fbpx

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

Os seres humanos devem tirar lições de tudo o que nos fez correr riscos, de todos os erros do passado, o mais rápido possível e antes que seja tarde.

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

O que será deste nosso mundo sem os seres humanos?!

Meus amigos, a postagem deste mês será breve e bem objetiva, entretanto com foco em um tema bastante intrigante para a reflexão de todos os leitores. Vivemos um tempo de pandemia com muitos desafios para nós humanos, desde como devemos nos organizar para conquistar a vacinação em massa, numa escala global, até o outro extremo: como sobreviver quando contaminados pelo vírus mortal mais recente a ser descoberto.

Por um instante só, vamos imaginar que essas mutações que o vírus original vem sofrendo possa nos vencer e levar o mundo ao caos total. Outra forma de pensar é que a destruição do ser humano ocorra a partir de conflito global por recursos reduzidos (como água e alimentos). Ou então, que aconteça uma pane em algum sistema robotizado de controle de armamentos nucleares. Também, nas últimas décadas, várias vezes estivemos à beira de desastres naturais, originados de atos frequentes contra a Natureza.

Então você deve estar se perguntando: Por que o Mario leva um mês para cada postagem neste espaço e chega com um texto apocalíptico, não é mesmo?

Vou começar com um spoiler: os seres humanos estão em toda parte. Com presença em todos os continentes, pessoas podem sr encontradas nos cantos mais isolados das selvas, oceanos, geleiras, montanhas e locais desérticos. Nosso impacto é tão profundo que a maioria dos cientistas acredita que a humanidade deixou sua marca permanente no registro geológico da Terra. Então, o que aconteceria se, de repente, todos os seres humanos desaparecessem?

Dan Kwartler é o Coordenador Editorial e de Conteúdos do TED. Ele liderou um estudo a esse respeito, de cujo resultado nasceu um desenho animado, explicativo em linguagem simples. Publicado há menos de 3 anos e contando com mais de 3,3 milhões de visualizações. Então deixo aqui o meu convite para que veja a resposta dada por Dan para essa pergunta provocativa, e que mexe com nossas emoções.

Contudo, se você prestar muita atenção à conclusão dada no vídeo, fica uma afirmação para completar sua autorreflexão: os seres humanos, organizados em torno da preservação da espécie, devem tirar lições de tudo o que nos fez correr riscos, de todos os erros do passado, o mais rápido possível e antes que seja tarde.

Veja então o vídeo:

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o que será deste nosso mundo sem os seres humanos? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Mario Divo
https://www.mariodivo.com.br

Confira também: 5 Dicas Imperdíveis da Aprendizagem Baseada em Projetos!

 

Mario Divo Author
Mario Divo possui mais de meio século de atividade profissional ininterrupta. Tem grande experiência em ambientes acadêmicos, empresariais e até mesmo na área pública, seja no Brasil ou no exterior, estando agora dedicado à gestão avançada de negócios e de pessoas. Tem Doutorado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) com foco em Gestão de Marcas Globais e tem Mestrado, também pela FGV, com foco nas Dimensões do Sucesso em Coaching (contexto brasileiro). Formação como Master Coach, Mentor e Adviser pelo Instituto Holos. Formação em Coach Executivo e de Negócios pela SBCoaching. Consultor credenciado no diagnóstico meet® (Modular Entreprise Evaluation Tool). Credenciado pela Spectrum Assessments para avaliações de perfil em inteligência emocional e axiologia de competências. Sócio-Diretor e CEO da MDM Assessoria em Negócios, desde 2001. Mentor e colaborador da plataforma Cloud Coaching, desde seu início. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Marketing & Negócios, ex-Diretor da Associação Brasileira de Anunciantes e ex-Conselheiro da Câmara Brasileira do Livro. Primeiro brasileiro a ingressar no Global Hall of Fame da Aiesec International, entidade presente em 2400 instituições de ensino superior, voltada ao desenvolvimento de jovens lideranças em todo o mundo.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa