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O que nos impede de aprender?

Nosso processo de aprendizagem pode esconder diversas armadilhas que nos impedem de chegarmos no destino desejado. O que nos impede de aprender realmente?

o que impede de aprender

O que nos impede de aprender?

Nosso processo de aprendizagem pode esconder diversas armadilhas que nos impedem de chegarmos no destino desejado. Julgo que as piores armadilhas são aquelas que nos mantém presos a nossas verdades intocáveis e que nos impedem de refletir. Para mim não há nada mais triste do que um ser humano que vive na solidão de seus julgamentos acerca dos fatos e de tudo. Eu acredito que o processo de aprendizado acontece desde a abertura, troca e reflexão.

Mas além da abertura, troca e reflexão sinto que temos outros desafios que envolvem crenças e hábitos, tais como tempo para autorreflexão e desenvolver a capacidade de questionar algumas verdades da nossa vida moderna.

Como de costume me atrevo a trazer para a nossa roda de conversa algumas provocações:

  • Como construir espaços de respiro para reflexão na nossa vida agitada?
  • Será que para sermos importantes temos que estar sempre muito ocupados?
  • Alguém para ser útil tem que estar sempre orientado para a ação?
  • Ser competente é alguém que é capaz de responder todas as perguntas?
  • Nossos processos de aprendizagem incluem o ser integral (corpo, emoção e linguagem) ou seguimos somente valorando a intelectualidade técnica e científica?
  • Somos capazes de aprender desde a leveza, ou tudo precisa ser muito sério?

Muitas vezes alguns inimigos da aprendizagem (aquilo que atrapalha ou impede de aprender) podem ser mais sutis e por este motivo não conseguimos vê-los sozinhos, por isso precisamos contar com a ajuda de alguém neste processo de dar-se conta. Pensamentos como “quem é ele pra me ensinar algo se tem metade da minha idade?” ou o inverso “quem é este dinossauro pra me ensinar algo?” podem esconder uma arrogância não declarada (na maioria das vezes não expressamos por educação), mas basta estarem em nossos pensamentos para serem capazes de nos desconectar totalmente de grandes possibilidades de novos aprendizados.

Como comentei na edição passada, falar nossos pensamentos em voz alta é muito poderoso… tente fazer isso e então descobrirá alguns inimigos da aprendizagem que envolverão nível de escolaridade, posição hierárquica, classe social, isso sem falar das etnias, opções religiosas ou sexuais.

Vivemos em uma sociedade muito ocupada e ansiosa e, para que possamos equilibrar esta equação, meu convite é que você abra espaço na sua vida para refletir, contemplar o belo e cultivar momentos de gratidão.

“Quando o conhecimento está desprovido de alma nunca poderá transformar-se em sabedoria” (Julio Olalla)

Franciele Ropelato
https://www.linkedin.com/in/franciele-ropelato-84086b23/

Confira também: Consciência do ser integral

 

Franciele Ropelato é HRBP, coach ontológica e organizacional com experiência profissional de mais de 20 anos. Atuou em empresas de manufatura e serviços nacionais e internacionais de diversos segmentos (têxtil, metalúrgico, plásticos, tecnologia e educação). É graduada em Administração de Empresas, especialista em gestão de negócios pela PUC e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV. Executive and Life Coach pelo Instituto ICI, Certificada em Coach Ontológico em Santiago do Chile pela Newfield Network e Coaching Organizacional pelo Institute for Generative Leadership – USA em parceria coma escola Newfield Network do Chile.
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