fbpx

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

Os seres humanos devem tirar lições de tudo o que nos fez correr riscos, de todos os erros do passado, o mais rápido possível e antes que seja tarde.

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

Meus amigos, a postagem deste mês será breve e bem objetiva, entretanto com foco em um tema bastante intrigante para a reflexão de todos os leitores. Vivemos um tempo de pandemia com muitos desafios para nós humanos, desde como devemos nos organizar para conquistar a vacinação em massa, numa escala global, até o outro extremo: como sobreviver quando contaminados pelo vírus mortal mais recente a ser descoberto.

Por um instante só, vamos imaginar que essas mutações que o vírus original vem sofrendo possa nos vencer e levar o mundo ao caos total. Outra forma de pensar é que a destruição do ser humano ocorra a partir de conflito global por recursos reduzidos (como água e alimentos). Ou então, que aconteça uma pane em algum sistema robotizado de controle de armamentos nucleares. Também, nas últimas décadas, várias vezes estivemos à beira de desastres naturais, originados de atos frequentes contra a Natureza.

Então você deve estar se perguntando: Por que o Mario leva um mês para cada postagem neste espaço e chega com um texto apocalíptico, não é mesmo?

Vou começar com um spoiler: os seres humanos estão em toda parte. Com presença em todos os continentes, pessoas podem sr encontradas nos cantos mais isolados das selvas, oceanos, geleiras, montanhas e locais desérticos. Nosso impacto é tão profundo que a maioria dos cientistas acredita que a humanidade deixou sua marca permanente no registro geológico da Terra. Então, o que aconteceria se, de repente, todos os seres humanos desaparecessem?

Dan Kwartler é o Coordenador Editorial e de Conteúdos do TED. Ele liderou um estudo a esse respeito, de cujo resultado nasceu um desenho animado, explicativo em linguagem simples. Publicado há menos de 3 anos e contando com mais de 3,3 milhões de visualizações. Então deixo aqui o meu convite para que veja a resposta dada por Dan para essa pergunta provocativa, e que mexe com nossas emoções.

Contudo, se você prestar muita atenção à conclusão dada no vídeo, fica uma afirmação para completar sua autorreflexão: os seres humanos, organizados em torno da preservação da espécie, devem tirar lições de tudo o que nos fez correr riscos, de todos os erros do passado, o mais rápido possível e antes que seja tarde.

Veja então o vídeo:

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o que será deste nosso mundo sem os seres humanos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: 5 Dicas Imperdíveis da Aprendizagem Baseada em Projetos!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui meio século de atividade profissional ininterrupta, hoje estando dedicado à gestão de negócios e de pessoas. É PhD pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e MSc, também pela FGV, com foco em Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. CEO da plataforma MENTALFUT® e da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching. Ex-Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel, no Brasil. Foi titular do Planejamento de Comunicação Social da Presidência da República (1997-1998) e, anteriormente, comandou a Comunicação Institucional da Petrobras e a Área de Novos Negócios da Petrobras Internacional. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa