Anúncios

O Poder do Espelho

A tradição oriental diz que o maior poder que um ser humano pode obter é o Poder do Espelho.

1674
1674

A tradição oriental diz que o maior poder que um ser humano pode obter é o Poder do Espelho.

Este poder, de forma semelhante ao que os antigos gregos diziam, está relacionado com a frase encontrada nos Portais do Oráculo de Delfos: Homem conhece-te a ti mesmo! O Filósofo Sócrates fazia menção a este aforismo como: “Conhece-te a ti mesmo e dominarás os deuses e o universo”, mostrando a importância do autoconhecimento.

O Poder do Espelho nos sugere conhecer a fundo de quem, verdadeiramente, é a imagem refletida no espelho quando estamos frente a ele. É o poder mais importante que um ser humano pode obter. É conhecer a sua real potencialidade, as características que pode desenvolver, perceber suas forças e fraquezas atuais, suas metas, seus valores e principalmente seu propósito de vida.

O Homem que realmente conhece a si mesmo tem todos os poderes para alcançar o pleno sucesso e a real felicidade.

O Autoconhecimento é o ponto inicial da abordagem em Coaching com fundamentação na Filosofia Zen – O Zen Coaching

Como Coach, tenho utilizado o Zen Coaching com excelentes resultados. O Zen Coaching crê na pessoa incondicionalmente e em seu enorme potencial e, que todos têm uma importante missão a desenvolver.

O Zen Coaching está fundamentado em quatro pilares:

  1. Autoconhecimento apurado;
  2. Somos os únicos responsáveis sobre nossas atitudes;
  3. Toda e qualquer ação depende, apenas, de nossa iniciativa;
  4. Tudo deve ser realizado no aqui e agora.

Hoje, vamos nos deter apenas neste primeiro pilar que nos chama a tomar consciência de quem somos, de como somos, de que queremos ser e fazer e, de que realmente queremos ter. É também tomar consciência de pequenos detalhes e maravilhas quase invisíveis que a vida nos revela a cada momento. Todo e qualquer momento em nossa vida pode ser utilizado para nos conectarmos com nosso verdadeiro EU.

A simples tarefa de lavar louças ou um automóvel, pode ser utilizada para, com apoio do autoconhecimento, nos levar a refletir sobre nós mesmos.

O Autoconhecimento está relacionado com a arte de fazer perguntas a si mesmo e obter as verdadeiras respostas.

Ao longo da vida vestimos armaduras para nos proteger, mas estas mesmas armaduras nos isolam do mundo. O AUTOCONHECIMENTO permite você identificar todas elas, portanto, é ele o principal caminho para o sucesso.

Quando nos conhecemos profundamente, somos condutores da nossa história, não deixamos a vida nos levar e, principalmente, somos senhores do nosso destino.

Conhecer a si mesmo é a tarefa mais difícil pois incita diretamente a nossa racionalidade, mas também coloca à prova nossos medos e paixões. Se conseguirmos nos conhecer a fundo, saberemos compreender os outros e a realidade que os rodeia. (Alexandre Magno)

Cleyson Dellcorso tem formação em engenharia e filosofia e suas atividades estão relacionadas ao Coaching Profissional e Pessoal, além de atuar com Coaching de Casais. Seus atendimentos têm embasamento em uma metodologia própria com fundamentação filosófico / dialógico. Possui MBA pela UCLA (EUA), com foco em gestão de pessoas, é especialista em liderança pelo Haggai Advanced Leadership Institute (Singapura) e instrutor do mesmo instituto. É professor de liderança e motivação no curso de pós-graduação em gestão de projetos (PMI) do Instituto Brasileiro de Tecnologia Avançada do grupo IBMEC. Atua como Coach desde 2003 e foi um dos primeiros a se especializar no atendimento a Gerentes de Projetos. É diretor do INSTITUTO DE COACHING MAIÊUTICA desde 1999 e tem como área de interesse o estudo das Inteligências – Emocional e Espiritual. Cleyson Dellcorso é casado, tem três filhos e um neto e tem como hobbies – radioamadorismo, velejar e mergulhar.
follow me
Anúncios
Neste artigo


Participe da Conversa