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O que a gente não vê afeta nossa vida muito mais do que a gente imagina

Muitos de nós empresários e empreendedores não têm a visão sistêmica de nossos negócios. E por que essa competência é tão importante?

visão sistêmica: O que a gente não vê afeta nossa vida muito mais do que a gente imagina

Muitos de nós empresários e empreendedores não têm a visão sistêmica de nossos negócios.

De maneira simples ter um visão sistêmica nada mais é que ter a capacidade de ver o todo, ou seja, ver cenário completo, e assim poder analisar cada um dos pontos conectados, todos em situações que compõem sua empresa e seu ecossistema de negócios.

Vamos a um exemplo prático?

Imagine você aí na sua empresa e lógico que você quer o bem-estar geral dela e compreende o funcionamento da linha de produção, do setor de recursos humanos, do pessoal do financeiro, do comercial e por aí vai.

Quando você precisa tomar uma decisão, você é capaz de avaliar não apenas a sua necessidade imediata, mas o impacto e as consequências que a sua atitude vai gerar para todas as outras áreas.

Ou seja, além de examinar cada setor individualmente, também é fundamental e será a interação entre eles e você que pode ir além avaliando também o ambiente interno e externo. O que chamo aqui de holograma de negócios.

Essas são competências que um gestor com uma visão sistêmica precisa ter.

Infelizmente uma pequena parte dos empresários e empreendedores tem essa competência, pois faltou a ele a oportunidade de ter capacidade e aprender essa e muitas outras coisas.

Hoje nessa crise que estamos passando e vivendo, muitos de nós estamos percebendo como essas competências fazem falta.

Nos últimos 30 dias todos nós tivemos que reavaliar nossos modelos de negócios.

Para os mais avançados, o plano de negócios de 2020 pode ter mudado em 100% (meu caso).

Para outros, boas oportunidades foram criadas (vejo oportunidades na crise, por mais que exista uma densa camada de fumaça).

E para muitos, a chave sobre preparação, capacitação e conhecimento virou.

Muitos estão descobrindo o valor em saber sobre relações com clientes, com mercado, sobre planejamento financeiro, CRM (sistema de gestão de clientes) entre outros.

O lado positivo é que seremos mais fortes e mais preparados.

Certa vez o Sheikh Rashid (fundador de Dubai) foi questionado sobre o futuro de Dubai e ele disse:

“Meu avô andava de camelo, meu pai andava de camelo, eu ando de Mercedes, meu filho anda de Land Rover, meu neto vai andar de Land Rover, mas meu bisneto vai andar de camelo. Tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fáceis, tempos fáceis criam homens fracos e homens fracos criam tempos difíceis.”

Deixo que façam suas reflexões.

O fato é…

Tivemos um vale em nossa jornada e agora é pegar impulso para subir.

A subida será mais fácil se tivermos ajuda e darmos as mãos para poder puxar e sermos puxados.

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Bora preparar o plano de retomada!

Glauco Vega
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Confira também: Pare agora de prospectar novos clientes

 

Glauco Vega Author
Tenho mais de 20 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante, coach e especialista em networking. CEO da República de Negócios, tenho uma grande experiência como executivo com mais de 13 anos no mundo corporativo nas áreas comerciais, estratégicas e em liderança de pessoas. Vivenciei diversos tipos de setores de empresas e projetos nacionais e internacionais. Sou formado em Comunicação Social, pois acredito que a boa comunicação é um dos principais alicerces da sociedade. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos pela FIA, além de Especializações em Sistema de Gestão Lean pela Consultoria Mckinsey, Metodologia Kaizen pela Consultoria Shingijutsu e Inovação com Professor Moyses Simantopb. Idealizei a República de Negócios, pois percebi que há uma lacuna na condução de geração de valor nos relacionamento e network. Sou especialista em networking e idealizador do método Crossnetwork, responsável por uma grande mudança no comportamento de negócios e resultados. Certificado na Metanoia – processo de educação e propósito nos negócios, que visa o equilíbrio e transformação das empresas para a nova era do conhecimento. Mastermind em marketing digital em conjunto com o time do SDA – maior evento de audiência e tráfego de internet do mundo. Idealizador da Mastreclass TDM – The Digital Meeting – grupo especializado na introdução ao Mkt digital e em novos mercados. Certificado como Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching: Personal & Professional Coaching Executive e Business Coaching. Meu propósito de vida é ajudar você a refletir sobre seu momento e ter uma real educação nos negócios.
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