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4 Passos Importantes para que seu Processo de Mentoring Seja Efetivo!

Você sabe o que é Mentoring? Ele poderá ajudar você a alcançar seus objetivos. Confira 4 passos importantes para que seu Processo de Mentoring seja efetivo!

4 Passos Importantes para que seu Processo de Mentoring Seja Efetivo!

4 Passos Importantes para que seu Processo de Mentoring Seja Efetivo!

Um programa de mentoring é um processo de desenvolvimento que acontece através de encontros, em que um profissional mais experiente em determinada área de atuação (chamado de Mentor) compartilha seu conhecimento e experiências com outra pessoa (chamado de Mentorado) que tem vontade de aprender e absorver esses ensinamentos para alcançar um objetivo. O mentor irá auxiliar o mentorado a sair de um estado atual para alcançar um estado desejado. É uma jornada na qual o mentorado terá que construir ações que permitam que ele caminhe de um lado ao outro, contornando obstáculos e desafios. Ao longo desse processo, o mentor irá ajudar o mentorado a buscar recursos e diminuir limitações, para que com isso alcance a performance desejada.

Vale lembrar que ambas as partes envolvidas no mentoring se beneficiam desse processo, que promove uma rica troca de ideias e experiências de fato. Com o apoio do mentor, o mentorado tem a oportunidade de refletir sobre sua trajetória profissional, conhecer seus pontos fortes e fracos. Além disso, aprimorar áreas que podem ser desenvolvidas. Por outro lado, o mentor tem a oportunidade de se autorrealizar acompanhando o crescimento e evolução de outra pessoa. Ele tem a oportunidade de se envolver com uma nova atividade e ampliar o seu conhecimento a partir das trocas que fará com o mentorado.

Abaixo serão destacados 4 passos importantes para que seu processo de mentoring aconteça de forma efetiva:

PASSO 1: ESCOLHA DO MENTOR E DO MENTORADO

A escolha do mentor e do mentorado é uma etapa fundamental, para que se possa ter um processo de mentoring efetivo. O mentor será um modelo para o mentorado e por isso deve refletir sobre as suas características pessoais e profissionais e com isso identificar quem são as pessoas que ele pode ajudar. Por outro lado, o mentorado também deve fazer um levantamento sobre os pontos que deseja aprender e se aperfeiçoar. Ele deve investigar quais são temas do seu interesse e quem seriam pessoas relevantes que poderiam compartilhar conhecimento e experiências sobre esses temas.

PASSO 2: DEFINIÇÃO DOS ACORDOS DE CONVIVÊNCIA

O processo de mentoring baseia-se no compartilhamento de informações entre o mentor e o mentorado. Dessa forma é fundamental criar uma relação de confiança entre ambos. O convite é que no início do processo de mentoring, o mentor e o mentorado façam alguns acordos de convivência que possam servir como um guia de conduta entre eles. Alguns pontos relevantes a serem acordados são a frequência dos encontros, regras de cancelamento, o respeito à confidencialidade e a clareza do papel de cada um dentro do processo.

PASSO 3: DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

Definir um objetivo para o programa de mentoring pode auxiliar no direcionamento das sessões e da construção dos planos de ação. O mentor pode ajudar o mentorado a definir metas de curto, médio e longo prazo, que podem ser orientadoras para o processo. Isso trará clareza da jornada e objetivos a serem seguidos. Alguns exemplos de metas:

  • Aprimoramento de habilidades técnicas;
  • Desenvolvimento de competências comportamentais;
  • Ampliação de networking;
  • Progressão na carreira;
  • Conhecimento sobre o negócio ou mercado;
  • Mudança de área ou transição de carreira.

PASSO 4: CONDUÇÃO DOS ENCONTROS

Existem diversas habilidades que o mentor deve utilizar para que conduza de forma efetiva os encontros. Ter uma escuta ativa e empática são fundamentais, afinal o processo deve ser focado nas necessidades do mentorado, sendo o mentor um facilitador do processo. É o mentorado quem deve trazer as dúvidas, reflexões e temas relevantes para o encontro. O mentor deve ser um bom ouvinte, que sabe fazer perguntas que ajude na reflexão do mentorado.

Dessa forma, todo início de encontro, o mentor deve ter em mente a sua intenção em estar lá, o propósito em ter escolhido fazer parte do programa de mentoring. Isso ajuda o mentor a estar presente durante o encontro, focado no desenvolvimento do mentorado, buscando assim ser um exemplo positivo a ser modelado.

Dicas para a condução do encontro, a saber:

  • Identifique um tema relevante para a sessão;
  • Faça perguntas para explorar o tema;
  • Compartilhe a sua experiência;
  • Dê espaço para o outro falar;
  • Acolha as emoções que possam surgir;
  • Ajude a pessoa a estabelecer próximos passos;
  • Defina ações concretas para serem colocadas em prática.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre os 4 passos importantes para que o processo de mentoring aconteça de forma efetiva? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Veronica Ahrens
https://www.masterleader.com.br/

Confira também: Por que o Propósito é Importante no Desenvolvimento da Liderança?

 

Veronica Ahrens tem mais de 10 anos de experiência em gestão de pessoas. Fundadora da Master Leader, atua hoje como coach, trainer e palestrante. Professora de MBA da FIAP no tema Liderança e Gestão de Pessoas e Professora de Pós-Graduação em Neurociência da Santa Casa no tema Programação Neurolinguística.É Mestranda pela FEA/USP em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas. Master Trainer pela ASTD – American Society of Training e Development e Master Trainer pela Langevin Learning Services, onde foi certificada em Instructional Designer/Developer, Technical Trainer e Instructor/Facilitator. Tem Certificado Internacional de Coaching pelo Integrated Coaching Institute e pela Lambent (International Coaching Community). Master Trainer em Programação Neurolinguística pela NLP University – California. Certificada pela Universidade de Harvard em Gestão Estratégica de Negócios e pela Universidade de Toronto nas áreas de Gestão de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento. Pós-graduada em Administração com ênfase em Gestão de Pessoas pela FGV (CEAG). Autora do livro “Equipes não nascem excelentes, tornam-se excelentes”.
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