fbpx

O que é impossível?

Olhamos para muitas pessoas que deram certo, logo imaginamos que a jornada foi fácil e que são seres excepcionais, mas este é um dos principais motivos que nos impedem de vermos as coisas como elas verdadeiramente são e afirmamos que tudo é impossível para seres comuns. Será?

O impossível não existe mais diante de tantas transformações no mundo, nas organizações e, principalmente, no comportamento humano que jamais ousaríamos imaginar.

Das eras Agrícola, Industrial e agora a Digital, todas elas tiveram impacto e contribuição em todos os mercados, e daqui em diante ainda mais nos profissionais, independentemente de sua área de atuação.

A mudança é uma tendência em expansão, assim como uma dura realidade com ambientes desafiadores, excessos de oportunidades, pessoas estagnadas, ansiedades, dificuldades de adaptação, medo de não dar certo e principalmente o despreparo diante de recusas.

Para acompanhá-la é necessário mudar a maneira de agir, pensar e sair definitivamente da zona de conforto, isto é, fazer uma atualização no software. É como uma decolagem de foguete que exige grande energia para romper as barreiras da gravidade.

Olhamos para muitas pessoas que deram certo, logo imaginamos que a jornada foi fácil e que são seres excepcionais, mas este é um dos principais motivos que nos impedem de vermos as coisas como elas verdadeiramente são e afirmamos a nós mesmos que tudo é impossível para seres comuns.

Quando os seres humanos estão diante de desafios podemos dividi-los em dois grupos distintos:

Grupo 1

Para estas pessoas cada desafio é uma oportunidade para aprender, expandir e evoluir. Insistem em seu propósito, enfrentam pressão com resistência, testam várias alternativas até atingirem o que querem, provocando mudanças intensas na sua visão de mundo e forma de viver.

Grupo 2

Neste grupo, encontramos a maioria, nele utilizam a razão para ter uma explicação plausível e consistente para se eximir dos erros. Pessoas que arrumam desculpas, justificativas perante a vida negando a sua responsabilidade pelo fracasso.

O excesso de mudança e oportunidade somados ao excesso de informação, falta de propósito, desejo de mudança sem analise e avaliação acabam deixando estas pessoas descrentes, estagnadas, aguardando um milagre e achando que tudo é impossível de se realizar – chamamos de cegueira momentânea.

A impressão mais convincente é olhar para frente e achar que o que estamos vendo é exatamente o que acontece na realidade. Lamento dizer, mas é um grande engano.

Na verdade, os nossos sentidos são bombardeados por ondas contínuas de estímulos, desencadeando uma avalanche de sensações que ultrapassam, em muito, a capacidade do cérebro. O cérebro determina qual sensação é mais importante para os nossos objetivos, concentra recursos no que importa e deleta o restante, por isto, muitas vezes estão diante de uma situação e não a percebe.

Ficar parado no tempo não resolverá problema algum, ao contrário, os tornarão mais intensos.

Não caia na armadilha de olhar para um caminho e achar óbvio demais, você pode até mesmo pensar, isto eu já sabia, mas a grande sacada esta em transformar este óbvio em método para ajudar em seu desenvolvimento e encontrar respostas dentro de você para que tenha atitude eficaz.

Nada é impossível se você estiver atento, ter atitudes, prestar atenção ao que passa ao seu redor e agir rapidamente.

Muitas empresas viram pó por desprezar o que acontece ao seu redor, desenvolva habilidade, escaneie o ambiente e absorva todas as informações que chegar até você para uma reação rápida.

Um exemplo clássico da falta de atenção, mesmo com toda a informação disponível, é o caso da KODAK.

Com certeza, muitas pessoas no inicio do ano reavaliaram seus projetos e sonhos, assim como as atitudes positivas e negativas que permeiam o seu desejo de futuro, mas, infelizmente, a maioria tem dificuldade para tomar decisão e implementar ações necessárias para a sua evolução e transformação, simplesmente por achar que seriam atitudes óbvias demais.

“É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam, simplesmente, mudando a nós mesmos.” (Rudolf Dreikurs)

Atitude é a maneira de se comportar, agir ou reagir, motivada por uma disposição interna ou por uma circunstância determinada. A escolha, a busca, a determinação, a firmeza, a opinião, a crença em algo, tudo isto são adjetivos de quem tem atitudes e concretiza uma intenção ou propósito.

“De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes e determinam a vida anímica de cada indivíduo”. (Universidade da Columbia Britânica)

Quer um exemplo? Vamos falar sobre uma matéria que eu li hoje no site StartSe com o título: “Robôs inteligentes podem acabar com o emprego de 40% dos advogados”.

”Estamos aqui para falar de um novo campo que está sendo ameaçado por Inteligência Artificial e que ainda não está sendo muito discutido: o do direito. Embora coloque trabalhos em risco, a automação do setor jurídico promete aumentar a eficiência de seus processos e poupar dinheiro dos clientes”.

Que lição podemos tirar desta matéria?

É uma tendência que a cada dia se confirma e poucos profissionais desta área estão dando a atenção devida a esta importante transformação.

A informação chega a todo o momento, através de especialistas ou estudiosos em tendências, e mostram que cada vez mais profissões repetitivas caíram no desuso e serão substituídas. Esta informação serve para várias outras profissões, não apenas a de advogados.

Este profissional possui talentos e habilidades desenvolvidas para defender o interesse de seus clientes, são conhecedores profundos das leis e direitos, porém poucos se preocupam em seu desenvolvimento na prospecção, fidelização e encantamento de seus clientes.

Na formação não foram preparados para atuar na área comercial, o foco está principalmente na gestão de tempo, produtividade e entrega de prazos.

Ao se depararem com tal informação, esta passará despercebida para a sua maioria. Como já foi mencionado no inicio do artigo, o nosso cérebro determina qual sensação é mais importante para os nossos objetivos, concentra recursos no que importa e deleta o restante, por isto, muitas vezes estão diante de uma situação e não a percebe.

O aprendizado que deixo a você, neste artigo de hoje é: Esteja atento às informações e oportunidades que estão ao seu redor.

Para atingir a excelência, além da especialização na sua área, o talento, a habilidade natural, é de suma importância que tenha profundo conhecimento, técnicas e, acima de tudo, a percepção plena do que acontece ao SEU REDOR E NO MUNDO.

“INOVE SEU PRESENTE E SURPREENDA SEU FUTURO” (Adriane Yared)

⚙️ AYCOACHING
Adriane Yared tem mais de 23 anos de experiência na área comercial, Mastercoach Vendas e Liderança, Palestrante, Design Thinker e Mentora Comercial. Graduada em Propaganda e Marketing, MBA Trends & Innovation, Pós MBA em Design Thinking e Master em Design Thinking. Coach certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, membro da Companhia do Coaching, Talk Coaching e Busca Coach. Com artigos publicados na Revista Coaching e Administradores.com. Co-autora no Manual do Relacionamento com o Cliente, capítulo: “Arrumando a Casa” – Rumo ao sucesso no relacionamento com seu cliente. Co-autora do livro “Fator.E o empreendedorismo como forma de transformar pessoas e empresas.” (projeto DUNA WRITERS). Seu principal propósito esta em Desenvolver o potencial dos profissionais de vendas, atendimento e liderança, todos centrados no 5º P “pessoas”, tudo integrado as diversas áreas estudadas somadas a expertise e experiências.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa