Anúncios

O que esperar de um processo de Coaching?

Com a proliferação da atividade de Coaching, de forma tão desestruturada, tem ocorrido muitos debates e dúvidas sobre o que realmente podemos esperar dos processos de Coaching.

Atualmente, com a proliferação da atividade de Coaching, de forma tão desestruturada, e a meu ver, banalizada, tem ocorrido muitos debates e dúvidas, entre o público em geral, dentro das empresas, das comunidades e nas instituições de ensino, sobre o que realmente podemos esperar dos processos de Coaching.

Como missão de educar o público quero, antes de tudo, esclarecer algumas nomenclaturas. O termo “coach” se refere ao profissional, que estuda, investe em seu desenvolvimento para adquirir entendimento do assunto e oferece o trabalho. Já o cliente ou contratante do serviço, recebe o nome de “coachee”.

Juntos coach e coachee, vão desenvolver um processo para atingir uma determinada meta, desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e tem o objetivo de apoiar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho, esse processo é o “Coaching”.

Você já deve ter ouvido, que o segredo das pessoas bem-sucedidas é que elas definiram seus objetivos e foram atrás deles, de forma perseverante. Realmente essa é uma verdade, porém não é um fato a ser seguido à risca, ou melhor, não é um exemplo simples nem tão fácil de ser seguido. O processo de Coaching é procurado por pessoas que têm um objetivo ou sonho, muitas vezes não tão bem definidos ou até mesmo por pessoas que não tenham um objetivo e queira ter um.

Durante as sessões o coach procurará explorar com maior riqueza de detalhes quem é seu coachee, o que o(a) motivou chegar até o processo, como se encontra na situação atual das suas atividades do dia a dia, o que veio buscar, onde deseja chegar e como pretende alcançar seus objetivos.

A partir da definição algumas situações, se o(a) coachee apresentar uma meta bem estabelecida, sim, uma meta e não um sonho, pois metas precisam ter prazos e condições para se realizarem e o coachee vai precisar provar através de fatos e evidências que sua meta traçada pode ser alcançada ou reestruturada, é que se inicia o processo de Coaching propriamente dito.

Não espere de um coach profissional, algum tipo de sugestão ou conselho, o objetivo maior do processo é estimular e apoiar o coachee a encontrar uma forma eficiente de pensar para chegar ao melhor caminho ou à solução e aproximá-lo(a) cada vez mais da meta desejada.

O processo de Coaching apoia o coachee em diversas outras áreas, desenvolve atitudes estimulando uma forma diferente de pensar, ter um autoconhecimento, elaborar planejamentos e identificar necessidades de mudanças, aumentando o desempenho, potencializando ganhos, trazendo melhorias e qualidade de vida para qualquer área desejada.

Periodicamente, a ICF-International Coach Federation, a maior associação global de coaches, com mais de 18 mil membros em mais de 100 países, organiza estudos do mercado de Coaching, e os clientes de Coaching que responderam ao Estudo de Conscientização Global do Consumo da ICF em 2017 relataram impactos positivos do Coaching, incluindo:

  • melhoria nas habilidades de comunicação;
  • aumento da autoestima/autoconfiança;
  • aumento da produtividade;
  • desempenho de trabalho individual/equipe otimizada;
  • melhor equilíbrio de vida e trabalho;
  • aumento do bem-estar.

Portanto, para que o processo de Coaching tenha um bom início, e grande possibilidade de sucesso, recomenda-se que antes de iniciar o processo de contratação de um(a) coach, reflita sobre seus objetivos para o engajamento de Coaching.

Ter clareza sobre seus objetivos durante o processo de contratação permite que você encontre o(a) coach mais adequado(a) para ajudá-lo(a) a alcançá-los.

A ICF recomenda ainda, que você entreviste três coaches antes de tomar uma decisão de contratação. Pergunte a cada um(a) sobre suas qualificações, experiência e habilidades, e solicite pelo menos duas referências.

A seleção de um(a) coach que possui uma credencial da ICF garante que você trabalhe com os melhores do setor. A posse de uma credencial da ICF é uma chancela clara do compromisso de um coach com a excelência profissional e de sua aderência a um código de ética robusto e de padrão internacional.

Pensamentos finais

Coaching, é uma transformação com foco na busca de seus resultados, onde você entra em ação desde a primeira sessão. O coaching propõe a mudança do status quo através de foco, planejamento para que o coachee (cliente) obtenha resultados, objetivos, crescimento pessoal, profissional e realize seus sonhos e metas.

A mesma pesquisa da Price Water House Coopers encomendada pela ICF, mostrou que 70% dos entrevistados que passaram por um processo de Coaching melhoraram o desempenho.

  • 73% melhoraram a capacidade de se relacionar;
  • 72% melhoraram suas habilidades de comunicação;
  • 67% melhoraram seu equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • 62% tiveram novas oportunidades de carreira;
  • 61% apresentaram aumento de organização pessoal;
  • 57% obtiveram melhor gestão do tempo;
  • 27% alcançaram melhor organização financeira.

E você cara leitora e estimado leitor, já passou por um processo de Coaching? Deixe aqui seus comentários e colabore com a nossa pesquisa sobre o assunto.

João Luiz Pasqual

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É Professional Certified Coach (PCC), Mentor Coach e Accredited Coach Supervisor pela International Coach Federation (ICF). MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa