fbpx

O que podemos aprender com o Homem de Ferro?

Começa o ciclo de artigos que terá como fonte de inspiração as lições que os super-heróis nos ensinam. O que podemos aprender com eles? Como extrair o melhor de nós mesmos, o máximo das potencialidades?

Olá queridos leitores!

Hoje daremos início ao ciclo de artigos que terá como fonte de inspiração as lições que os super-heróis nos ensinam.

Vamos iniciar falando sobre o Homem de Ferro. O personagem é interpretado por Robert Downey Jr. que renasceu das cinzas, após seu envolvimento com drogas e álcool. Ele mesmo afirma que “o Homem de Ferro não é um herói comum, pois tem problemas com bebidas e é mulherengo, mas ao mesmo tempo é carismático e agradável, sendo um personagem rico e repleto de defeitos”.

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, entra no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) com 15 anos para a graduação em Engenharia de Controle e Automação e com 19 anos recebe o mestrado em física.

Nunca faltou dinheiro para seus projetos, pois herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando ele faleceu em um acidente.

Devido à sua juventude, criou para si um estilo playboy milionário. Ele é o empresário mais poderoso do ramo de armas. Numa época em que a indústria bélica representa um dos três maiores segmentos da economia globalizada, conforme o mapa geopolítico de hoje.

O Homem de Ferro não nasce herói, ele decide ser! Embora encene certo tom de alienação, ele é culto, sofisticado, protege os amigos, além de ocupar-se com questões internacionais.

Tem um tom debochado e moleque, gosta de brincar com a morte e esconde os próprios medos diante do sarcasmo e da irresponsabilidade. Posa como soberano, mas se enche de medo quando sozinho.

É um herói pecador, com virtudes e defeitos de um indivíduo que cultiva a própria vaidade e erra pela arrogância.

Essas características inspiram a seguinte reflexão: Quantas pessoas se perdem quando conquistam o poder? Segundo a máxima popular: Para conhecer alguém, dê poder a ele. Porém, a característica mais marcante do Homem de Ferro é o humor diante dos desafios e obstáculos. Mesmo nas piores situações, ele utiliza-se do humor inteligente com uma dose certa de irreverência.

Com essa postura ele consegue “pensar fora da caixa”, encontrando soluções surpreendentes em momentos de grande pressão. Em seus filmes, mesmo com poucos recursos disponíveis, ele consegue ter uma visão prática e objetiva e tomar uma rápida decisão sobre o que precisa fazer. Não perde tempo com a mentalidade de vítima, já que faz do limão a limonada.

Utilizando-se daquilo que é o seu dom mais precioso: O conhecimento. O personagem de Tony inspira a nossa capacidade de adaptabilidade frente às situações desafiantes. Aquelas que podem nos tirar do trilho, se não mantivermos a mente forte e direcionada para o objetivo final.

Sem perder tempo com sentimentalismos e lamentações sobre o passado ele parte para a luta em busca do que é seu por direito.

Partindo dessa reflexão, assistir o filme deixa de ser um simples entretenimento. Passa a ser um momento para analisarmos como reagimos diante de situações estressantes. E principalmente como extrair o melhor de nós mesmos, o máximo das potencialidades. O que o homem de ferro sabe fazer muito bem!

E você, tem conseguido extrair o seu melhor? Será que não devemos fazer dessas atitudes a nossa rotina, para que ao final do dia possamos nos sentir como um verdadeiro “super-herói”?

Compartilhe o que você pensa na minha fanpage e também me ajude a definir qual o super-herói para a próxima semana. Te espero lá!

www.facebook.com/AlineSengercoach

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa