fbpx

O que podemos controlar, o que não podemos? – Lições do Estoicismo

Você realmente sabe o que está sob seu controle? O Estoicismo revela como distinguir o que você pode ou não controlar, libertar sua mente do estresse inútil e redirecionar sua energia para escolhas conscientes, resiliência e uma vida plena com propósito.

O Que Podemos Controlar? E o Que Não Podemos Controlar? - Lições do Estoicismo Para Vida Plena

O que podemos controlar, o que não podemos? – Lições do Estoicismo

A chave para uma vida plena, mais serena e focada está em saber distinguir o que podemos e o que não podemos controlar. Este é um dos principais ensinamentos do estoicismo.

Analise comigo: Você pode controlar seus pensamentos? E suas escolhas? Por outro lado, você consegue controlar o clima? O passado? A opinião dos outros? Fácil perceber, não?

Os estoicos nos ensinam que só temos controle verdadeiro sobre nossas ações, pensamentos, julgamentos e escolhas internas. Podemos decidir como reagir, como interpretar os acontecimentos e que atitude tomar diante das situações.

Epicteto, um dos grandes mestres estoicos, dizia:

“Algumas coisas estão sob nosso controle, outras não. A felicidade depende de focarmos apenas no que está em nosso poder.”

Não temos controle sobre o clima, o passado, a opinião alheia, doenças, perdas, nem sobre o comportamento dos outros. Insistir em mudar essas coisas só gera frustração.

Se você refletir sobre o que mais “tira você do sério” verá que quase a totalidade se refere a situações que estão fora de seu controle, em outras palavras: não aconteceram como você queria que acontecesse se você estivesse no comando ou tivesse o poder para mudar uma situação.

Não se trata aqui de jogarmos “para baixo do tapete” um sentimento, mas sim de escolher como vamos enfrentar a situação. Deixar que isso estrague o seu dia é uma das coisas que está sob seu controle.

A essência do ensinamento estoico não é a passividade, mas a sabedoria de discernir e a coragem de focar onde importa. Ao aceitar humildemente o que não podemos mudar, liberamos uma enorme quantidade de energia mental que de outra forma seria gasta em preocupações inúteis. Essa energia pode então ser direcionada para o que realmente podemos influenciar: aprimorar nosso caráter, refinar nossos julgamentos e agir de acordo com nossos valores.

Ao viver de acordo com essa distinção, o Estoicismo nos oferece um caminho para a tranquilidade interior, a resiliência diante da adversidade e uma vida mais plena e com propósito.


Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como o Estoicismo pode transformar sua vida ao focar no que você realmente pode controlar? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Cleyson Dellcorso
https://www.dellcorso.com.br/

Confira também: Cansado de Se Estressar? O Estoicismo Pode Ser a Solução!

Palavras-chave: o que podemos controlar, fogem do controle, lições do estoicismo, estoicismo na vida moderna, controle emocional, tranquilidade interior, como aplicar o estoicismo no dia a dia, o que está sob nosso controle, como lidar com situações que fogem do controle, dicas para uma vida mais serena e focada
Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa