fbpx

O que significa pra você dizer não?

Você tem dificuldade em dizer NÃO? Na maioria das vezes descobrimos o SIM para o outro e o NÃO para nós mesmos. Um medo muitas vezes inconsciente.

dizer não

O que significa pra você dizer NÃO?

Tenho feito muitos atendimentos e mentorias, e uma das queixas que ouço é sobre a dificuldade em dizer não!

O que sinto é que na maioria das vezes descobrimos o SIM para o outro e o NÃO para nós mesmos.

Mas avaliando mais profundamente as histórias e dificuldades, tem sempre um fundo de medo muitas vezes não consciente.

É muito lindo o processo de autoconhecimento onde a consciência sobre nossos principais medos nos ajuda a ter clareza dos nossos comportamentos e de como podemos lidar com eles para evoluir.

Sempre falo para meus mentorados olharem com amorosidade para seu processo de consciência e para seus medos.

Veja, por exemplo, o medo de não ser amado…imagine o que ele pode gerar?

Esse é um dos maiores medos humanos e tão comum em nós.

Às vezes por algum acontecimento na nossa infância, ou ao longo da nossa história de vida, acreditamos que devemos fazer o outro feliz para não olharmos para nossa própria felicidade.

O mais ardiloso desse comportamento, é quando nos colocamos no papel de vítima por estarmos constantemente deixando que o outro faça escolhas.

Às vezes isso pode ser tão doloroso, que pessoas não conseguem colocar simples desejos no dia a dia, alegando dificuldade em dizer não.

Por exemplo, não conseguem escolher um prato de um alimento que ama, porque prioriza a escolha do outro. Não consegue colocar uma roupa que gosta para agradar o companheiro com a roupa que ele acha mais bonita.

Passa a vida sem fazer escolhas profissionais que são o seu sonho, para alimentar o sonho de um pai, mãe, marido, esposa, filhos, líderes, amigos.

Você se identifica com alguma dessas situações?

Então, é chegada a hora de olhar para você e buscar o que te faz se anular, culpar o outro e ainda deixar de viver uma vida plena e feliz.

A sua vida não pode ser vivida por ninguém e com certeza no processo de autoconhecimento você encontrará os motivos pelos quais fez a escolha do sim para os outros, mas com certeza vai encontrar maiores motivos ainda para escolher tomar a vida nas mãos e dizer sim para você.

Claudia Vaciloto
http://www.nasala.net/

Confira também: Você se identifica com o que não é?

 

Claudia Vaciloto é Iniciadora e Sócia da Organização em Rede NaSala, Psicóloga, Mentora Organizacional para Áreas e Executivos de RH, Facilitadora Certificada e Treinadora Oficial no Brasil do Jogo Miracle Choice, baseado no livro Um Curso em Milagres, Facilitadora de Pintura Espontânea baseada na Teoria Point Zero (Esalen Institute Big Sur California) e Imagens Fotográficas para atendimentos terapêuticos (Sedes Sapientes). Fez carreira em RH passando por empresas como Accenture, EDS, VR, Ability Trade Marketing, onde atuou como Diretora de RH pelos últimos 10 anos. Faz treinamentos e vivências comportamentais para empresas e grupos e atendimentos individuais. Formada em Executive and Life Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute, assina a Coluna Reflexões e Provocações para Revista Cloud Coaching. Co-idealizadora da Plataforma GameYou, que oferece experiências de desenvolvimento através de jogos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa