fbpx

O poder do coração das organizações

Como seria se nossas equipes e organizações pudessem funcionar em coerência operacional, ou seja, em alta performance, criatividade, harmonia, saúde e felicidade?

coerência operacional

Coerência Operacional: O poder do coração das organizações

Nos artigos anteriores, introduzimos o sistema HeartMath como aliado na melhora da nossa saúde, performance física e mental, e na redução de sintomas de stress, a partir do desenvolvimento da resiliência.

Resiliência se desenvolve e se mantém pela coerência cardíaca. Quando promovemos o alinhamento dos nossos sistemas físico, mental e emocional, ativando o funcionamento coerente dos nossos sistemas nervoso, endócrino e imunológico, nosso corpo e mente navegam pela vida em alta performance, criando flow.

O estado de coerência cardíaca é medido por aparelhos de biofeedback. E é atingido por duas estratégias que fazem parte das técnicas do sistema HeartMath. A primeira, é regular a fisiologia por meio da respiração. E assim, regular o sistema nervoso autônomo e os batimentos cardíacos. A segunda, é vivenciar as qualidades do coração, como apreciação, compaixão, amor, gratidão.

Como seria se nossas equipes e organizações pudessem funcionar em coerência operacional, ou seja, em alta performance, criatividade, harmonia, saúde e felicidade?

Como seria se tivéssemos mais e mais ambientes de trabalho gentis e colaborativos, onde colaboradores e líderes pudessem florescer enquanto indivíduos socialmente conscientes?

As nossas organizações estão doentes. Literalmente doentes de sintomas – físicos, mentais e emocionais – de stress, como depressão, burnout, medo, ansiedade e tantos outros, que contaminam os ambientes de trabalho e familiares, espalhando frequências desgastantes nos seus ecossistemas.

Como seria se as organizações pudessem ser um agente de cura e felicidade para os seus stakeholders de fato?

A partir da autorregulação individual, por meio da coerência cardíaca, cada um de nós se torna um agente do campo coletivo. O campo eletromagnético do coração, que é medido em até 2 metros além do nosso corpo, carrega informações que interferem no campo de outras pessoas e ambientes, e podem ser detectados pelo sistema nervoso dos outros.

Sabe aquela sensação de entrar em ambiente e sentir uma vibe pesada, ou boa? Ou encontrar um colega de trabalho com um sorriso no rosto, mas sentir que ele não está bem de verdade?

Quando adquirimos a consciência de que o nosso campo energético, ou campo eletromagnético do coração, interfere nos ambientes e nos outros, nas equipes que fazemos parte, nas organizações a que estamos conectados, nos nossos ambientes familiares, podemos escolher ser um “sol” e carregar emoções regeneradoras por onde passamos.

Como seria se toda equipe ou organização tivesse esta consciência e, a partir dos seus colaboradores, pudesse reverberar coerência operacional para todo o seu ecossistema?

Ao ativar o coração das organizações, o sistema HeartMath desenvolve nos líderes, colaboradores e equipes habilidades de autorregulação individual e em grupo, fazendo com que pessoas e diferentes equipes da organização funcionem em coerência operacional, com saúde, melhores interações, respeito mútuo, espontaneidade, tolerância, criatividade e intuição.

O sistema HeartMath traz para as empresas a conexão com o coração, e com os valores e qualidades do coração. Pelo desenvolvimento destas frequências de alta vibração nos campos energéticos da organização, a cultura da empresa incorpora o que o HeartMath chama de Latitude Compassiva, uma atitude gentil de treinar e incorporar a intenção de ser tolerante, estabelecer escutas atentas a partir do coração, eliminar julgamento e sempre observar de tratar o outro como gostaria de ser tratado, com respeito, amorosidade e compaixão.

Com ambientes mais coerentes se constrói a cultura Heart. Assim se espalha para todo o ecossistema da organização, resultando em melhores relações com stakeholders e soluções mais criativas e inovadoras de negócios. E mais harmonia e colaboração no ecossistema de negócios.

Esta é uma oportunidade de organizações despertarem de fato para seu papel em gerar cura e felicidade para o Mundo.

Roberta Moreira Lima
https://www.linkedin.com/in/robertam1

Confira também: Coerência como competência para o futuro

 

Roberta Moreira Lima é publicitária, idealizadora e orquestradora da RESERVA DE IDEIAS Marketing Consciente, organização em rede que há quase 20 anos atua com o propósito de contribuir para uma nova consciência nos negócios. Formada em Propaganda pela FAAP e pós-graduada em Marketing pela ESPM. Obstinada em promover um mundo melhor para todos, é certificada em Capitalismo Consciente, Coach pelo ICI – International Coaching Institute, Master Practioner em PNL, pela SBPNL e Terapeuta Vibracional, pelo Método Barbara Brenan (no Brasil, pelo Atelie de Luz). Estudiosa de espiritualidade e expansão da consciência, em especial de Um Curso em Milagres e Um Curso em Amor. Instrutora Certificada HeartMath®
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa