fbpx

O que você gostaria de dizer sobre você daqui a dez anos?

Você só pode acertar um alvo se você tiver um alvo. Você só pode saber qual o caminho a seguir se você souber aonde quer chegar. O que você quer para sua vida? Daqui a 10 anos o que você gostaria de dizer sobre você?

Você só pode acertar um alvo se você tiver um alvo. Você só pode saber qual o caminho a seguir se você souber aonde quer chegar.

O que você quer para sua vida? Daqui a 10 anos o que você gostaria de dizer sobre você?

Se você iniciar agora, você tem 10 anos para estar onde quer chegar. Do contrário daqui a 10 anos você poderá estar se lamentando que perdeu todo esse tempo.

Há um trabalho a ser feito até que você alcance esse lugar. Não acredite em caminho fácil.

A primeira coisa que você precisa saber é: QUAL O SEU ALVO?

Não estamos falando de começar a caminhar amanhã. Estamos falando em atingir o seu alvo a partir de agora. Caminhar em direção ao alvo é de certa forma atingir.

Escute esse pensamento sábio e provocante:

“Remete teu pensamento para os teus desejos mais íntimos e busque a divindade que existe em você. Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você. Não coloque objetivos longe demais de suas mãos, abrace os que estão ao seu alcance hoje”. Dito por Aristóteles 360 a.c.

É disso que se trata. Ter objetivos e começar a atingi-lo hoje. E para isso, como disse Aristóteles, saiba mais sobre você e sobre os seus desejos mais íntimos.

Ponto fundamental. SAIBA MAIS SOBRE VOCÊ.

Conhecer-se diz muito sobre O QUE e COMO fazer.

Exemplos:

1) Você fica sabendo que um empresário de 50 anos fundou uma empresa de sucesso. Você pensa:

( ) Ele começou aos cinquenta. Tenho trinta e cinco, portanto posso começar daqui a quinze anos.

( ) Ele começou aos cinquenta. Tenho trinta e cinco, portanto não está tarde para começar.

2) Você conhece alguém que iniciou a faculdade dos sonhos após seis tentativas. Você pensa:

( ) Ele foi persistente, obstinado…

( ) Ele foi paciente, calmo…

Suas respostas dizem muito sobre você. Pense. Reflita e trace seu alvo de forma coerente.

Lembre que o tempo pode ser seu aliado! Você tem muitas experiências que vão te ajudar muito a encontrar o alvo e alcançá-lo a cada dia.

Identificar as oportunidades e fazer um balizamento com aquilo que você tem de melhor para atingir seu alvo é real. Esteja aberto.

OPORTUNIDADE + MELHOR DE VOCÊ  gt;  gt;  gt;  gt;  gt; ALVO

Nunca permita que alguém diga o seu limite. Seja seu maior conhecedor.

Considere todas as suas experiências de vida. Todas as situações que viveu mostram dificuldades e facilidades que irão te ajudar a alcançar seu alvo. Foque nas experiências positivas, aquelas que te ajudam a perceber suas habilidades.

Exemplo: lembre-se de hobbies, facilidade em determinada matéria na escola, gostos musicais, como você se comunica, etc… Tudo é importante para que você faça um retrato de suas competências. Considere que todas essas competências são muito importantes, pois são suas.

Preencha o quadro abaixo, considerando:

GOSTAR – Do que você gosta, se sente à vontade, confortável.

SABER – O que você sabe, seja porque estudou, fez cursos ou aprendeu praticando.

FAZER – O que você faz, tem habilidade para colocar em prática. Habilidade intelectual ou manual.

GOSTAR
SABER
FAZER

Quando você estiver com um RX sobre essas questões analise as OPORTUNIDADES que estão a sua volta. Elas são muitas e a próxima questão passa a ser como enxergá-las e como dar passos em direção a elas.

  • Conheça-se
  • Conheça seus desejos
  • Esteja atento as interações e oportunidades
  • Traga a felicidade para perto de você
  • Trace alvos possíveis
  • Considere suas experiências
  • E responda… o que você gostaria de dizer sobre você daqui há dez anos? O que você quer para sua vida?

 Exercite o que você quer para sua vida. Viva! e VIVA!

Rosangela Claudino tem 29 anos de experiência profissional. Tendo vivenciado culturas organizacionais de portes e segmentos diferentes, como: Laborterápica Bristol e American Express. Com experiência em áreas de recursos humanos passou a atuar em consultoria própria de seleção, desenvolvimento de pessoas e implantação de gestão estratégica de RH, agregando conhecimentos e compartilhamento em outros segmentos como: alimentação, tecnologia e financeiro. Pós-graduada em Administração com foco em RH e Marketing, com Formação em Coach reconhecida pelo ICF (International Coaching Federation) e Psicanalista formada pelo Centro de Estudos Psicanalíticos, atua também em conselho de administração e atende em consultório particular. Mentora e Coach do programa, PROVOCA – Programa Vocação e Carreira, desenvolve e atua em seus atendimentos valendo-se de técnicas de Coaching, ferramentas de RH e gestão estratégica de negócio, associadas a escuta diferenciada da psicanálise.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa