fbpx

O que seria do Coach se não estimulasse a reflexão alheia?

Mais um ciclo se completa e, em alguns dias, estaremos celebrando a virada de 2016 e o início de 2017, com a esperança de dias melhores, alegrias, sucesso e saúde. Os momentos ruins, espera-se, serão esquecidos. E este é um momento de reflexão!

Prezados amigos,

Mais um ciclo se completa e, em alguns dias, estaremos celebrando a virada de 2016 e o início de 2017, com a esperança de dias melhores, alegrias, sucesso e saúde. Os momentos ruins, espera-se, serão esquecidos. E exatamente uma semana antes, celebra-se o Natal, data cujo significado foi se deteriorando ao longo dos tempos, transmutando o sentimento nobre de amor ao próximo por um espetáculo de consumismo.

Não quero ser piegas e nem fazer desta última postagem do Espaço do Coach, em 2016, um texto crítico que venha a repetir palavras e propostas que tantos já escreveram e continuarão a escrever. O meu recado vem cheio de vontade em estimular a reflexão especial de todos os leitores (o que seria de um Coach se não estimulasse a reflexão alheia, não é mesmo?). Pensei muito em como fazer isso e escolhi o caminho multimídia. Contarei com a ajuda de trechos de vídeos que muito poderão contribuir para eu atingir meu objetivo.

Lá no começo, eu escrevi que o Natal tem sido desvirtuado. Ele é associado a uma árvore de Natal bem decorada, pessoas reunidas em torno de mesas fartas e um clima de expectativa pela distribuição de presentes. Porém, o mundo não é tão gentil com todos e, em um dos episódios da Escolinha do Professor Raimundo, anos atrás, esse drama foi contado soberbamente pelo ator Lucio Mauro, na interpretação do personagem Aldemar Vigário. Veja até o final e se emocione.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=Astd1rquoyM

Então não se deve cultuar o Papai Noel? Ao contrário, todos nós devemos manter a mística do “bom velhinho”, mas pelo espírito de amor e união que devemos ter, não só nas festas de final de ano, mas em todos os dias de todos os anos. Uma união que não é difícil, pois exemplo recente o mundo todo acompanhou com as demonstrações nascidas na tragédia que vitimou a equipe da Chapecoense e os seus acompanhantes.

Então, eu convido a que recebamos a mensagem linda de união, sem a essência do materialismo e do consumismo, pela música gravada pelo conjunto Roupa Nova. Ao ler as legendas, tendo por base a canção maravilhosamente interpretada, associe-se e compre essa ideia. Veja e se emocione de novo.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=iT6MspK8icQ

Concorda que esse cenário responde bem ao que nosso querido Lucio Mauro declamou?

Mas eu não quero terminar por aqui… Há um terceiro e curto desenho animado que, sem palavras e apenas com as imagens de uma rápida história (real e que vemos todos os dias em nossas ruas), serve como estímulo para se praticar o amor ao próximo. Colete as coisas que não usa mais, que só ocupam espaços, e faça doações a quem precisa. Veja aqui o vídeo.


Link original: https://www.youtube.com/watch?v=o0DGaOsBcCs

A alegria dessas pessoas, ao receberem um presente de forma inesperada, vai contagiar seu coração. E como o Universo sempre conspira a favor dos bons, certamente seus sonhos de paz e amor serão alcançados. Em especial, vibração positiva haverá no momento mais festivo em que estiver com sua família, dando e recebendo abraços de Feliz Natal ou de Maravilhoso Ano Novo. Vamos lá… acredite que Papai Noel vai lhe dar esse presente incrível.

Mario Divo Author
Mario Divo tem extensa experiência profissional, tendo chegado a quase meio século de atividade ininterrupta, em 2020. É PhD e MSc pela Fundação Getulio Vargas, com foco em Gestão de Negócios, Marcas e Design, Marketing e Comunicação Corporativa. Tem formação como Master Coach, Mentor e Adviser pela Sociedade Brasileira de Coaching e pelo Instituto Holos. Consultor credenciado para aplicação do diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool), Professor e Palestrante. CEO e Coordenador Executivo das plataformas de negócios MENTALFUT® e Dimensões de Sucesso®, acumulando com o comando da sua empresa MDM Assessoria em Negócios. Foi Diretor Executivo do Automóvel Clube Brasileiro e Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras. Liderou a Comunicação Institucional e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Foi Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e, também, Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior em 126 países e territórios, voltada ao desenvolvimento das potencialidades das jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa