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O que é Investigação Reflexiva em Coaching?

Você sabe o que é Investigação Reflexiva em Coaching? Sabia que com esta abordagem você pode promover transformações relevantes em seus clientes?

O que é Investigação Reflexiva em Coaching?

O que é Investigação Reflexiva em Coaching?

Nos últimos tempos, muito se tem falado, que em coaching, devemos olhar para a pessoa e não para o problema.

Ao pesquisar sobre o assunto, visando entender a fundo o que realmente isso significa e como aplicar o conceito e não simplesmente ser influenciado pela afirmação de impacto, então deparei-me com vários outros conceitos.

Por exemplo, que, no contexto do Coaching, a investigação reflexiva se refere a quando o coach permite ao cliente pensar sobre sua situação de uma maneira mais profunda, ver as coisas sob uma nova luz e possivelmente desenvolver novas perspectivas.

E quanto mais me aprofundo na pesquisa, mais aumenta a complexidade. Isso porque todos nós coaches, aprendemos desde muito cedo, que nossa atividade difere de outras práticas profissionais como mentoria, aconselhamento, consultoria. E que devemos de fato nos ater a formularmos perguntas aos nossos clientes/coachees. Para isso muitos livros que se tornaram best-sellers no coaching, ações de liderança e diretrizes de coaching, descrevem regras para fazer boas perguntas.

Muitos autores, afirmam que quando o coach se concentra no problema, a procura é direcionada para as soluções externas. E a maioria de nós é rápida em procurar e reconhecer causas e soluções externas que geralmente são concretas e “mais seguras” de lidar como, por exemplo, conflitos, gerenciamento do tempo, liderança de equipes e uma possível promoção no trabalho.

Ainda mais recentemente, lendo o livro intitulado “Coach the Person, not the Problem: A Guide to Using Reflective Inquiry” da Dra. Marcia Reynolds[1] numa tradução livre – Faça coaching da pessoa e não do problema: um guia para usar a Investigação Reflexiva – logo na introdução do livro leio o seguinte título: Fazer perguntas não é o mesmo que investigar…

E a Dra. Reynolds segue instigando com afirmações como:

  • Os coaches perdem mais tempo com seus próprios pensamentos que com escutar e assim fazem o coaching mais complexo do que deveria ser;
  • Perguntas buscam por respostas, a investigação provoca insight.

Desde então, resgatei o conhecimento adquirido há alguns anos, durante o meu mestrado no Insead (França) que leva a marca CCC- Consulting and Coaching for Change que se alinha na totalidade com o que preconiza a Dra. Reynolds; que quando nós coaches somos curiosos sobre “o que”, “o quando”, “o onde”, “o como” e principalmente sobre “o quem” somos capazes de provocar nossos(as) clientes/coachees a olharem para seus pensamentos.

É desta forma e com essa abordagem, que nós coaches podemos promover transformações relevantes para nossos clientes a partir de suas próprias reflexões.

Não raro, quando o cliente nos apresenta um problema, este não é a real questão, daí a importância de atuarmos como parceiros pensantes. Em vez de um especialista, nosso trabalho é pegar e devolver o que o cliente nos traz sem precisarmos inventar uma pergunta magistral. Pelo contrário, o nosso objetivo mais nobre em coaching é compartilharmos o que ouvimos e vemos, oferecendo para o(a) cliente/coachee o que percebemos sem nos preocuparmos em estarmos certos, deixando para traz nossa lista de boas perguntas.

Como coach, não tema perguntar como seu(sua) cliente/coachee se sente, podendo eventualmente acessar os medos que os(as) cegam, as crenças herdadas que os(as) paralisam e as suposições que podem limitar suas ações.

Como você minha cara leitora e prezado leitor têm pensado nisso?

Já teve alguma experiência com a Investigação Reflexiva?

Por favor, deixe seu comentário, que terei imenso prazer em interagir com você.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre Investigação Reflexiva em Coaching? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

João Luiz Pasqual, PCC, CMC & ACS
PCC – Professional Certified Coach
CMC – Certified Mentor Coaching
ACS – Accredited Coaching Supervisor
https://www.intervisionclub.com.br/ 

[1] Dr. Marcia Reynolds, PsyD, renomada Master Certified Coach da ICF é uma das pioneiras em coaching. Foi a 5ª. presidente da ICF – International Coach Federation que se tornou ICF – International Coaching Federation em 2020.

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João Luiz Pasqual tem mais de 40 anos de experiência profissional. Coach Executivo e de grupos. Foi por mais de 30 anos, executivo do mercado financeiro tendo ocupado posições de Diretor Executivo em diversos bancos (Sudameris, Banco Real, Unibanco, ABN AMRO e Santander), viveu na Europa por 8 anos e viajou para mais de 30 países. É conselheiro de empresas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e foi Presidente da ICF no Brasil durante o exercício 2015/2018. É coach ICF – International Coaching Federation com a credencial Master Certified Coach (MCC), Mentor Coach pela inviteChange-USA e Accredited Coach Supervisor pela CSA – Coaching Supervision Academy – Londres. MBA pela FIA-USP e Mestrado em Consulting and Coaching for Change pelo INSEAD-Fontainebleau na França.
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