz automaticamente.

Em grande parte esses hábitos estão associados com fontes externas e, muitas vezes, nós os aceitamos sem questionar. Nem lembramos que possam ter tido origem em algum tipo de proteção que o pai, a mãe, os avós ou mesmo um professor cultivaram no sentido de nos proteger de uma decepção ou risco. No momento em que você assumiu esses hábitos e não mais os questiona, eles conduzem o seu cotidiano e limitam seus resultados. Mas para mudar, algo que não é fácil, comece por definir um novo objetivo mensurável, algo que você está com alta motivação em conquistar. Para ficar mais feliz com a conquista, o objetivo deve criar mais do que vontade; deve estimular a paixão. Sendo mensurável, é fácil saber quando chegou lá.

Outra dica complementar do autor é que você deve tratar tudo no tempo presente, como se já tivesse o objetivo agora (estou feliz por ter conquistado isto… ao invés de … eu quero conquistar isto). Carregue o objetivo mentalmente onde quer que vá, a todo o momento. É fundamental lembrar que você está desenvolvendo hábitos do alguém bem sucedido, com novas formas de pensar e agir. Portanto, se você se cansar, perceba que levou anos para criar a sua atual programação e vai precisar de esforço concentrado para substituí-la. Passe a agir e a tomar decisões diárias com o objetivo em mente. Pergunte-se: “Que decisão devo tomar agora para conquistar o que estou buscando?” Ao responder a pergunta, aja imediatamente.

Toda vez que você experimentar a frustração com suas etapas da ação, perceba que há uma contra-ação mental que é a forma de sua velha programação boicotar seu objetivo novo, pois tenta manter os velhos hábitos e jeito de ser. A marca do mestre do sucesso é ser uma pessoa forte que tem a capacidade de dar a si mesmo um comando claro e, depois, segui-lo até o fim!

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa