fbpx

O Sabotador Crítico: 7 Dicas para Você NÃO DETONAR Seu Potencial!

Todo mundo tem um sabotador crítico, aquele dedo apontando para si, dizendo que não é bom suficiente. Confira 7 dicas para você não deixar esse sabotador detonar o seu potencial!

O Sabotador Crítico: 7 Dicas para Você NÃO DETONAR Seu Potencial!

O Sabotador Crítico: 7 Dicas para Você NÃO Detonar Seu Potencial!

Grande parte dos profissionais possui clareza de que têm pontos fortes e pontos a desenvolver. Com isso, à sua maneira, buscam o desenvolvimento de plano de ação para que isto não prejudique a sua carreira. Contudo, alguns profissionais possuem muita dificuldade de reconhecer seu bom trabalho, acreditando que sempre precisam crescer ainda mais e aquilo que deveria ser uma melhoria contínua; passa a ser um sabotador crítico detonando o seu potencial.

Segundo Shirzad Chamine, autor do livro Inteligência Positiva, todos nós temos um sabotador crítico, ou seja, todos têm aquele dedo apontando para si, dizendo que não é bom suficiente.

Um sabotador é um mecanismo, muitas vezes inconsciente, que possui a função de nos proteger. Ele cria como um alerta para te sinalizar algo que pode vir a ser um desafio, mas muitas vezes, internalizamos, como algo 5x mais desafiador, nos amedrontando ou simplesmente paralisando.

O sabotador crítico nos sinaliza que podemos sempre continuar numa crescente, porém, podemos não valorizar as pequenas conquistas diárias e nunca podemos curtir ou simplesmente relaxar.

Esperamos sempre o big break, ou seja, um grande acontecimento para aí sim reconhecermos nosso bom desempenho e quando algo sai errado, elevamos a régua e nos culpamos, achando que é o fim do mundo.

A sacada é que devemos sim pensar na meta maior, mas no dia a dia, devemos focar no processo, nos pequenos passos e precisamos ter protagonismo e resiliência para numa era exponencial que vivemos, onde tudo muda a cada dia, nos adaptar aos desafios.

Confira 7 dicas para você não deixar seu sabotador crítico detonar seu potencial:

  1. Reconheça o seu bom desempenho nas pequenas atividades diárias. Não importa que é um relatório que você faz sempre, por exemplo. Valorize cada etapa onde tem a oportunidade de colocar em prática algo que você faz bem;
  2. Resgate na sua história os momentos que sente orgulho. Faça uma linha do tempo com todos pontos de sua vida pessoal e profissional onde conseguiu superar um desafio ou crescer com sua atitude;
  3. Peça feedback para as pessoas sobre a transformação positiva que você causa na vida delas. As pessoas se conectam contigo por algo que você tem de único. Esteja aberto para esta troca;
  4. Busque aprender com o erro, pois ele é uma grande oportunidade de gerar protagonismo. Mais do que se conectar com o erro é buscar soluções práticas para entrar em ação;
  5. Curta a jornada. Confie que nem tudo está no seu controle e você dá o seu melhor. Tenha momentos em que possa celebrar e se divertir, assim tudo fluirá com mais clareza;
  6. Busque canalizar esta energia do crítico em momentos prazerosos como fazer exercícios, estar com pessoas que ama e te fazem bem. Esta troca te retroalimenta para seguir adiante;
  7. Confie no potencial de fazer a diferença. Quando damos nosso melhor com protagonismo, alinhado ao que acreditamos, nossos resultados crescem ainda mais.

Gostou do artigo? Quer saber mais como não deixar seu sabotador crítico detonar seu potencial? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em te ouvir.

Aline Gomes
http://www.mdifferent.com.br/

Aline Gomes Author
Aline Gomes é uma inquieta que adora potencializar a performance dos profissionais. Psicóloga, Pós Graduada em Administração de Empresas com 5 certificações em Coaching, atuou por mais de 10 anos como Executiva de RH com projetos estratégicos no Brasil e América Latina. Atualmente é empreendedora na Make Different, Head dos cursos in company da Escola Conquer e professora do Leadership Experience. É criadora do Sacadas de Carreira, blog que gera conteúdos para acelerar a carreira dos profissionais.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa