Anúncios

O que é o Coaching Biográfico?

Abordagem permite ao Coach apoiar o cliente a entrar em contato com questões essenciais que podem estar por trás de situações no âmbito profissional e pessoal, mobilizando forças e capacidades em direção ao que se deseja.

339
339

“A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” (RUDOLF STEINER)

Como definição, o Coaching Biográfico é uma abordagem prática ancorada nas Leis Biográficas do Desenvolvimento dos Seres Humanos. Ele permite ao coach apoiar o cliente a entrar em contato com as questões essenciais que podem estar por trás das situações no âmbito profissional e pessoal, mobilizando forças e capacidades adormecidas em direção ao que se deseja realizar.

Com especial consideração para a conexão entre passado, presente e futuro na questão do cliente, o Coaching Biográfico propõe um olhar para as atitudes necessárias como coach e sugere o uso de alguns instrumentos práticos que permitem ao coach uma visão holística de todo o processo. Para o cliente promove o reconhecimento das experiências passadas como material de aprendizado para uma atuação livre e criativa em relação aos desafios, e tarefas da vida.

A metodologia utilizada é “sistêmica” com base no trabalho biográfico antroposófico, ou seja, por mais que o cliente traga uma questão da vida profissional (por exemplo), as outras dimensões da vida não são perdidas de vista.

Não raro, em um processo de Coaching Biográfico, os coaches convidam seus clientes a vivenciarem exercícios especialmente desenhados dentro de um contexto protegido e estruturado. A partir daí praticar como entrar em contato com seus recursos internos para viver as perguntas e desafios do seu momento de vida atual e abordar a vida num caminho que permita encarar o futuro de forma que o seu potencial venha à tona, deixando que o verdadeiro significado se revele.

Vale lembrar aqui, que a nossa era tem exigido que saibamos lidar com os nossos desafios e dilemas individuais de forma inovadora e eficaz. Não diferente, nas organizações e nos grupos onde atuamos, nos confrontamos com questões inusitadas que provavelmente as gerações anteriores não enfrentaram.

Estes momentos, conhecidos por momentos de “crise”, são comumente encarados como situações em que somos confrontados e desencadeiam uma série de dúvidas, inseguranças e questões das mais variadas dimensões.

Como ponto alto do processo, reputo a possibilidade de o cliente entender o que realmente está acontecendo em sua alma. O Coaching Biográfico, tem como objetivo maior, oferecer uma oportunidade preciosíssima de reconexão com a essência e com a história de vida de cada indivíduo, ficando os pés firmes no presente, o cliente é convidado a honrar e revisitar seu passado, a fim de vislumbrar, planejar e buscar o seu futuro, idealmente quando possível, atribuindo um novo significado a alguém a fatos e/ou sentimentos de seu passado.

E você meu caro(a) leitor(a) já passou por uma experiência de visitar sua biografia, através de um processo de Coaching Biográfico?

João Luiz Pasqual
Professional Certified Coach, Certified Mentor Coach, Accredited Coaching Supervisor e Conselheiro Biográfico

Referências:

Burkhard, G. 2002 – Bases Antroposóficas da Metodologia Biográfica- A biografia diurna

Burkhard, G. 2000 – Tomar a Vida nas Próprias Mãos

Lievegoed, B.1984 – Fases da Vida – Crises e Desenvolvimento da Individualidade

João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É Professional Certified Coach (PCC), Mentor Coach e Accredited Coach Supervisor pela International Coach Federation (ICF). MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa