O Potencial Real

Você já descobriu o seu?

Você já descobriu o seu?

Como você tem avaliado as coisas ao seu redor?

Sua empresa?

Sua carreira e/ou sua vida de executivo?

Seus projetos empreendedores?

Você tem se preocupado com isso?

Independentemente do seu momento de vida profissional, se está começando já faz algum tempo que vem construindo sua escada, se já chegou em um patamar desejado ou tem que recomeçar, qualquer uma dessas fases pede uma avaliação e, principalmente, um plano de alinhamento e ação.

Tudo isso pela busca de algo oculto para grande parte das pessoas: O Potencial Real.

Recentemente me indicaram um empresário para fazer mentoria comigo. Antes de qualquer passo, eu sempre marco uma “quick” mentoria. Vou chamar esse empresário de Bob.

Foi uma conversa muito top, muitas oportunidades sendo ventiladas pelo Bob e uma certa confusão. Ele tem sua empresa, mas por motivos movidos pela dimensão econômica, tinha mais 3 outras empresas que ele estava representando.

Bob é um cara muito bom, fala bem, tem um raciocínio bem construído, um network e uma relação de confiança com seus clientes e contatos invejáveis.

Então fiz duas perguntas?

  • Qual a razão de dividir o foco entre o próprio negócio e outros?
  • .. no que você é F*da?

Ele ficou em silêncio por uns 20 segundos e disse não saber responder.

Bob hoje é meu mentorado e vem fazendo uma jornada de reconstrução em sua empresa fantástica. Já cresceu mais de 26% o seu faturamento em menos de 3 meses e encontrou novas oportunidades dentro do seu próprio mercado, o que eu chamo de multi negócios.

Essas duas perguntas foram só a ponta do Iceberg de descobertas que estamos realizando, mas ele conseguiu entender o seu Potencial Real e deu foco no que era mais importante, fazendo o que deveria ser feito.

Agora vamos desbravar um pouco sobre cada aspecto da jornada e você pode identificar onde pode se encaixar.

Estou começando minha carreira

Ótimo para avaliar o que quer ser quando crescer. Quer alugar seu tempo e suas competências para uma grande empresa, para ter “segurança” e “estabilidade”? Quer empreender e ser o dono do seu próprio negócio e viver uma vida mais intensa com ganhos reais de construir uma empresa onde a geração de valor dependerá somente de você? Perguntas importantes que podem fazer parte de um mesmo processo. Lembre-se disso, será parte de um mesmo processo, porque uma pode complementar a outra.

Estou construindo minha escada

Fantástico! Quais serão os próximos degraus dessa sua escada? Ela está sendo construída sob uma base sólida? Você sabe onde ela irá te levar? Nesse passo você já tem maturidade e um pouco de experiência para saber se está no caminho certo e quais são os riscos, basta ter coragem para olhar e encarar os próximos passos. Deixar a vida te levar neste momento pode ser desastroso lá na frente. Você já tem material suficiente para tomar suas decisões de forma mais assertiva

Cheguei a um patamar desejado

Parabéns! Você foi muito competente até este ponto. E agora? Como será daqui para frente? Você tem reais expectativas de futuro? Tudo corre bem para chegar ao seu plano de vida e carreira? E se algo acontecer, qual o plano B ou C? Ficar estagnado pode matar sua carreira. Crie cenários. Arrisque-se em algo que não conhece. Flerte com o possível e o impossível. Você verá que toda a bagagem que tem lhe ajudará a criar coisas sustentáveis e de sucesso em qualquer plano.

Tenho que recomeçar

E agora? Aqui é que a grande maioria dos empresários, aqueles que em nenhum momento pararam para se questionar, entram em depressão. Se rebaixam para receber qualquer salário para não perder a tal da “segurança”, mas, na real, estão indo com a boiada, sendo levados pelo senso comum. O recomeço pode ser uma grande oportunidade. Ela despertará em você algo adormecido ou que nem sabia que existia dentre de você: A capacidade de construir valor para sua vida. Não depende mais de ninguém a não ser de seus esforços e competências. Neste “susto” você verá que tudo que aprendeu em sua vida, cada porrada, cada conquista, cada fracasso e sucesso, serão usados nessa construção e você pode e sabe fazer, só não sabia disso ainda.

Você mudou e nem percebeu. Não tenha medo de ir brincar com as possibilidades.

Você não precisa de uma caixa de ferramentas, você precisa de uma caixa de brinquedos.

Ouse, busque, persista e perceberá que pode muito mais do que simplesmente alugar tudo que você é por um salário qualquer.

Desperte o Potencial Real e não puna o mercado por achar que o que você sabe e faz é obsoleto.

Tem muita gente aí fora precisando de ajuda.

Transforme-se nessa pessoa.

Foco, fé e ação!

Glauco Vega Author
Glauco Vega é idealizador e fundador da República de Negócios, que possui uma programação destinada ao preparo e educação de empresários, empreendedores e executivos com a escola de negócios, sua imersão A Nova Era de Negócios e as Mentorias olho no olho.Glauco tem mais de 18 anos de experiência profissional corporativa como CEO de rede de franquias, executivo, empresário, palestrante e mentor de negócios. Ao longo de sua caminhada, vivenciou diversos tipos de setores de empresas e projetos nacionais e internacionais.Hoje é considerado um especialista em networking para alancar negócios de forma lucrativa, em posicionamento e construção de conteúdo . Na sua jornada desenvolveu a metodologia do Networking Educacional – batizado de Crossnetwork, onde a principal alavanca é fazer com que as pessoas entendam o poder de sua rede de relacionamentos e que consigam utilizar esse ativo poderosíssimo para fazer mais negócios, ou seja, aumentar seus faturamentos e vendas. Sua atuação sempre envolveu as áreas comerciais, estratégicas, de planejamento e principalmente na liderança de pessoas.Já foram mais de 10 milhões em resultados gerados em dezenas e dezenas de negócios.Formado em Comunicação Social, ele acredita que a boa comunicação é um dos principais alicerces da sociedade e do bem comum entre as pessoas. Com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gestão de Projetos, além de Especializações em sistema de Gestão Lean, metodologia Kaizen e Inovação, possui também certificações como Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching , Educador no processo de Metanoia – Educação e Propósito nos Negócios, que visa o equilíbrio e transformação das empresas para a nova era do conhecimento, Mentor em posicionamento, conteúdos e marketing de diferenciação com dezenas de cases de sucesso.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa