Anúncios

O poder do foco!

Nestes tempos de Internet, quantas vezes acessamos a Web com um objetivo e quando menos percebemos já passamos pelo Facebook, sites de compras, notícias e esquecemos de fazer o que realmente importa?

Você já assistiu ao filme “O poder além da vida”? Se a resposta for sim, você entenderá muito bem o que vou dizer. Se for não, fique tranquilo, assista a este trecho do filme e entenderá também (mas lembre-se de assistir depois porque vale muito a pena). Para assistir, clique aqui ou aperte o botão PLAY abaixo:

Hoje falaremos sobre o poder do foco. Nestes tempos de Internet, quantas e quantas vezes acessamos a Web com um objetivo específico e quando menos percebemos já passamos pelo Facebook, Twitter, Linkedin, sites de compras, notícias e esquecemos de fazer o que realmente importa? Fique tranquilo, pelo menos por enquanto, porque isso já aconteceu com boa parte da população mundial. No entanto, será que isso tem sido produtivo para a sua vida? Esse hábito lhe deixa mais perto ou mais distante de seus objetivos?

Eu sempre digo que não adianta chorar o leite derramado, o importante é aprender com tudo o que acontece. Portanto, eis alguns princípios para termos mais foco no trabalho e na vida daqui para a frente:

  • Saiba o que você quer: não é por acaso que este é o primeiro item. Quando você tem o objetivo em mente tudo fica mais claro e saberá selecionar o que lhe ajudará ou não a conquistar seus objetivos. Incluo aqui um ponto essencial: saiba dizer não àquilo que não contribui para o que quer alcançar.
  • Esvazie o lixo mental: tendo dado o primeiro passo, agora é hora de ter disciplina mental. Deixe de lado os pensamentos que podem lhe tirar do foco. Um bom exemplo é quando você vai ao supermercado com uma lista de compras, tudo fica mais fácil, rápido e prático, não é mesmo? Inclusive, economiza tempo e dinheiro.
  • To do list: faça uma lista das prioridades para o seu dia. Eu confesso que isso salva o meu dia, sempre. Comece e termine uma tarefa antes de ir para a próxima. Você perceberá que fará MUITA diferença em sua produtividade, sobrando tempo para investir em outras coisas antes negligenciadas como o descanso, a família, a espiritualidade, a diversão, os estudos, etc.
  • Tenha disciplina: já foram três passos, agora ter disciplina significa estar atento a tudo aquilo que pode lhe tirar dos trilhos, do caminho a seguir. Voltando ao exemplo do supermercado, se você foi às compras com uma lista dos legumes que precisa comprar para a sua dieta, por que parar na seção de doces? Não se sabote!

É uma questão de dedicação, de viver bem o agora com os olhos no futuro. Lembre-se que o seu foco determina a sua realidade!

Um abraço,

Luciano Viana

Luciano Viana é Coach Individual e de Equipes com Certificação Internacional pela ICC – International Coaching Community, Professor Universitário nas áreas de Negócios e Recursos Humanos e Treinador em Coaching, Desenvolvimento de Líderes e Equipes. Um dos 40 trainers da ICC – International Coaching Community especialmente selecionados e treinados em todo o mundo para formar Coaches no Brasil. Conquistou a Certificação Internacional 6Ds e possui conhecimentos sobre a metodologia das Seis Disciplinas para desenhar experiências completas de aprendizado e desenvolvimento com resultados mensuráveis e foco na estratégia do negócio. Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Gestão de Marketing pelo Insper. Foi empreendedor em agências de comunicação por 10 anos, atendendo clientes nacionais e internacionais nas áreas de Marketing, Evento e Comunicação Corporativa.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa