fbpx

O Poder do Dinheiro na Mão

Boa parte das pessoas pensa que investimento está ligado a colocar dinheiro na Poupança ou em um Fundo de Investimentos. Na verdade, existe uma atenção anterior à escolha: a Educação Financeira.

No post anterior, comentei sobre como devemos investir nosso dinheiro.

Boa parte das pessoas pensa que investimento está ligado principalmente a abrir uma Poupança ou colocar o dinheiro num Fundo de Investimentos. Na verdade, existe uma atenção anterior à escolha da melhor opção que é a Educação Financeira. E o que seria a Educação Financeira? Nada mais é do que ter conhecimento e disciplina objetivando uma relação melhor com o dinheiro.

Minha vivência como Consultora de Pessoas e Empresas mostra que o início da prática da Educação Financeira é difícil. Com a devida orientação de um profissional qualificado, o aprendizado se torna fácil.

Premissa importante dentro desse processo de aprendizagem é entender a importância do Planejamento Financeiro e o poder do dinheiro na mão.  Planejar significa você estar no comando, saber exatamente quando, quanto e onde você pode gastar seu dinheiro. Saber, caso você pretenda adquirir um bem, como usar o dinheiro que você tem em mãos. E, tendo o dinheiro na mão, saber usufruir desse “poder”.

Com dinheiro na mão, sua vantagem nas negociações de investimentos aumenta muito, pois o pagamento à vista pressupõe a retirada do custo do dinheiro (o também conhecido “juros ao mês”). Inclusive, se considerarmos o momento atual, a tendência é de alta nos juros para que a inflação não saia do controle do Governo e o nível de inadimplência não aumente.

No próximo post, vamos enxergar como aumentar nosso “poder”, ou seja, nosso dinheiro, analisando despesas que nos passam despercebidas no nosso dia a dia.

Um ótimo feriado e até o próximo encontro!

⚙️ FiToy
Elizabeth Kassis é Engenheira de Produção com pós-graduação em Varejo, Administração Financeira e Orçamentária e Desenvolvimento Empresarial. Possui Especialização em Formação de Líderes, Consultores e Facilitadores. Certificada no Instrumento MBTI Step I e II. É Empresária e consultora que atua com desenvolvimento de pessoas e organizações. Atuou como Executiva no mercado financeiro (ABN REAL, Santander, Bank Boston, Nacional e Banco Francês e Brasileiro). Líder e agregadora, focada em resultados. Conviveu em ambientes multiculturais, competitivos, inovadores e globais. Atuou durante 6 anos como Conselheira Consultiva do Banco de Investimentos LLA ANDBANK. Trabalha com Mentoring, é Professora e Palestrante.
follow me
Neste artigo


Participe da Conversa