O quanto a Ética influencia o seu comportamento?

Como vivemos em sociedade, não podemos agir única e exclusivamente por instinto é preciso ter princípios éticos e uma conduta moral.

Hoje o foco está na Ética! Podemos dizer que a ética está ligada estritamente à ideia de liberdade.

Pressupõe a capacidade do ser humano de decidir, julgar, fazer, escolher por si mesmo, supõe uma atitude, que não seja automática e sim pensada.

Como vivemos em sociedade, não podemos agir única e exclusivamente por instinto é preciso ter princípios éticos e uma conduta moral.

Nos momentos atuais é impossível ignorarmos este tema. Nos últimos tempos a sociedade vem sofrendo as consequências da falta de ética, principalmente, no governo. Ouvimos falar em falta de ética na política, nas empresas, má conduta em desvio de dinheiro…

A ética tem tudo a ver com caráter, as pessoas irão agir conforme seu caráter, valores, crenças, cultura, hábitos, objetivos, necessidades…

Mas será que ao falarmos de ética, a má conduta ocorre apenas no Congresso Brasileiro?

Existem normas de condutas sociais amplas expressas nas leis que regulamentam nosso país. Entretanto, mesmo assim, ainda nos deparamos com desvios de conduta!

Empresários querendo tirar vantagem, colaboradores querendo enganar seus patrões, profissionais colocando em prática os famosos jeitinhos brasileiros…

Essas condutas refletem não só na sociedade, mas também no dia a dia profissional!

No mercado de trabalho a ética influencia nos negócios e também no dia a dia profissional, por isso muitas empresas preocupadas em manter uma bom relacionamento e imagem criam os seus códigos de conduta, que além do bom senso, o profissional deverá cumprir as regras e boas práticas de governança estipuladas.

A importância do desenvolvimento de uma consciência moral e uma atitude baseada na ética vai além de códigos de conduta, hoje mais do que nunca é preciso investir em treinamentos, seleção de colaboradores, parceiros de negócios, fornecedores e até mesmo sócios, baseada no potencial de integridade resiliente. Alie-se a pessoas que tenham uma conduta impecável!

A empresa que deseja ser vista com bons olhos pelo mercado, necessita se preocupar com a conduta ética de todos os seus colaboradores, acionistas, fornecedores e clientes…

Integridade, honestidade, dignidade, imparcialidade são algumas virtudes que as empresas buscam no profissional na hora da contratação.

Independentemente do cargo em qual ocupa, ou a atividade que executa, para não cometer riscos de agir contra a sua consciência ética, cada um de nós deve se perguntar: Eu quero? Eu posso? Eu devo? O querer não pode ser ilimitado na convivência com o próximo, avalie sempre o que de fato, você quer e deve fazer, desta forma você garante um princípio ético e uma conduta moral em todas as suas atividades, sejam elas pessoais ou profissionais.

Um grande abraço,

Graziela Heusser Azeredo

Graziela Heusser Azeredo é Diretora e Fundadora da GHA Gestão de Negócios. Atua como Coach de Carreira e Negócios, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades do Ser Humano e das organizações, para que eles possam usar suas habilidades em potencialidade máxima, gerando resultados positivos para a concretização dos seus objetivos. Formação Técnica Publicitária pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Paulista, especialista em Comunicação pela Fundação Cásper Líbero, Certificação Green Belt e Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, além de outros cursos de extensão nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Melhoria de Processos.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa