fbpx

O que fazer quando sua criatividade está bloqueada?!

Já foi cobrado ou se cobrou para ser mais criativo?! Tensão, ansiedade e na cabeça uma tela em branco ou uma nuvem carregada de confusão e desespero. Acalme-se, há uma solução!

“Não deixe o ruído das opiniões de outras pessoas calar a sua voz interior. Tenha coragem de seguir seu coração e intuição” (Steve Jobs)

Já foi cobrado ou se cobrou para ser mais criativo?!

Se sim, eu imagino a tensão e ansiedade que deveria estar nesse momento de cobrança para criar e na mente aparecer somente uma tela em branco ou uma nuvem carregada de confusão e desespero. Mas acalme-se, se esse for o sofrimento. Nesse artigo vou sugerir algumas dicas de como você pode facilitar o processo de criação.

Segundo o dicionário:

Criatividade: É a capacidade de inventividade, inteligência e talento, natos ou adquiridos, para criar, inventar, inovar, quer no campo artístico, quer no científico, esportivo etc.

O termo bloqueio criativo é quando essas habilidades acima não correspondem com o tempo prorrogado das nossas expectativas.

O chavão “Nada se cria, tudo se copia e se transforma”, pode nos ajudar em parte, apesar de não ser uma verdade absoluta. Acredito que muitas coisas ainda podem ser criadas! Mas consideremos o sentido de transformação, o que dentro do Coaching utilizamos muito o termo cocriação, que deduzo como o conjunto de ideias que podem resultar em um mundo de possibilidades.

O que pode influenciar no bloqueio da sua criatividade:

  • A busca pela criação perfeita naquele exato momento;
  • Preocupação do que os outros podem pensar a respeito;
  • Insegurança do impacto que aquele conteúdo pode gerar para você;
  • Instabilidade emocional, não estar em paz pode prejudicar sua concentração;
  • Não estar numa congruência cardíaca* na sua vida pessoal e profissional.

    *Congruência cardíaca é ter coerência e alinhamento do seu pensamento, com suas emoções, comunicação verbal e corporal e comportamento.

Cuide dos detalhes acima, sei que em muitos momentos esses sabotadores podem parecer seus melhores amigos que aconselham e impedem de fazer besteiras, mas se precisar usar a criatividade, finja-se de surdo e dê atenção nos itens somente após criar, com o intuito de lapidar o que foi feito. Lembre-se, perfeição é um aprimoramento daquilo que faz com o tempo.

O que pode facilitar o seu processo criativo:

  • Valorizar seu potencial e acreditar na sua intuição e imaginação;
  • Faça uma lista de insights e ideias sobre o que deseja criar;
  • Pesquise e se inspire no que esteja envolvido com o tema;
  • Tenha o seu local seguro, um ambiente onde permite ter esse clima para criar;
  • Converse e esteja antenado na variedade e diversidade, isso pode facilitar as sacadas para criar algo novo;

Espero que tenham sido úteis as informações acima e que você esteja pronto para se permitir a dar o seu melhor!

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa