fbpx

O que Crença tem a ver com Excelência

Crenças são princípios orientadores, máximas, fé ou paixão que pode proporcionar significado e direção na vida. São os filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo.

“O homem é o que ele acredita.”
(Anton Tchecóv)

Anthony Robbins, no seu livro “Poder sem limites”, define crenças como qualquer princípio orientador, máximas, fé ou paixão que podem proporcionar significado e direção na vida. Crenças são os filtros pré-arranjados e organizados para nossas percepções do mundo. Quando acreditamos com convicção de que alguma coisa é verdade, é como se enviássemos um comando para o nosso cérebro de como representar o que está acontecendo.

Podemos utilizar como exemplo Walt Disney, que continuou acreditando no seu projeto mesmo tendo tido seu empréstimo bancário recusado 302 vezes. Isso mesmo, você leu certo: trezentos e duas vezes. Os banqueiros pensavam que ele fosse um louco; o que eles não sabiam é que estavam diante de um sonhador pragmático. Alguém que tinha uma crença inabalável, que mantinha o foco nos resultados, não nos problemas ou dificuldades. Depois que se tornou um sucesso mundial Walt Disney compartilhou uma de suas crenças: “Não deixe que seus medos tomem o lugar dos seus sonhos”.

Podemos citar também Thomas Alva Edison que tinha uma maneira peculiar de pensar. Ele via cada tentativa mal sucedida não como um fracasso, mas como uma aprendizagem. Foi baseado nessa crença que ele teve ânimo para tentar perto de DEZ MIL VEZES produzir uma lâmpada elétrica, até descobrir o que funcionava. Nas suas próprias palavras: “Não me sinto desencorajado, porque cada tentativa errada é outro passo em frente”.

As crenças são os compassos e os mapas que nos guiam em direção às nossas metas e nos dão a certeza de saber que chegaremos lá. Sem as crenças ou capacidades de entrar nelas, as pessoas podem ser totalmente enfraquecidas. Com crenças orientadoras fortes, você tem o poder de tomar medidas e criar o mundo no qual quer viver. As crenças ajudam-no a ver o que quer e lhe conferem para obtê-lo.

Segundo Anthony Robbins o nascimento da excelência começa com o nosso reconhecimento de que a nossa crença é uma escolha. Em geral, não pensamos nela dessa forma, mas a crença pode ser uma escolha conscienciosa. Você pode escolher crenças que o limitem, ou que apoiem. O truque é escolher crenças que contribuam para o sucesso e os resultados que queria, e descartar as que retardam.

O maior erro de concepção que as pessoas, em geral, têm sobre a crença é ser ela (pensam) um conceito estático, intelectual, algo divorciado da ação e resultados. Nada pode ser tão longe da verdade. A crença é a entrada para excelência, precisamente por não haver nada separado ou estático dela. É a nossa crença que determina quanto de nosso potencial seremos capazes de liberar.

Que tal colocar como meta, para a semana que se inicia, desenvolver o máximo do seu potencial nas suas atividades? Defina um alvo e siga em frente. E se houver desafios no caminho, não desista! E como disse Napoleão Bonaparte: “A vitória pertence aos mais perseverantes”.

Aline Senger Author
Aline Senger é Bacharel em Psicologia, Especialista em Gestão Empresarial, Personal and Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, Master Trainer em PNL pela NPL, Terapeuta Coach e Treinadora Emocional com enfoque em Saúde Quântica, Proprietária da Aline Senger Training e Coautora no livro Programados para Vencer com Coaching.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa