fbpx

O Poder do “Não”

O momento atual exige que sejamos realistas sobre o que podemos ou não fazer. Um “Não” estrategicamente colocado é uma excelente oportunidade para analisar a carga de trabalho, definição de função e a dinâmica.

O momento atual exige que sejamos realistas sobre o que podemos ou não fazer. Um “Não” estrategicamente colocado é uma excelente oportunidade para analisar a carga de trabalho, definição de função e a dinâmica do dia a dia.

Quantas vezes você já disse um “Sim” mesmo sabendo que seria praticamente impossível realizar a atividade no prazo e nas condições solicitadas? Não se preocupe se já teve este comportamento. Ele é muito mais comum do que você imagina.

Na verdade, devemos analisar qual o motivo de termos este comportamento.

Sempre que isto acontece, costumamos dizer frases como “Eu não sei…”, “Talvez…”, “Vamos ver…”, quando na verdade a nossa resposta interior é um claro e sonoro “Não!”.

Não agimos assim, pois a nosso ver esta seria uma forma de nos proteger sem desapontar os outros. Não queremos ser rudes ou egoístas. Muitas vezes nos preocupamos com nossa avaliação de desempenho e optamos por algo diferente daquilo que seria o correto. Porém se pensarmos nas consequências da falta de assertividade certamente nossa conduta seria diferente.

Quando nos comprometemos com inúmeras atividades, várias atribuições e “pequenos favores que não demoram nada”, mesmo sabendo que não teremos condições de completá-los, acabamos por cria falsas expectativas e travarmos o andamento dos processos, exatamente ao contrário de nosso pensamento inicial, o que causa excesso de trabalho e estresse desnecessário, além de prejudicar a sua confiança e reputação.

Certamente você conhecendo o poder do NÃO conseguirá administrar melhor o seu tempo e aumentar a sua produtividade, com melhor definição de suas prioridades.

Às vezes o NÃO deve ser dito a você mesmo, pois costumamos sair com bastante facilidade do rumo traçado, numa clara manifestação de perda de foco.

Quando você diz NÃO de uma maneira respeitosa e com uma justificativa convincente, certamente o seu índice de confiança frente ao grupo aumentará consideravelmente. Talvez uma maneira de iniciar uma explicação seja: Não vou poder fazer isto agora, porque… ou, estou envolvido em outro projeto com prazo crítico, podemos falar nisso em uma semana? Ou ainda: Posso ajudá-lo a encontrar alguém que pode ser capaz de ajudar?

Nem sempre a aceitação de novas atividades fará de você melhor, mais amigo, mais camarada, mas se não entregar o que se comprometeu em tempo hábil e de forma precisa, você descerá muitos degraus na escada da confiança e do respeito profissional, portanto analise o seu comportamento frente à dificuldade em dizer “Não” e administre melhor o seu tempo e eficiência.

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa