fbpx

O Porquê Quíntuplo

Você está ciente do porquê quer algo? Saberia fundamentar o seu desejo? Quais são as motivações que te fazem realizar um objetivo?

“Tudo vem com um propósito e vai com uma razão”
(Autor desconhecido)

Você está ciente do porquê quer algo? Saberia fundamentar o seu desejo? Quais são as motivações que te fazem realizar um objetivo?

Poucos tem clareza dos motivos que fazem permanecer num trajeto rumo à uma meta, a falta das respostas das perguntas acima é essencial para descobrir o âmago e as camadas que estão por trás do que queremos.

O Porquê Quíntuplo é uma técnica que pode ajudá-lo no processo de compreensão e efetividade do que precisa ser feito ao determinar uma meta. A aplicação é simples e bem eficiente para analisar e ter exatidão do que precisa executar.

Ao aplicar a técnica, responda os porquês de maneira inconsciente, mesmo se não souber a resposta na hora, pense mais um pouco e não force para obter algo no imediatismo; lembre-se que a intenção da técnica é encontrar a essência do que estima.

Exemplo da técnica Porquê Quíntuplo, pelo autor Josh Kaufman:

Meta: “Quero ser milionário”

Por que eu quero ser milionário?

Porque não quero mais me estressar com questões relativas ao dinheiro.

Por que eu não quero mais me estressar com questões relativas ao dinheiro?

Porque não quero me sentir ansioso.

Por que eu não quero me sentir ansioso?

Para me sentir livre.

Por que quero me sentir livre?

Porque quero me sentir livre.

Se analisarmos o cerne da meta, o desejo maior em ser milionário é suprir o anseio de ser livre. Se questionássemos o conceito de liberdade na visão dessa pessoa, poderíamos obter atitudes para implantar no dia a dia. Por estar relacionado a uma liberdade financeira, a pergunta abaixo pode direcionar quais serão as ações a serem implementadas:

Como você pode satisfazer o desejo de ser livre financeiramente?

Possíveis respostas:

  1. Pagar minhas contas em dia;
  2. Ter uma renda extra;
  3. Reduzir meus gastos com coisas fúteis.

Esse exercício facilita a sua execução por sair de um estado de grande complexidade de “Ser milionário” para atitudes diretivas que satisfaçam a essência de sentir-se livre financeiramente.

O que acha de implantar a técnica para entender melhor os “porquês” de suas metas?

Grande abraço,

Mayra Soares

Mayra Soares Author
Mayra Soares tem 11 anos de experiência profissional em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. É Mentora pela Erlich Consultoria, Trainer Comportamental pelo Instituto de Formação de Treinadores (IFT), Master Coach com especialização em Business and Executive Coaching e Professional and Self Coaching, Consultora Analista Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), Behavioral Coaching Institute (BCI), International Coaching Council (ICC), European Coaching Association (ECA), Global Coaching Community (GCC), International Association of Coaching (IAC), Metaforum International e International Association of Coaching Institutes, Practitioner em PNL pela SCORE e Leader Coach pela Ellite Consultoria. Graduada em Gestão de Recursos Humanos, Pós-graduada Docência no Ensino Superior e Pós-Graduanda em Essencial Master Coaching. Coautora dos livros COACHING NAS EMPRESAS – Estratégias de Coaching para o ambiente corporativo e RH Trabalho e Aprendizado.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa