O poder do silêncio

Quando a mente está quieta, quando não há pensamentos ou palavras a serem ditas, podemos ouvir nosso próprio coração falando. Podemos ouvir nossa própria alma e intuição.

“A única voz de Deus é o silêncio.” — Herman Melville

“Tenha menos medo e mais esperança; Lamente menos, respire mais; Fale menos, diga mais; Odeie menos, ame mais; E todas as coisas boas serão suas” — Provérbio sueco

O silêncio é uma dádiva preciosa. Nesse espaço entre nossas palavras é onde nos encontramos.

Quando a mente está quieta, quando não há pensamentos ou palavras a serem ditas, podemos ouvir nosso próprio coração falando. Podemos ouvir nossa própria alma e intuição.

Acredito que a razão pela qual tantos de nós estão sob tanto estresse, é que ainda não aprendemos a acalmar nossas mentes e abraçar o silêncio.

Ainda não aprendemos a apreciar o valor e a sabedoria que vem do silêncio.

“Aquele que não sabe ficar em silêncio não sabe como falar” — Ausonius

Portanto, aprenda a falar menos e dizer mais.

Quando você usar as palavras, use-as porque elas irão iluminar o dia de alguém ou porque você ensinará às pessoas algo valioso.

Não use as palavras apenas por usá-las, use-as porque você realmente tem algo a dizer.

O silêncio é melhor do que parecer louco, fraco ou irracional. O silêncio, às vezes, evita que você seja rejeitado ou ouça coisas que não quer ouvir.

O silêncio é ignorância e, às vezes, ignorância é felicidade.

O silêncio é difícil, mas, às vezes, a verdade é mais difícil. Às vezes, o silêncio é melhor do que saber que não há nenhuma possibilidade. Que este é o fim. Que está totalmente acabado.

Às vezes, o silêncio é a única maneira de descobrir o que está acontecendo dentro de si mesmo. É a única maneira de acalmar o ruído em sua mente.

“O silêncio é o sono que nutre a sabedoria.” — Francis Bacon

O silêncio, às vezes, diz tudo. Às vezes não há realmente nada que você possa dizer ou fazer. Às vezes, é melhor do que chorar, melhor do que gritar.

Afinal

Pessoas podem se comunicar entre si, não apenas com palavras, mas também com o silêncio.

O silêncio evita que você pareça um tolo – porque se o seu silêncio não é suficiente para as pessoas perceberem que algo está errado – qual importância terão suas palavras?

Tire um tempo para você e sempre que possível exercite o silêncio. Ele é muito valioso para que possamos ver tudo com mais tranquilidade.

Até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e sócia da Fitoy, empresa de consultoria que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa